Contents

Descanso

Devoção de Caroline Powell, The Warehouse, África do Sul

É impossível ser um estudante fiel da Bíblia e não compreender o sentido do sábado. Ele é introduzido logo no começo, na história da criação; está escrito nas antigas leis aplicadas tanto às pessoas quanto à terra; era praticado pelo povo de Deus no antigo e no novo testamentos; falado por todos os profetas e referidos regularmente na vida de Jesus. Por todo o globo, e mesmo em sociedades que são, na maioria, não religiosas, um dia de repouso cada semana ainda é prática comum, um assentimento ao reconhecimento inato de que os seres humanos, não importa quão impelidos ao trabalho, sabem que não podem trabalhar incessantemente e permanecer saudáveis.

Mas com que precisão compreendemos, de fato, o conceito do descanso do sábado? Com que precisão alcançamos o espírito do sábado e não apenas o costume do sábado?
Na primeira versão da história da criação, cada vez que uma nova parte da terra veio a ser, segue-se a frase: “E Deus viu que isso era bom.”

O relato do acabamento da criação é este: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia. Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o SENHOR Deus os criou” (Gênesis 1:31, 2:1-3)

Poderia ser fácil ler estas palavras e interpretar que Deus descansou porque estava cansado. Cansado, fatigado e sobrecarregado de tudo o que criou! No entanto, na compreensão judaico-cristã de Deus como todo-poderoso não se pode imaginar, de fato, um Deus sobrecarregado, exausto. Não poderia ser que, em vez de entender que Deus descansou depois de criar, devemos entender que Deus descansou na criação? Descansou na bondade da obra da criação. Descansou na sua beleza. Descansou na sua conclusão.

Quantas vezes só paramos de trabalhar porque temos que parar? Porque estávamos tão extremamente cansados que simplesmente paramos e nos despencamos. É esta a imagem que temos do criador do universo? Pelo contrário, se quisermos entender o uso da palavra, “descanso” em hebraico significa "parou de trabalhar". Tudo completo, acabado, inteiro. Bom. Muito bom.

Deus está continuamente a criar, a resgatar, a restaurar e a fazer de novo. Enquanto nós, no nosso entendimento humano das tarefas e do mundo, quase nunca conseguimos parar e dizer “está completo”, fazemos parcerias com este criador que completa as coisas.

Não deveríamos então tratar o sábado desta maneira – uma oportunidade para olharmos a missão de Deus no mundo e na pequena parte do trabalho que neste mundo Deus providenciou para nós e dizer "é bom"? Uma oportunidade para parar e dizer que o autor e aperfeiçoador da nossa fé, o que trará toda a boa obra até a conclusão, aquele que está no processo de completar uma obra redentora no mundo através de nós, nos convida a parar com regularidade, talvez até mesmo durante o dia, para apreciar e afirmar a obra.

À medida que respondemos ao chamado para a missão integral, somos frequentemente apreendidos pelas verdades e os desafios de Isaías 58, que pergunta: "o que exige o verdadeiro jejum?". Mas paramos de ler depois da lista que nos diz para: alimentar os famintos, vestir o nu, libertar os cativos, reconstruir as ruínas? Além de todo o árduo trabalho de honrar a justiça de Deus daquelas formas essenciais, ele aconselha também a "considerar o sábado um dia de deleite". Um dia em que temos prazer em interromper o trabalho. Um dia para retirar os nossos olhos do planejamento estratégico, das oportunidades de ministério, das rodadas de sermão, das oficinas de trabalho, da escrita e do trabalho de reconstruir as ruínas antigas e de restaurar as ruas há muito negligenciadas; e para apenas afirmar que, apesar das muitas injustiças profundas e as muitas coisas deste mundo ainda não são boas, nós podemos também olhar para a obra das nossas mãos, em parceria com o criador de Deus e dizer "é boa".

Foco Temático: Liderança

Obrigado, Senhor:

• Por cada pessoa que Vos segue, que tem fé em Jesus Cristo;
• Pelo fruto que o Evangelho está dando em todo o mundo;
• Pela verdade poderosa e libertadora da Boa Nova de Jesus.

Percebemos que, às vezes, nos esquecemos da realidade surpreendente da vida nova que nos trazeis a cada dia – e queremos tirar algum tempo para admirar e agradecer a graça e misericórdia que nos destes.

Senhor, enchei-nos com o conhecimento da Vossa vontade para que possamos viver uma vida digna de Vós em todos os sentidos. Oramos para que a nossa vida possa dar fruto em toda boa obra e que continuemos a crescer a cada dia de acordo com os Vossos modos.

Exemplo da Liderança de Jesus
Jesus é a expressão exata de Deus. (Hebreus 1:3)
• Tudo o que vemos Jesus fazer – isso é o que Deus faz;
• Tudo o que ouvimos Jesus dizer – isso é o que Deus diz.

Podemos nós, como líderes, dizer "tudo o que faço e tudo o que digo reflete quem Jesus é e, portanto, mostra Deus à minha família, aos meus amigos, colegas, vizinhos, à sociedade e até mesmo àqueles que me odeiam?"

Senhor, ajudai-nos a liderar pelo exemplo.

Jesus é amor!

*Não podemos amar no abstrato. O amor não pode ser apenas uma teoria. O amor não é simplesmente um sentimento. O amor só é amor quando é vivido com os outros. O amor é uma ação. O amor é um compromisso elaborado a cada momento, a cada dia; é encarnação. Em outras palavras, para amar é preciso estar presente com os outros.

Senhor, que possamos aprender este tipo de amor e estar em repouso e em paz com o Vosso amor, para que possamos amar aqueles que nos rodeiam.

A liderança tem a ver com modelar o que desejamos que os outros façam; a mensagem mais poderosa e mais autêntica que transmitimos sobre a missão integral é o testemunho de nossas vidas, a forma como as nossas organizações e as nossas igrejas vivem a missão integral na comunidade.

Foco no Membro: Equador

A República do Equador fica na costa oeste da América do Sul, no norte do Peru e sul da Colômbia. O Equador é conhecido pela sua rica história Inca e seus diversos destaques geográficos, incluindo os picos andinos, as florestas tropicais da Amazônia e, ao largo da costa, as infames Ilhas Galápagos que influenciaram grande parte do pensamento de Charles Darwin sobre a evolução. O potencial do Equador é surpreendente, com significantes reservas de petróleo e mineração e é conhecido como o principal exportador de bananas do mundo! Uma das principais dificuldades enfrentadas pelo Equador é a alta rotatividade de líderes.


O Equador ganhou a independência da Espanha em 1830 e a luta para demonstrar uma verdadeira reforma levou a distúrbios e a uma rápida mudança de líderes. A população do Equador fica em torno de 15 milhões. O espanhol é a língua oficial, com outros 24 idiomas indígenas falados em todo o país, o que traz desafios para a integração entre os vários grupos.

Senhor, obrigado pela beleza e diversidade encontradas no Equador e pela fertilidade do solo, que cobre as necessidades diárias de tantos equatorianos.

Liderança: Depois de uma rápida sucessão de líderes (muitos não duraram mais de 18 meses), o atual presidente ganhou um terceiro mandato a partir de fevereiro 2013.     

Presidente: Rafael Correa  –  eleito pela primeira vez em novembro de 2006, com a promessa de reescrever a Constituição e priorizar a reforma social para beneficiar os pobres. A nova Constituição foi aprovada em setembro de 2008. Curiosamente, incluída nela estava a lei indicando que Rafael Correa poderia se candidatar em futuras eleições, o que ele fez com sucesso em abril de 2009 e fevereiro de 2013. Não é muito claro o impacto que ele tem feito na redução da pobreza.

Economia: Considerando as exportações e os recursos, é preocupante que o nível de pobreza em que vive o Equador ainda existe. Os lucros vão para uma pequena minoria, embora o governo tenha começado a nacionalização do petróleo, com o argumento de que mais equatorianos seriam beneficiados. No entanto, o Equador sofre uma recessão profunda e faltou o pagamento dos seus empréstimos internacionais.

Sociedade: Os níveis mais elevados de pobreza no Equador afetam as populações indígenas, mestiças e rurais. O governo tenta resolver isso através de um plano de apoio que é dado somente se as famílias garantirem que seus filhos frequentem a escola e tenham regulares check-ups médicos. A história de um governo instável levou a uma migração significativa dos equatorianos com uma estimativa atual de mais de 3 milhões que vivem no exterior. A recessão na Europa e nos EUA tem colocado uma pressão incrível sobre essas famílias devido à diminuição de empregos. Curiosamente, o Equador é o principal recebedor de refugiados na América Latina, com um número significativo de refugiados da Colômbia que agora residem no Equador.

Fé: O Equador tem sido fortemente influenciado pelo catolicismo. Cerca de 73% da população professa esta afiliação. Há liberdade de religião, embora de vez em quando ocorram algumas rajadas de raiva contra evangélicos. As populações rurais não são tão receptivas a mudanças e o maior crescimento da igreja se encontra nas cidades. Uma das principais dificuldades das cidades é o grande número de favelas. Mais de 60% da população de Guayaquil vivem na pobreza nas favelas.

Membros da Rede Miqueias: Temos, no momento, dois membros no Equador:
1) MAP International – Equador: MAP International (sede em Atlanta, EUA), tem um escritório no Equador, por meio do qual eles promovem "Saúde Total" para as pessoas que vivem nas comunidades mais pobres.

2) Paz y Esperanza – Equador: o diretor no país é a Loida Carriel, que é também membro do Conselho Administrativo Internacional da Rede Miqueias. Paz y Esperanza focaliza nas mulheres e crianças e nas questões de interesse em torno da justiça e da pobreza. A Rede Miqueias realizou um número de consultas e atividades no Equador, graças ao esforço incrível da Loida e da sua equipe; ver, por exemplo:

a.  a Declaração de Guayaquil sobre a Missão Integral;
b.  a Consultoria sobre a Violência Baseada no Sexo, 2010: recursos materiais.

 

Orando pelo Equador

Orando pelo Equador
Política: Senhor, obrigado pela estabilidade recente do governo que ajudou a facilitar o crescimento no Equador. Nós manifestamos a nossa preocupação com as tentativas de silenciar os meios de comunicação e a transparência e pedimos que façais surgir jornalistas que relatem a verdade. Senhor, fortalecei a Vossa igreja para que ela tenha uma voz profética nesse país. Oramos por Rafael Correa, que Vós o ajudeis a trazer as reformas que assistirão os pobres e dividirão a riqueza do país com mais igualdade.

Economia: Senhor, pedimos que abrais as portas para que Equador experimente o comércio justo e que os lucros tenham impacto na infraestrutura e serviços essenciais. Obrigado, Senhor, pelas oportunidades que a terra oferece, e Vos imploramos que empregos sejam criados para todos aqueles que vivem em cidades e se encontram presos na pobreza. Lembramo-nos especialmente dos equatorianos que migraram para outros países e enfrentam a recessão – Senhor, trazei o Vosso povo para o lado daqueles migrantes para lhes servirem de apoio.

Sociedade: Senhor, oramos por maior compreensão e integração dos diversos grupos de pessoas que vivem no Equador. Ressaltamos especialmente os muitos refugiados desarraigados de seus países e que vivem agora no Equador. Senhor, oramos por um contínuo espírito de hospitalidade e apoio para essas pessoas. Senhor, nós oramos uma bênção sobre o Equador por ser tão aberto e disposto a ajudar refugiados.

Missão Integral: Senhor, pedimos que façais surgir líderes em Vossa igreja que vivam uma vida de integridade e que sejam o exemplo do Vosso caráter nas suas comunidades. Oramos para que as escolas bíblicas e os centros de treinamento sejam fortalecidos e tenham oportunidade para tocar muitas vidas com bons fundamentos pedagógicos para fortalecer todos aqueles na fé.

Obrigado, Senhor, pela fidelidade de organizações como MAP e Paz y Esperanza. Oramos para que fortaleçais as mãos daquelas organizações e para que a obra delas dê bons frutos à medida que trabalham para ver a transformação naquele país.

Sumário do Pontos de Oração

Gana – Acra: Respostas Holísticas: uma conversação sobre a missão integral: 24 e 25 de julho de 2013. Por favor, orem por este encontro enquanto nos reunimos em Acra este mês. Já temos mais de 70 participantes inscritos e ansiamos por ver Deus nos guiar, juntos, durante um momento emocionante e desafiador. Orem especialmente por David Botchway, nosso membro anfitrião que trabalha com as logísticas deste encontro.

Abijão – Costa do Marfim: A Missão Integral e a Comunidade: uma parceria para a transformação – Consultoria Francófona: de 29 de julho a 2 de agosto de 2013. Por favor, fiquem ao nosso lado, em solidariedade, e cubram este encontro com as suas orações. Temos, até agora, participantes vindos da RDC, Ruanda, Camarões, Benin, Togo, Burkina Faso e Costa do Marfim, mas almejamos ver muitos mais dentre a África Francófona se juntarem a nós. Por favor, orem por Chantal Tehe-Yoa e seus colegas enquanto eles trabalham juntos para dar conta de todo o planejamento e logística.

Siguatepeque – Honduras: Transformando os Jovens Hondurenhos: de 24 a 28 de julho de 2013. Por favor, orem por todos envolvidos. Neste acampamento, os jovens são incentivados a viver a sua fé. Favor orar por Ruth Alvarado, nossa coordenadora para a América Latina, enquanto viaja para trabalhar com a equipe que facilitará essa reunião.

Uttarakhand – Índia: A EFICOR está respondendo às graves inundações que afetaram esta área da Índia, onde deslizamentos de terra, fendas nas margens de rios e chuvas fortes destruíram casas, meios de subsistência e, até agora, estima-se que mais de 1.000 pessoas tenham perdido as suas vidas. Por favor, orem pela equipe de funcionários da EFICOR enquanto eles respondem.

Baluchistão Quetta – Paquistão: membros que trabalham ali nos pediram para ficar ao lado deles em oração enquanto eles enfrentam ameaças e perseguições diárias em seus trabalhos. Por favor, orem pela proteção deles, por força e coragem e para que Deus se revele às comunidades desta área.

Vamos continuar também a interceder pelo Egito, enquanto ele atravessa a turbulência da mudança de governo e de protestos violentos.

Líderes - sejam o instrumento de oração em suas organizações

Por favor, enviem seus comentários, pedidos de oração e contribuições para: prayer@micahnetwork.org