No Images? Click here
 
   
 

CIDH Boletim #0 

 
 

Atividades de 2015

 

Lançamento da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH)  

 
 
 

 
 
 

    Sessão pública de apresentação da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH), na Universidade Aberta, no dia 28 de setembro, com a presença do Reitor da UAb, Paulo Dias, o Diretor da CIDH, José Eduardo Franco, a Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Maria Arménia Carrondo, do Vice-presidente da Agência de Promoção da Cultura Atlântica (APCA), Maurício Marques, do Presidente do Instituto Açoriano de Cultura (IAC),  Paulo Raimundo, e do Presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d'Oliveira Martins. 

  A criação de uma Cátedra vocacionada para o estudo das ilhas lusófonas ou ligadas à Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa responde a uma necessidade determinada pela proliferação dos estudos insulares e pela importância crescente que as ilhas assumem no panorama internacional.

  A propósito da Sessão de Apresentação, foi emitida na RTP2, no dia 23 de outubro, a Emissão nº 102 da Universidade Aberta, com uma reportagem sobre o evento e com uma entrevista ao Reitor sobre este assunto. 

 
 
 

 
 
 

World Communication Association

  No âmbito do arranque da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre os dias 30 de julho e 3 de agosto,  acolheu a Conferência Internacional da World Communication Association, subordinada ao tema “Connecting Global Matters: Culture, Education and Geopolitics”. 

  Nesta conferência bianual, realizada pela primeira vez em Portugal, procurou-se refletir sobre as dinâmicas culturais, em termos locais e globais. Os mais de 150 conferencistas, nacionais e internacionais, centraram-se essencialmente na abordagem de temas relacionados com a guerra, com a situação dos refugiados e dos apátridas e com a instabilidade política, de modo a pensarem a criação de um mundo mais humano, na perspetiva das relações e do diálogo interculturais. 

 Destaca-se o facto de a World Communication Association ter criado o Empathy Matters Projet em Lisboa, com o objetivo de promover, mundialmente, a alfabetização da empatia: forma de desenvolver a capacidade de gerir os encontros entre culturas.

 
 
 

 

Congresso Internacional Cultura(s) em Negativo. Mitos Negros, Antis e Mudanças Sociais

 

 

   A Universidade do Minho foi o local escolhido para a realização do Congresso Internacional Cultura(s) em Negativo. Mitos Negros, Antis e Mudanças Sociais, que ocorreu nos dias 1, 2 e 3 de outubro.

 Neste evento científico, de carácter internacional e interdisciplinar, investigadores de várias áreas do saber analisaram correntes e discursos centrados na perceção negativa do Outro, na história portuguesa e europeia, bem como noutras mundividências culturais e civilizacionais. Sob diferentes perspetivas – religiosas, culturais, literárias, artísticas –, os congressistas refletiram sobre formas enquadradas no conceito de cultura negativa.

  Deste Congresso resultaram duas iniciativas: a criação de um ciclo de congressos trianuais, sendo o próximo em 2018, na Universidade Federal do Rio de Janeiro; a proposta de uma série de programas sobre os Antis em França e no mundo, a serem transmitidos na televisão francesa (no Canal 5). 

 
 

 
 
 

Sob o Signo do Pelicano. História do Montepio Geral 1840-2015

  Para assinalar os 175 anos do Montepio Geral, foi publicada, pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, a obra Sob o Signo do Pelicano. História do Montepio Geral 1840-2015, da autoria de Ana Catarina Rocha e Renato Pistola, com a coordenação de José Eduardo Franco e António Castro Henriques.       

  Os autores destacam a ação do Montepio como associação mutualista de especial relevância na sociedade portuguesa, apresentando uma história que espelha a diversidade da instituição.     

 
 
 

 

Congresso História e Mitologia: O Caos – As diferentes faces da desordem

 

 

    Entre os dias 28 e 30 de outubro, o Museu da Farmácia, em Lisboa, foi palco da primeira edição do Congresso de História e Mitologia, subordinado ao tema O Caos – As diferentes faces da desordem.

   Este evento científico, organizado pelo Instituto Prometheus, em parceria com a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH), centrou-se na reflexão sobre as representações do caos que têm marcado a história mundial. Destaca-se a análise do impacto provocado por acontecimentos causadores do caos, tais como a fome, epidemias, desastres naturais e guerras.

 
 
 

 
 
 

Colóquio Internacional Arquitetura assistencial luso-brasileira. Da Idade Moderna à contemporaneidade: espaços, funções e protagonistas

     O Colóquio Internacional Arquitetura assistencial luso-brasileira. Da Idade Moderna à contemporaneidade: espaços, funções e protagonistas, organizado por instituições parceiras na investigação do património da saúde, ocorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Universidade Lusíada de Lisboa, nos dias 9 e 10 de novembro.

   O conceito central do Congresso – a arquitetura assistencial no espaço luso-brasileiro – foi pensado numa perspetiva global e pluridisciplinar, através de um diálogo entre a antiguidade e a contemporaneidade.

 
 
 

 
 
 

Congresso A Batalha e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória. História de uma Vila e Construção de um Mosteiro

   A Vila da Batalha e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória foram o mote para o Congresso A Batalha e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória. História de uma Vila e Construção de um Mosteiro, realizado nos dias 12 e 13 de novembro, na Batalha.

   A grandiosidade do monumento, à qual se associa o reconhecimento da Escola Artística Batalhina, fazem da Vila da Batalha um lugar de destaque no panorama artístico nacional. Assim, foram estas circunstâncias, aliadas aos recentes estudos em torno da edificação do mosteiro e da vila, que levaram à preparação deste evento, organizado pelos Centros de Investigação ARTIS – Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras de Lisboa –, a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH), o CITCEM, da Universidade do Porto, e o CLEPUL, da Universidade de Lisboa, em parceria com o Mosteiro da Batalha.

 
 
 

 

Sessão Pública de Apresentação da CIDH na Madeira e nos Açores 

 

    Realizou-se no Funchal, no dia 21 de julho, a apresentação pública da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização, que contou com a presença do Reitor da Universidade Aberta, Paulo Dias, e do Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho. 

   No dia 20 de novembro, teve lugar, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo a sessão pública de apresentação da CIDH – Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização.

   Nesta sessão, foi igualmente anunciado o Congresso Internacional do Espírito Santo: Génese, Evolução e Atualidade da Utopia da Fraternidade Universal.

      Assista à reportagem da RTP Açores sobre a Sessão de Apresentação da Cátedra(aos 3 minutos): 

   Poderá também consultar a Newsletter do Instituto Açoriano da Cultura através do link http://cidh-global.org/wp-content/uploads/2015/11/Newsletter-IAC.pdf.

 
 
 

 

Programa de Pós-Doutoramento da CIDH 

 

    Teve início, em dezembro, o período de candidaturas ao programa de Pós-Doutoramento da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH), acolhido na Universidade Aberta, em parceria com o CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). 

Os projetos deverão ser apresentados de acordo com o formulário que pode ser encontrado em: http://cidh-global.org  

 
 
 
 
 

Assinatura do Protocolo entre a CIDH e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda    

   Foi assinado, no dia 9 de dezembro, um relevante protocolo de colaboração entre a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH) e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), com o propósito de desenvolver iniciativas de carácter editorial, científico e pedagógico, bem como de promoção cultural, entre as duas instituições agora unidas.

   A cerimónia teve lugar na Universidade Aberta, com a presença do Reitor desta Universidade, Paulo Maria Bastos da Silva Dias, do Presidente do Conselho de Administração e do Diretor do Departamento Editorial da INCM, Rui Carp e Duarte Azinheira, e do Diretor e do Diretor-adjunto da CIDH, José Eduardo Franco e João Relvão Caetano.

 
 
 

 

Apresentação do livro

Arte por Terras de Nun'Álvares. Pintores e obras dos séculos XVI a XVIII

na Sertã e em Proença-a-Nova 

 

     No dia 9 de dezembro, na Casa da Comarca da Sertã, teve lugar a Sessão de Apresentação do livro Arte por Terras de Nun'Álvares. Pintores e obras dos séculos XVI a XVIII na Sertã e em Proença-a-Nova, da autoria de Vítor Serrão e Ana Maria Farinha. A apresentação da obra esteve a cargo de Vítor Serrão.          

    Arte por Terras de Nun'Álvares. Pintores e obras dos séculos XVI a XVIII na Sertã e em Proença-a-Nova é uma publicação da Theya Editores, uma iniciativa editorial do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, e é o resultado de um trabalho de estudo e pesquisa de dois grandes especialistas de História da Arte. Trata-se de uma monumental edição ilustrada, reproduzindo obras únicas e pioneiras do património artístico maneirista e barroco na Beira Baixa de Nun'Álvares.

 
 
 
 
 

Assinatura do Protocolo entre a CIDH e a Academia de Marinha

   No dia 15 de dezembro, foi assinado um importante protocolo de colaboração entre a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH) e a Academia de Marinha, com o propósito de desenvolver projetos conjuntos de investigação, realização de eventos e edição científica. Destaca-se a preparação da Obra Completa de Fernando de Oliveira, a ser editada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

     A cerimónia teve lugar na Academia de Marinha, com a presença do Almirante Nuno Gonçalo Vieira Matias e do Diretor e do Diretor-adjunto da CIDH, José Eduardo Franco e João Relvão Caetano.

 
 
 
 
 

Triénio Pascoalino 

       O Instituto de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, em parceria com o CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa –, a Câmara Municipal de Amarante, a  Biblioteca Nacional, a Casa da Liberdade - Mário Cesariny e outras ilustres instituições, organizaram o Triénio Pascoalino.

De 14 a 16 de outubro realizou-se o congresso que pretendeu celebrar o Centenário da publicação da Arte de Ser Português.

 
 
 
 
 
 

Curso Livre "História e Património das Santas Casas da Misericórdia"

       A Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, em cooperação com o Gabinete de Investigação “Misericórdias e Instituições similares: assistência, património e cultura” do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (Universidade de Lisboa), a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização e a linha de investigação ARS – Arte em Portugal e no “Mundo Português”, do ARTIS – Instituto de História da Arte (Universidade de Lisboa), promoveu, entre os dias 24 de outubro e 6 de dezembro, o Curso Livre História e Património das Santas Casas da Misericórdia,que contou com a coordenação científica de Joana Balsa de Pinho (CIDH) e com a participação de especialistas em diferentes áreas temáticas.

 
 
 
 
 
 

Colóquio "Ortografia e Bom Senso" - Academia das Ciências de Lisboa

     A Academia das Ciências de Lisboa, através do seu Instituto de Lexicologia e Lexicografia, promoveu, nos dias 9 e 10 de novembro, um colóquio dedicado aos problemas decorrentes do chamado “Acordo Ortográfico de 1990” nos países de língua oficial portuguesa, o Colóquio Ortografia e Bom Senso, no qual participaram José Eduardo Franco (CIDH - CLEPUL) e Aida Sampaio Lemos (CIDH - CLEPUL), a propósito do acordo ortográfico e a edição de obras clássicas da cultura portuguesa: o caso da Obra Completa Padre António Vieira.

 
 
 

 

Seminários da Hora do Almoço - Círculo de Cipião 

 

    Quinzenalmente, entre outubro e dezembro, decorreram os Seminários da Hora do Almoço  "Círculo de Cipião" – Academia de Jovens Investigadores –, um espaço de formação, debate, reflexão crítica e partilha de saberes e experiências para jovens investigadores, em que são expostos e debatidos resultados de pesquisas, numa perspetiva interdisciplinar e de troca de saber entre jovens investigadores e investigadores mais experientes, desenvolvendo-se e aperfeiçoando-se métodos e análises e abrindo novas fronteiras de conhecimento.

 
 
 
 
 

Eventos a Realizar

 

 

Simpósio Internacional Revisitar Vieira no Século XXI

     A publicação da Obra Completa do Padre António Vieira (em 30 volumes) trouxe a possibilidade de revisitar e de pensar criticamente as obras deste autor maior a partir de novas perspetivas analíticas. É neste âmbito que a Universidade de Coimbra receberá, nos dias 7 a 9 de janeiro de 2016, o Simpósio Internacional Revisitar Vieira no Século XXI, organizado pelo CPL, o CLEPUL e o IECCPMA, com o apoio do Círculo de Leitores e das Edições Loyola (editoras responsáveis pela publicação da obra completa de Vieira), bem como da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização.

   Para mais informações, poderá consultar a página:

http://www.simposiovieira21.org/ptg/index.html.

 

Congresso Internacional do Espírito Santo: Génese, Evolução e Atualidade da Utopia da Fraternidade Universal

    Para assinalar os 800 Anos da Fundação da Ordem Franciscana, os 500 Anos da Beatificação da Rainha Santa Isabel, os 500 Anos do Primeiro Compromisso Impresso das Misericórdias, os 500 Anos da Publicação da Utopia de São Tomás Moro e os 300 Anos da criação do Patriarcado de Lisboa, a Câmara Municipal de Alenquer, em parceria com a Confraria de Santa Isabel de Coimbra e em cooperação com o CLEPUL da Universidade de Lisboa, o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, o Centro de História da Sociedade e da Cultura, a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares e a Globalização, organizará o Congresso Internacional do Espírito Santo: Génese, Evolução e Atualidade da Utopia da Fraternidade Universal.

    Este evento, sob o largo tema do Espírito Santo e a sua fecundação de utopias de concórdia, fraternidade, harmonia, paz e justiça sobre a terra, decorrerá em três momentos: na Universidade de Coimbra (nos dias 16 e 17 de junho de 2016), na Fundação Calouste Gulbenkian (a 14 e 15 de setembro de 2016) e na Câmara Municipal de Alenquer (nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2016).

Assista ao vídeo promocional do Congresso através do link 

Para mais informações, visite a página www.congressoespiritosanto.net.