Contents

Ruanda – 20 anos depois...

Ruanda

 

Em 7 de abril de 2014, Ruanda vai se lembrar, pelo 20º ano, do genocídio contra os tutsis, que também tirou a vida de muitos hutus que se opunham aos assassinatos, e enviou centenas de milhares de pessoas para países vizinhos como refugiados.

20 anos depois, o pequeno país vê muita reconstrução física. É chamado o país mais limpo da África, com o maior número de mulheres na liderança, uma economia em rápido crescimento, com pessoas que vivem nas mesmas colinas – juntos, frequentam as mesmas escolas, e compram nos mesmos mercados. Este acordo inclui perpetradores que foram libertados após Gacaca (processo judicial) e os sobreviventes que eram, na sua maioria, vizinhos.

20 anos depois, novas leis, novas instituições e novos símbolos demonstram que uma forte vontade política alcançará a união e o entendimento.

20 anos depois, aqueles que nasceram durante e depois do genocídio são homens e mulheres adultos com muitas perguntas sobre o passado, o presente e o futuro.

20 anos depois, Ruanda conheceu casos incríveis de arrependimento e de perdão, embora ainda haja muitos nessa jornada dolorosa.

O tema que Ruanda escolheu é: Lembrar, Unir, Renovar. Estes são conceitos em Isaías 61:1-3 que afirmam a missão de Jesus e, por extensão, a missão da igreja.

Se lembrar a tragédia de 1994 não ajudar a igreja em todo o mundo a assumir a sua responsabilidade de curar os quebrantados de coração, de falar fortemente contra as injustiças, de se levantarem contra a discriminação étnica, o racismo, a xenofobia e o radicalismo religioso, esta recordação simplesmente se torna um exercício debilitante para liberar a raiva, a amargura, a culpa, e o desespero.

Se este tempo ou esta lembrança não nos unirem e nos encorajarem a levar a sério Colossenses 2:14 e a buscar a união entre as diferentes denominações, famílias e comunidades, acabamos dando ao diabo mais uma oportunidade de nos separar, nos fazer acreditar que a "alteridade” significa “inimizade.”

Se este tempo de recordação não nos livrar de preconceitos (Hebreus 12:15) e não nos guiar à nossa maior identidade como irmãos e irmãs na Nação Santa (I Pedro 2:9), então apenas esperamos pela nossa própria vez de exibir loucura humana à medida que ascendemos para a próxima fase em nossos próprios conflitos locais.

Que Deus use este momento de recordação para nos lembrar da nossa própria responsabilidade de aprender com o passado, de encontrar a cura na cruz, de perdoar e pedir perdão, e abraçar a nossa nova identidade em Cristo.

______________


Nyamutera José, Director Regional/Gestor de Conciliação
Mercy Ministries International Great Lakes

Eles nos conhecerão pelo nosso amor

amor


Um dos atributos distintivos do cristianismo é o nosso amor – como Cristo nos mostra o Seu amor por nós, assim refletimos esse amor por todos.

Vamos passar algum tempo hoje e cada dia deste mês a lembrar as lições de Ruanda – a trazer os nossos vizinhos, os nossos diferentes grupos étnicos, linguísticos e religiosos, e as nossas nações fragmentadas para a Cruz e buscar cura e plenitude.

Orem para que nossas igrejas demonstrem união e sejam uma luz de esperança para o país.

A Fome e a Pobreza – A Libéria toma medidas

A igreja da Libéria convidou o Presidente daquele país para se juntar a eles no dia 2 de abril para orar contra a pobreza e a fome. O Conselho da Igreja Liberiana convocou uma assembleia abordando o papel da Igreja na luta contra a fome e a pobreza.

O Rev. Dr. Kortu K. Brown nos convida a nos posicionar com a igreja na Libéria à medida que eles se mobilizam para agir contra a fome e a pobreza.

Orem por esta iniciativa e para que cada igreja atue em sua comunidade e se una para aumentar o impacto em todo o país.

Orem para o governo da Libéria à medida que eles se comprometem a agir contra a pobreza.

A África do Sul e a Zâmbia

Zambia

Ian Saungweme responde ao ponto de oração de Craig Stewart, do Warehouse, Cidade do Cabo, incluído no Pontos de Oração de março. Ian diz : “Sou abençoado por fazer parte da Rede Miqueias. Sinto-me humilde pelo nível em que as pessoas na Cidade do Cabo se comprometeram a esta nobre vocação de paz e justiça na África e nas nossas respeitadas comunidades.

Eu gostaria de pedir à Rede Miqueias em todo o mundo para orar também pela Zâmbia, nas seguintes áreas:

1. Transformação da Liderança;

2. Graça e paz de Deus entre os nossos líderes políticos;

3. Amor ao liderar entre os nossos líderes da Igreja.”

Oração pela Ucrânia

Ucrânia

O Cedar Fund nos convida a orar pela Ucrânia, enquanto se preparam para as eleições em maio.

Orem pelas eleições presidenciais na Ucrânia, que serão realizadas em 25 de maio de 2014. Que seja uma eleição aberta e justa, e que seja eleito um presidente que realmente se preocupa com as necessidades das pessoas.

Orem para que o novo governo receba sabedoria e misericórdia. Que ele conheça e se empenhe em introduzir políticas favoráveis ao bem-estar de seu povo e livre o país de sua crise.

Consultoria sobre a Verdade e a Reconciliação

Verdade e a Reconciliação

Em novembro deste ano, a Rede Miqueias facilitará uma consultoria sobre a verdade e a reconciliação. Exploraremos o papel que os cristãos têm e devem ter em suas nações quando eles passam pelo conflito e saem dele. Por favor, orem por este importante encontro – orem para que possamos aprender muito uns com os outros e ouvir a orientação de Deus à medida que buscamos a sabedoria para sermos luz para as nações em conflito. Oremos:

Pelo Afeganistão: à medida que o resultado da eleição se torna conhecido – oremos para que Deus levante líderes que possam trazer a paz e a cura. Orem em particular para as famílias dos mortos e feridos durante a preparação para as eleições.

Pela Síria: continuemos a orar pela decisão de trazer fim a este conflito. Concentremo-nos nas muitas famílias de refugiados, deslocadas por causa desta guerra.

Sumário do Pontos de Oração

Sumário do Pontos de Oração


1) Reunião do Conselho Administrativo Internacional da Rede Miqueias: 7 e 8 abril;

2) Reunião conjunta da Rede Miqueias e da Diretoria do Desafio da Rede Miqueias: 9 de abril;

3) Reunião da Diretoria do Desafio Miqueias: 10 e 11 de abril.

Orem para que as reuniões sejam inspiradoras e cheias de sabedoria enquanto, juntos, buscamos orientação.

Orem pelo impacto da campanha EXPOSTO: Fazendo brilhar uma luz sobre a corrupção – que muitas vidas sejam desafiadas e transformadas à medida que elas lutam para serem mais responsáveis.

 

Membros – Compartilhem seus pensamentos e pontos de oração

Este Pontos de Oração é para a nossa rede e é enriquecido quando compartilhamos nossos corações e pontos de oração uns com os outros – assim nós podemos estar em solidariedade ao intercedermos uns pelos outros – orando pelas comunidades que servimos. Se os senhores têm uma história de transformação, um ponto de oração/preocupação, por favor, compartilhem conosco através do: prayer@micahnetwork.org para que possamos incluir em nosso Pontos de Oração mensal.