Contents

Erga a Muralha


Em conversas com pessoas ao redor do mundo tenho notado que muitos usam a frase "se for a vontade de Deus, isso irá acontecer". Levando isso mais adiante, alguns diriam mesmo que, como Deus tem um plano para todos nós, nós apenas temos que aceitar o que acontece na vida – uma espécie de fatalismo espiritual. Talvez, neste caso, diríamos que a oração existe para nos trazer a uma conversa com Deus, para que ele possa nos mudar, mas não necessariamente mudar as situações, estruturas, sistemas, questões de governança, etc.

“O povo da terra tem praticado extorsão e cometido roubos; eles oprimem os pobres e necessitados e tratam mal os estrangeiros, negando-os justiça.
Busquei entre eles um ser humano que erguesse uma muralha e que diante de mim se colocasse na brecha em nome desta terra, para que eu não tivesse que destruí-la…”
(Ezequiel 22: 29-30)

Alguns anos atrás, ao falar com Michael Cassidy na África do Sul, ele disse algo que me marcou - ele disse: "A igreja recebe o país que merece!" Isso realmente me chocou, e, embora possamos discutir essa afirmação, pareceu-me que há algo a ser aprendido através dela. Vemos a partir da passagem de Ezequiel que Deus está procurando alguém para construir um muro que proteja uma comunidade (uma nação) do julgamento. Alguém que coloque-se na brecha. Como podemos fazer isso?

A oração de intercessão é fundamental para a construção da muralha. Sabemos que a oração faz a diferença porque a Bíblia está cheia de exemplos de pessoas envolvidas em oração e de respostas de Deus (Êxodo 32: 10-14; Mateus 7: 7; João 14: 13-16). Será que a oração muda a mente de Deus? A partir desses versículos vê-se que a oração permite que Deus suspenda julgamentos para que as pessoas se arrependam e se transformem.

Demonstrar justiça através da maneira como vivemos e servimos. Isso constrói a muralha, e o amor rompe a escuridão e traz vida.

Falar a verdade constrói a muralha. Vemos isso em toda a Bíblia quando os profetas declaram a verdade, não para destruir as pessoas, mas sim para chamar as pessoas a se arrepender, mudar e evitar o julgamento. Profetas sempre falam a verdade, dão esperança e apontam para Deus.

Não nos cansemos de nos colocar na brecha, de viver com justiça e de falar a verdade.

Senhor, mostra-nos o seu coração para a nossa nação, nossa comunidade e ensina-nos a orar para que possamos erguer a muralha, de modo que possamos chamar muitos mais a conhecê-lo. Que nossa vida demonstre transformação, até mesmo quando convocamos as pessoas a se transformarem.

(Para mais reflexões sobre este tema, veja o livro de Greg Boyd "Is God to Blame")

Bem-vindo! Estejamos presentes uns para os outros

Micah 68


Desde o início de 2015, tivemos 21 novos membros juntando-se à Miqueias Global. Queremos dedicar tempo para agradecer a Deus por todos e cada membro na Miqueias. Somos agora uma família de mais de 700 membros de 89 países. Um dos nossos membros mais recentes, Evangelho Internacional e Missão do Trabalho Social International Gospel and Social Work Mission, (IGS, em inglês), da Índia, compartilhou uma das Bem-Aventuranças conosco (Mateus 5: 7) "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia". Este é um importante lembrete para todos nós a respeito de uma das razões pelas quais a Miqueias foi criada (Miqueias 6: 8), para trabalhar, caminhar e aprender juntos.

Tem sido incrível ver como muitos de vocês estão respondendo em solidariedade com a Miqueias Nepal e a coalizão formada para auxiliar aqueles que foram afetados pelos terremotos.

Queremos convidá-lo a incluir tempo em sua semana de oração para os membros da Miqueias. Sugerimos que você vá à seção para membros (ver aqui - não se esqueça de que você precisará fazer seu login), escolha um país e então ore por cada um dos membros listados.

Ore:

- Por fome de justiça e probidade para cada membro, sua equipe e seus parceiros;

- Para que o compromisso para com os pobres, marginalizados e oprimidos permaneça no centro de suas atividades e seus corações;

- Por inspiração e sabedoria na sua busca por maneiras de atender às necessidades de suas comunidades e daqueles a quem servem;

- Para que os recursos sejam liberados de modo que nossa missão conjunta testemunhe as comunidades vivendo a vida em toda sua plenitude, livre da pobreza extrema, injustiça e conflitos;

- Por segurança para os membros e seus entes queridos à medida em que aqueles saem para seus ministérios.

Com a nossa Consulta Global agora a apenas quatro meses de distância, ansiamos profundamente que cada membro seja capaz de ir ao Peru.

Por favor, coloque isso diante do Senhor e queremos convidá-lo a considerar como cada um de nós pode auxiliar pelo menos um outro membro a participar.

Terremoto no Nepal

Nepal


Você provavelmente recebeu várias atualizações sobre a situação no Nepal, e pode continuar a fazê-lo, seguindo o nosso Facebook.

A Miqueias tem 29 membros no Nepal, e pedimos-lhe para que os apoie em oração enquanto eles procuram encontrar as melhores formas de responder à imensa perda e ao sofrimento vivido em seu país.

A assistência e esforços para recuperação que foram iniciados continuarão por meses e até anos por vir. Assim, a nossa cobertura de oração contínua é necessária e apreciada por aqueles em solo.

Por favor, ore por:

- Disponibilização e acessibilidade a suprimentos de emergência por aqueles que mais necessitam;

- Boas condições de tempo, para permitir que a assistência e esforços para recuperação ocorram sem a interferência de chuvas e inundações/deslizamentos de terra associados;

- Sabedoria para os líderes de nossas organizações-membro, que estão tomando importantes decisões sobre como ser mais eficazes na prestação de apoio prático, emocional e espiritual.

Libéria – Livre do Ebola

Ebola


Vamos celebrar a notícia de que nesta semana a Libéria foi declarada livre do Ebola. Obrigado Senhor.

Nós continuamos a rezar por todos aqueles que perderam entes queridos na Libéria.

Obrigado, Senhor, por todos aqueles que serviram durante este surto, que eles se recuperem e se preencham com sua presença.

País em Destaque: Mali

Mali


Este pedido de oração vem da CEDAR FUND e seu conteúdo completo está disponível em seu site aqui (em Inglês).

Em Mali (África Ocidental), tem havido um aumento generalizado dos crimes violentos e abusos praticados por parte de grupos armados (tanto anti e pró-governo) que está a ameaçar as pessoas nas regiões norte e central.

Tropas da ONU foram implantadas em Mali desde julho de 2013 para proteger os civis. Desde meados de 2014, grupos armados no norte mataram 35 e feriram 130 soldados da paz.

Grupos rebeldes e milícias pró-governo estão recrutando crianças, algumas tão jovens quanto 12 anos de idade. As crianças combatentes foram vistas atuando em postos de controle em diversas cidades.

Bandidos e grupos armados também atacaram veículos de agências humanitárias, particularmente no norte de Mali.

Por favor, ore:

- Para que o governo e as tropas da ONU sejam capazes de oferecer uma melhor segurança para os civis;

- Para que os grupos armados interrompam seus abusos e ameaças contra civis e trabalhadores humanitários;

- Para a igreja em Mali, que ela responda com sabedoria, com amor, e que, em caráter extraordinário, chame os autores à oração.

Tumulto no Burundi

Burundi


Com a iminência das eleições gerais em junho de 2015, tumulto e protestos violentos eclodem em Bujumbura e se alastram pelo país. Isso tem ocasionado o êxodo, em grande escala, de comunidades que fogem para países vizinhos, como a Ruanda; teme-se que o conflito étnico e a guerra civil que outrora dominaram Burundi irão voltar.

Plano de Fundo
A exemplo de Ruanda, duas das maiores tribos no Burundi dominam a esfera política. Os tutsis (14%) e os hutus (85%). Antes da colonização pela Bélgica, a tribo dos tutsis estava no poder por mais de 400 anos. Em 1962, Burundi ganhou a independência da Bélgica e o poder foi dado a uma monarquia constitucional tutsi. Esta foi substituída em 1966 por um regime militar liderado pelos tutsis. O que se seguiu foram anos de instabilidade e guerra civil, deixando milhares de mortos e muitos mais desalojados. Em 2005, Pierre Nkurunziza foi eleito presidente. Pierre Nkurunziza era um ex-líder rebelde hutu. A constituição permitia o máximo de dois termos de 5 anos cada, e Pierre foi eleito novamente em 2010. Em teoria, ele deveria se abster de participar das eleições de junho de 2015, mas anunciou que vai ficar - isso acendeu o fogo da inquietação atual e muitos temem que poderia provocar mais violência e o término do frágil acordo de paz estabelecido em 2000.

Miqueias no Burundi
A Miqueias tem 7 membros no Burundi:

African Revival Ministries

Amahoro África

Christian Community Development (CCD) of Burundi

Compassion et Action

DIACONIA Burundi

Diocese of Matana, EEB

New Family for Development

O Coordenador Nacional da Miqueias Burundi é: Sylvestre Bizimana

Para mais informações sobre os nossos membros, por favor consulte o nosso site:  você vai precisar fazer o login para acessar o banco de dados dos membros de Burundi.

Apoiando Burundi:

Por favor, ore por:

Integridade - que aqueles que têm autoridade honrem os compromissos assumidos durante o acordo de paz e os acordos constitucionais;

Eleições de junho – que este frágil país conserve-se diante do Senhor para a proteção e segurança de todos e, especialmente, para que o país não adentre em uma guerra civil;

Desalojados e refugiados - para que todos os que fugiram de suas casas por causa da violência encontrem abrigo e acolhimento em cidades e países vizinhos;

Igreja Burundi - que seus membros se unam em sua determinação em ser pacificadores e com uma prioridade clara de reconciliação.

Atualização: Tatiana e Matteo


Você deve se lembrar que, em novembro do ano passado, nós compartilhamos um pedido de oração por um de nossos tradutores voluntários, Tatiana, visto que seu filho Matteo passou por uma série de exames médicos e tratamentos. Verificou-se que ele tem um tumor de Wilms em seu rim.

Matteo continua submetendo-se a tratamento. Por favor, continue orando por perseverança, descanso e fé na bondade de Deus para toda a família no decurso deste processo.

Você pode acompanhar as últimas notícias de Matteo através de atualizações aqui.

Eventos da Miqueias


Por favor, ore pelas nossas próximas Conversas Nacionais e Consulta Global:

Jordânia: 15 a 16 de maio: Ser Sal e Luz. Ore por um momento de compartilhamento de aprendizado em conjunto.

África do Sul: 20 a 22 de maio: Missão Integral : Ore pela sabedoria dos membros da AS enquanto deliberam sobre a forma de promover a Missão Integral e como aumentar a conscientização sobre a pobreza e a injustiça.

Sri Lanka: 4 e 5 de junho: Justiça: como este evento se aproxima rapidamente, rogai pelos corações e mentes para que se mobilizem por todo o Sri Lanka e região e participem deste evento em um momento importante na história da nação.

Myanmar: 11 a 13 agosto: Verdade e Reconciliação: Explorando como podemos ser pessoas de paz. Por favor, ore por toda a preparação para esta importante conversa.

Peru: 14 a 18 de setembro: Missão Integral e Shalom: a nossa 6ª Trienal está se aproximando. Por favor, ore para que todos os que anseiam comparecer a este evento, que Deus abra as portas que tornem isso possível! Por favor, ore por toda a logística e trabalho administrativo em curso para fazer deste um momento especial em união.