Contents

Coragem debaixo d’água!

De Ash Barker, Urban Neighbours of Hope (UNOH, em inglês)

Originalmente, o ‘S’ é da favela Klong Toey, onde moramos, e faz parte da igreja Ta Rua. Agora, ele mora no nordeste de Banguecoque, mas o carro, a motocicleta e as ferramentas de trabalho dele, junto com tudo que possuía, foram submergidos, na casa dele, nas enchentes de novembro. Com alguns dos vizinhos de Klong Toey, fomos a este bairro para ajudar a dar medicamentos, alimentos e água, cruzando com dificuldade as águas com pequenos botes até aquelas áreas de difícil acesso. Foi um tempo especial, de maneira alguma porque os homens do nosso bairro, os quais são menos prezados com frequência, eram os que estavam ajudando desta vez. Tivemos que dar-lhes camisetas azuis todas especiais para que as vítimas da enchente não pensassem que eles fossem um bando de saqueadores!

”Olha, obrigado! De onde vocês são?”, veio um grito de uma casa de dois andares depois de receberem alimentos tão necessários.

”Klong Toey!’’, respondeu Gung.

”Klong Toey? Verdade?”

”É. Continue persistindo! Não desista!”

Muitos poucos destes homens sabem nadar; dois crocodilos haviam acabado de serem pegos ali, vindos de uma fazenda de crocodilos (com mais de 200 ainda soltos!) e a água malcheirosa, marrom, que com frequência dava pé até o pescoço, estava pútrida.

Coragem não faz jus ao descrever como responderam estes homens.

Se pobreza não significa apenas a falta de dinheiro, mas a falta de liberdade de escolher uma vida como Deus intenta, logo há uma sensação de que os nossos homens começaram a quebrar o ciclo da pobreza nas suas próprias vidas ao ir (até debaixo d’água!) para ajudar aos outros. Muitos de nós ficamos doentes por causa da água da enchente e não desejamos enchentes a ninguém, mas pode haver oportunidades para se encontrar vida, liberdade e confiança em crises, à medida que respondemos como Cristo responderia.

Por favor, continuem orando pela Tailândia enquanto as enchentes baixam. Em novembro, mais de 500 pessoas morreram com milhões afetadas. Levará tempo para a Tailândia se recuperar. Estamos gratos pelo nosso bairro ter sido poupado, mas ainda tem muito chão para voltarmos ao normal.

Perguntas para reflexão:

1. Onde os senhores viram a pobreza como falta de liberdade para viverem a vida como Deus intenta? Como isto difere da mera falta de dinheiro?

2. Uma das características da “cultura da pobreza” (Oscar Lewis) é que os homens podem se sentir socialmente castrados e agirem de forma a procurar “provar a masculinidade deles”. Onde os senhores viram homens aprisionados, agindo desta forma? Onde os senhores experimentaram a liberdade intentada por Deus em homens maduros? O que pode ajudar ou atrapalhar a liberdade intentada por Deus na masculinidade?

3. Como que ajudar aos outros foi de benefício para os senhores e àqueles a sua volta?

4. Por que este ditado é verdadeiro ou falso? “A pena chora e vai embora, mas a compaixão vem para ajudar e ficar.” (Aart Beals)

5. O que é uma coisa que os senhores podem fazer para ajudar os outros em nome de Jesus?
Senhor, oramos para que possamos enxergar além das aparências e compreender o que está no coração da resposta das pessoas. Ajude-nos a ter coragem, sair e ajudar uns aos outros.

Helen Sidebotham

A Helen Sidebotham, diretora do Servants for Asia’s Poor, UK (Servos para os Pobres da Asia, RU) faleceu tragicamente em Manila na sexta-feira, 27 de janeiro. A Helen estava visitando as Filipinas como parte de um retiro de oração e havia feito a viagem para o aeroporto na sexta-feira para retornar para casa. Ela sofreu um colapso na sala de embarque e faleceu imediatamente apesar das tentativas dos outros passageiros para reanimá-la e da equipe médica do aeroporto, que respondeu rapidamente à situação. Há incerteza sobre a causa de seu falecimento, mas as circunstâncias indicam algo rápido e irreversível – possivelmente um aneurisma.

A Helen foi um apoio à Rede Miqueias com o passar dos anos e teve um impacto significativo nas missões. Sua morte repentina será sentida por todos, em especial por seu esposo Peter e pela família.  

Por favor unam-se aos seus familiares e a todos da Servants for Asia’s Poor e oremos por coragem, força e uma sensação inundante do amor de Deus ao lidar com tal tristeza.

Grace Kabutye

Diretor da My People (Meu Povo), Uganda

Obrigado a todos que oraram pelo Grace após o seu acidente de carro na semana passada. Ele passou pela cirurgia no olho e agora está se recuperando e envia seu agradecimento por todos que se uniram a ele e à Rachael. Por favor, continuem orando pelo Grace durante o lento período de recuperação dos seus ferimentos.

Derramação do Espírito de Deus

O Rev. Surya Karada (do Ministério Ágape, na Índia) nos pediu que oremos com ele e a equipe do Orissa Bible College (Faculdade Bíblica Orissa) que está apoiando um festival durante os dias 13 a 15 de fevereiro. Eles convidaram muitos para participar, especialmente aqueles que estão passando necessidades e o encontro culminará com a colação de grau dos estudantes da faculdade.

Por favor, orem pela proteção deles e para que Deus toque vidas de maneira poderosa.

Moçambique

O ano de orações continua. Para descobrirem mais informações e se unirem à oração por esse país: www.prayformozambique.com

Nigéria – um apelo do coração

A tensão se intensifica mais à medida que a violência continua a estourar, principalmente nos estados do nordeste da Nigéria. Membros daquela área compartilham estas notícias:

Contínuos ataques a igrejas e cristãos em Yobe, Borno e Adamawa fez com que muitos cristãos deixassem aquelas áreas e se mudassem para Jos e cidades circunvizinhas. Apenas 12 das 94 igrejas situadas em Yobe não foram tocadas. Isto é apenas a ponta do iceberg de tudo que está acontecendo; a maior parte não chega à mídia.

Nós todos precisamos de nos unir e orar para que a misericórdia de Deus se derrame sobre todos os crentes para que eles elevem sua dor à Cruz e não revidem, o que só exacerbará a situação. Oremos também por líderes – pela sábia intervenção e pelo cessar desta violência. Precisamos de um milagre! Por favor, sempre elevem a Nigéria em suas orações.

Orem pelo Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, para que ele tenha coragem e sabedoria para responder de forma transformacional à situação da Nigéria.

Dia Mundial da Oração: 2 de março

Este é um movimento global de mulheres cristãs de muitas tradições que se reúnem todo ano para observar um dia de oração em comum e que têm um contínuo relacionamento de oração e ajuda em muitos países. Este ano enfocará a Malásia.

Apoio da Oração para os Eventos

Consultoria Global da Rede Miqueias: A Missão Integral e a Comunidade: a igreja local, a mudança local e o impacto global! As inscrições já estão abertas. Por favor, orem para uma resposta em massa enquanto aspiramos por nos reunir em setembro de 2012. Orem para que todos aqueles que desejam participar consigam angariar os fundos necessários assim como pela cobertura das necessidades desta consultoria.

Conferência da CCD [Christian Community Development (Desenvolvimento da Comunidade Cristã)]: Parceria pela Mudança: isto se realizará na Alemanha, de 23 a 27 de abril. Por favor, permaneçam conosco enquanto nos preparamos para esta conferência. Em particular, por favor orem para que as pessoas ouçam falar sobre ela a tempo para responder e participar.

Escola de Reconciliação: Este esforço começou no dia 30 de janeiro e durará até o dia 10 de março. Queiram orar por todos participantes para que Deus desperte as pessoas para o lançamento das oficinas de aprendizado sobre a cura de feridas étnicas no fim deste ano.