Contents

Espiritualidade

A espiritualidade começa a assumir um significado real em nossas vidas à medida que começamos a exibir, simultaneamente, a santidade e o amor de Deus. Nunca fazemos isto perfeitamente, porém devemos olhar para o Cristo vivo para nos ajudar a fazê-lo de verdade. (Francis A Schaeffer, The Great Evangelical Disaster)

Crise

Em uma de nossas sessões plenárias na Consultoria Global em Tune, no ano passado, o CB Samuel disse algo que chamou a minha atenção: “O que precisamos não é mais ensino, mas sim mais obediência ao que ouvimos."

O tipo de obediência a que ele se referia não é às regras legalistas que condenam enquanto julgam. Antes, é a obediência que flui da presença de Deus, do temor a Deus, do desejo de responder com santidade e amor. É a resposta espiritual básica à verdade do Evangelho.

Em 2 Timóteo 3:1-9, Paulo compartilha uma preocupação séria com Timóteo, alertando-o para a questão mais perigosa entre as que encaramos hoje.

As pessoas amarão a si mesmas!

O amor por si mesmo resulta em uma incapacidade de amar o bem ou aos outros. Como explica o capítulo 3, as pessoas estão “sem amor” quando perdem a capacidade de sentir amor por alguém mais, além de si mesmas. O indício do amor por si mesmo é um amor cada vez maior pelo dinheiro e pelo prazer à medida que este amor se acrescenta à auto-obsessão. As tendências da mídia e da nossa cultura promovem isto cada vez mais:

• As revistas focam mais e mais em como se promover e se exibir acima dos outros;
• Os comerciais nos dizem para comprar produtos para nós “porque merecemos”;
• Os valores da sociedade dão prioridade e ligam a felicidade e o prazer aos direitos individuais.

O perigo e a crise real, entretanto, são que este aviso de Paulo é dirigido aos crentes – a nós. Nós temos uma forma de piedade, mas negamos o seu poder (versículo 5). Tiago 1: 22 nos inspira a não apenas ouvirmos a Palavra e assim enganarmos a nós mesmos. Vivamos o que a Palavra diz. Quanto mais ouvimos e aprendemos mas, ainda assim, não respondemos, mais perigoso fica. Tornamo-nos impotentes e desengatados, enquanto simulamos viver de acordo com a igreja. O mundo já não respeita ou responde à mensagem de esperança: como vivemos não corresponde àquela mensagem.

Ezequiel 16:46 nos diz que os verdadeiros pecados de Sodoma foram a arrogância, a ganância (gula) e a despreocupação para com os pobres e necessitados. Não foi a presença da imoralidade e do mal em Sodoma que levou à sua queda. Foi, antes, a ausência da retidão.

Líderes: Como líderes cristãos nos nossos ministérios em missão, precisamos dar atenção a esta crise e buscar urgentemente a presença de Deus. Deus não vai nos conceder a Sua presença, a menos que Lhe ofereçamos a nossa presença. Não podemos nos dar ao luxo de simplesmente simular uma "vida boa" – precisamos nos livrar de qualquer coisa que nos emaranhe ou nos seduza e seguir o caminho que Deus estabeleceu para nós. Não deixemos espaço algum para pecado secreto, para amar como Deus ama, para servir com integridade e paixão, para nos enchermos do Espírito Santo e seguirmos o caminho de Cristo a cada dia.

Transformação: estarmos prontos para liderar pelo exemplo em direção a tudo aquilo que Deus tem para nós.

Reflexão
Senhor, não queremos ser tépidos, tendo apenas uma forma de piedade, sem nenhum poder real para transformação. Perdoai-nos pela nossa duplicidade. Chamai-nos à Vossa presença, ajudando-nos a responder obedientemente à Vossa verdade, não importa a consequência.

Senhor, Vós sois amor. Mostrai-nos como amar como Vós amais.

Foco Temático: Refugiados

Síria – Respondendo

Enquanto essa violência e destruição continuam, queremos chamar todos os membros da Rede Miqueias que estão respondendo, para compartilharem conosco não só o que estão fazendo e enfrentando, mas também como nós, como uma rede, podemos nos posicionar com eles.

A World Renew (antes CRWRC) está em parceria com organizações locais em Damasco, na Síria, e na região do Bekaa Valley, no Líbano. Na Síria, a resposta está focada em prover assistência àqueles necessitados através de igrejas locais de todas as denominações – inclusive assistência às famílias com alimentos, aluguel, cobertores e artigos higiênicos, e serviços de saúde e orientação. O principal objetivo é atender às necessidades imediatas de famílias afetadas pela crise humanitária, a fim de permitir que as pessoas mantenham a sua saúde e o seu bem-estar. Para mais informações, vejam aqui.

Senhor, oramos:

por  cada parceiro da World Renew à medida que eles tocam vidas com ajuda urgente. Oramos para que os recursos necessários sejam acessados e entregues em tempo hábil. Protegei seus esforços, Senhor, e cercai essas famílias com a Vossa presença;

por cada membro da equipe da World Renew, para que se sintam estimulados e capazes de perceber onde a ajuda é mais necessária. Senhor, que, ao servirem, eles possam reconhecer a Vossa mão em suas vidas.

A Heart for Lebanon trabalha com as igrejas locais no Líbano, ajudando-as a acolher famílias de refugiados da Síria, fornecendo ajuda humanitária onde ela é necessária. Para mais informações, vejam aqui.

Senhor, oramos por:

cada família que está sendo acolhida e cuidada pelas igrejas locais. Que aquelas famílias possam reconhecer o Vosso amor e restauração no cuidado oferecido;

proteção e oportunidades para que as igrejas locais no Líbano e na Jordânia respondam de maneira prática e relevante.

A Refugee Highway Partnership desenvolveu um conjunto de princípios de melhores práticas para trabalhar com refugiados.

Senhor, oramos para que todos os que estão envolvidos em servir refugiados considerem cuidadosamente como amar e cuidar dessas pessoas especiais.

De pés juntos: por favor, informem à Rede Miqueias se a sua organização está trabalhando na crise da Síria e digam-nos como podemos rezar e nos posicionar com os senhores. prayer@micahnetwork.org

Foco nos Afiliados

Ásia: Malásia

A Malásia tem sido um elo de negociação significativo em toda a sua história, o que a tornou de interesse estratégico nos séculos XVIII e XIX. Ela ganhou sua independência da Grã-Bretanha em 1957 e hoje é formada por uma federação de 13 estados, dois dos quais (Sabah e Sarawak), localizados na East Island ao lado de Bornéu (Indonésia).

Liderança: Um estado federativo com monarquia constitucional:

o Chefe de Estado (Rei) é Tuanku Abdul Halim, que foi nomeado em dezembro de 2011. O papel de rei revolve a cada cinco anos, entre os sultões dos nove reinos malaios;

O Primeiro-Ministro é Najib Abdul Razak, que se tornou líder em abril de 2009. Najib vem de uma família de políticos: seu pai foi primeiro-ministro, assim como o seu tio. Na eleição para primeiro-ministro, Najib prometeu uma série de reformas radicais:
- um governo mais transparente;
- um ambiente étnico e religioso mais inclusivo.
Até agora, isto não é evidente; o foco está em sufocar a dissidência política.

Economia: A Malásia foi um país de rápido desenvolvimento econômico com as exportações de borracha, óleo de palma, petróleo e madeira. Ela é um dos países líderes na produção de discos rígidos para computadores e é classificada em 61o lugar no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Social: A população é de cerca de 29 milhões, sendo 60% malaios étnicos. Outros 28% da população são chineses e 12% asiáticos do sul e do sudeste. As mulheres ainda são marginalizadas, embora quase 60% das mulheres adultas tenham completado o ensino secundário. Mulheres ocupam 14% dos assentos parlamentares.

Fé: A Malásia é uma sociedade multiétnica e multirreligiosa, sendo o Islão sunita a religião oficial predominante. A liberdade religiosa para todas as fés é garantida constitucionalmente, embora haja crescente pressão para a aplicação da Lei Sharia.

Membros da Rede Miqueias: Há três membros da Rede na Malásia:

Interserve International  – uma comunidade interdenominacional e verdadeiramente internacional de cristãos, que traz o amor de Deus aos povos da Ásia e do mundo árabe através da palavra e da ação;

Malaysian Care – uma organização que oferece serviços diversificados como assistência residencial e serviços comunitários e que é firmemente comprometida com o desenvolvimento da comunidade. Eles informam, educam e incentivam os cristãos para se envolverem com os pobres e necessitados, ajudando a estabelecer ministérios de cuidados sociais por toda a Malásia;

Membro Individual: 1

Pontos de Oração

Governo: Senhor, oramos por maior responsabilidade dos governantes que estão dispostos a se envolverem com as questões de corrupção, justiça e discriminação. Agradecemos pela promessa de maior transparência – Senhor, lembrai e motivai Najib a avançar nesta direção;

Economia: Senhor, preocupamo-nos porque há um fosso crescente entre os ricos e os pobres na Malásia. Embora o país tenha desenvolvido economicamente, a riqueza permanece nas mãos de poucos;

Missão Integral: A National Evangelical Christian Fellowship (NECF) [Fraternidade Cristã Evangélica Naciona]) da Malásia tem a seguinte visão: "Transformar a Nação através da igreja local".

Senhor, nós vos agradecemos por esta visão inspiradora e oramos por uma crescente união e cooperação entre as igrejas e organizações que, juntas, procuram demonstrar o seu amor pela Malásia. Oramos [para que estendas] Vossas mãos sobre a Interserve International e a Malaysian Care, e pedimos que orienteis o trabalho deles.

Sumário dos Pontos de Oração

Reunião dos Coordenadores do Desafio Miqueias de 6 a 8 de março de 2013, na África do Sul: Senhor, oramos por esta importante reunião. Que o planejamento, treinamento e companheirismo se revolvam em torno de Vós. Senhor, à medida que nos concentramos na campanha “EXPOSED” e avançamos em direção ao prazo final do ODM 2015, oramos por um esforço concentrado para aumentar a conscientização sobre a extrema pobreza e acesso a governos para solicitar a ação deles;

Equipe da Rede Miqueias – nosso ex-Coordenador Regional para a Ásia, Sundar Daniel: orem por Sundar à medida que ele continua a procurar uma nova função. Orem também para Ruth Alvarado, nossa Coordenadora Regional Latino-Americana enquanto ela planeja uma conversa sobre a Missão Integral e as Artes no Peru;

Membresia 2013: por favor, orem para que os membros aproveitem ao máximo a sua afiliação com a Rede Miqueias. Que eles busquem oportunidades para cooperação e participação.