Contents

A Supremacia de Cristo

... [Cristo] é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestados; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele [em Cristo] habitasse e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.

A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para, perante ele, vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro. (Colossenses 1:15-23)

Jesus é a imagem de Deus: (A manifestação exata de Deus) Quando olhamos para a vida de Jesus, como viveu e Se engajou no mundo ao seu redor, o Seu amor sacrificial, expressado em palavras e atos, vemos o coração e o caráter de Deus em ação. Por nossa vez, somos chamados a refletir esse caráter para todos ao nosso redor.

Tudo foi criado por Jesus e para Ele: Jesus é o Senhor de tudo e de todos. O Reino de Deus tornou-se uma realidade presente na história, na pessoa e na obra de Jesus Cristo.

Jesus é a Cabeça do corpo, da igreja: O Senhorio de Jesus é o fundamento tanto da vida quanto da missão da igreja. A autoridade atribuída a Jesus aqui, em Colossenses, e em Mateus 28:18 ("... É-me dado todo o poder no céu e na terra.") precede o comando dado a nós em Mateus 28:19-20 "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à [sic] consumação dos séculos." É porque Jesus tem todo o poder e é o Senhor de tudo, que temos uma mensagem a proclamar com autoridade.

Reconciliemos todas as coisas com Deus através de Jesus: A boa nova do Evangelho não diz respeito apenas a uma salvação pessoal ou individual; é uma reconciliação de todas as coisas com Deus. Para um indivíduo, o processo de transformação começa à medida que entregamos nossas vidas a Deus, para recriar em nós a imagem de Jesus, e continua ao longo de nossas vidas. O que nos distingue e nos separa não é a nossa adesão legalista a regras religiosas, mas sim nosso estilo de vida, que deve refletir o amor e a justiça do Reino de Deus – em outras palavras, como imitamos e revelamos Cristo a todos ao nosso redor. Precisamos refletir o propósito de Deus para transformar a vida humana em todas as suas dimensões. Isto significa viver a nossa distinta semelhança com Jesus em todas as áreas de nossa vida: como pessoa pública, social, espiritual e material. Fazendo isto, tornamo-nos um ímã e uma luz para aqueles que nos rodeiam.

Supremacia de Cristo: Jesus é a cabeça do corpo – é Ele que tem todo o poder no céu e na terra. É Jesus quem tem a supremacia, não a igreja! Esta é uma realidade importante. Se colocarmos a nossa esperança na igreja, ficaremos sofridos, desiludidos e frustrados já que nós, a igreja, somos muitas vezes falhos e orgulhosos. Nós precisamos colocar a nossa esperança e a nossa visão em Jesus, e permanecer reverentes por Ele ter escolhido a nós, a igreja, fracos como somos, para ser a Sua noiva, sabendo que Ele completará o trabalho que começou em nós e nos apresentará, sem mancha, diante do trono.

Reflexão: enquanto usamos nosso tempo nesta Páscoa considerando tudo o que Cristo fez por nós, não vamos desanimar, e sim ter coragem e continuar a correr a carreira que se apresenta diante de nós, mantendo nossos olhos em Jesus.

Se os senhores são como eu e por vezes se sentem desencorajados pelos jogos de poder na igreja, os relacionamentos rompidos, as atitudes de julgamento e a resistência à mudança, tenham coragem e se concentrem em Jesus, que é o Senhor de tudo e de todos. Este não é um momento de optar pelo não – este é um momento de estar diante de Deus e buscar a Sua misericórdia e intervenção para transformar nossas vidas, para que possamos ser conduzidos a uma completa união, a fim de que o mundo conheça a boa nova de Jesus Cristo – a surpreendente nova de que Deus nos ama!

Vamos hoje refletir isso em tudo o que somos, tudo o que dizemos e em tudo que fazemos. Amém.

Foco Temático: Conflito

Conflito :
• um desacordo sério ou argumento;
• a incompatibilidade entre duas ou mais opiniões, princípios, objetivos ou interesses.

Nem todo conflito é negativo. Às vezes, ao trabalharmos em áreas de injustiça, pode haver necessidade de o conflito se intensificar até o ponto onde a questão é mais amplamente reconhecida e pode começar a ter lugar uma ação efetiva.

Coreia do Norte: a crescente provocação e a escalada da possibilidade de conflito estão acontecendo entre a Coreia do Norte, os EUA e as nações circunvizinhas.

Poder: este é o ingrediente habitual na maioria dos conflitos. A busca por mais poder, o medo de perdê-lo, a necessidade de prová-lo.

Oremos:
por Kim Jong-un, o novo líder da Coreia do Norte (desde abril de 2012). Senhor, oramos para que Vos revelais a este homem e transformais os seus caminhos para que ele possa se tornar um homem de paz e um líder da liberdade;

pelos líderes da Coreia do Sul. Senhor, por favor, concedei aos líderes da Coreia do Sul a sabedoria e a temperança necessárias para responder a esta necessidade de maior segurança. Obrigado pelo crescimento da Vossa igreja nesta nação – Senhor, levantai-Vos agora para falar e interceder nesta situação. Que aqueles líderes possam ser reconciliadores.

Cultura e Identidade: isso muitas vezes determina a forma como pensamos e agimos e as pessoas vão se esforçar para manter o que sabem. Para os 24,4 milhões de pessoas na Coreia do Norte que são oprimidos e reprimidos em um modo de vida forçado sobre eles, este é um momento de medo do desconhecido e do conhecido e uma luta pela sobrevivência.

Oremos:
para que Deus possa derramar o Seu Espírito na Coreia do Norte, abrindo olhos e corações para a realidade da situação. Oremos para que a propaganda e as mentiras sejam expostas e que a verdade se torne clara e conhecida;

para que a Boa Nova de Jesus seja conhecida por toda esta terra e que a nova cultura e os valores do Reino de Deus se tornem a nova identidade.

Tratado Global Sobre o Comércio de Armas
Membros das Nações Unidas adotaram com maioria esmagadora o primeiro tratado para regulamentar o comércio mundial de armas convencionais, que abrange uma gama de armas de tanques a rifles.

Tiremos algum tempo para agradecer a Deus por este tratado corajoso e orar para que a sua adoção e adesão agora sejam seguidas.

Foco no Membro: América Latina, Brasil

O Brasil é o quinto maior país do mundo e tem a metade da superfície terrestre da América do Sul, com uma população de 201 milhões de pessoas. Ele ganhou a independência em 1822, depois de três séculos de domínio português, estabelecendo um reino monárquico que governou até 1889, quando se tornou uma república federativa. Um poder militar fortemente autoritário entre 1964 e 1985 exacerbou ainda mais a divisão entre ricos e pobres, deixando um legado de desigualdade social.

Liderança: uma república federativa (26 estados e 1 distrito federal)

Presidente e Chefe de Governo: Dilma Rousseff, empossada em 1o de janeiro de 2011. A próxima eleição será em outubro de 2014. Dilma cresceu durante os anos de difícil opressão militar e de sofrimento. Como a primeira mulher Presidente do Brasil, Dilma afirma que "qualquer política pública só vale a pena se mudar a vida das pessoas";

A democracia multipartidária foi restaurada em 1985 e o atual governo tem tomado medidas na tentativa de reduzir a pobreza e melhorar as políticas governamentais, incluindo o combate à corrupção.

Economia: o Brasil está crescendo para ser uma potência econômica emergente em nosso mundo, com o uso de seus vastos recursos naturais e sua enorme força de trabalho. Os principais setores são o agrícola, o de mineração e o de serviços. No entanto, 24,4% da população do Brasil ainda estão vivendo abaixo da linha da pobreza.

Sociedade: O Brasil tem uma população de 201 milhões, composta de diversos grupos étnicos (50% brancos, 38% misto, 6% negros, e 5% asiáticos e árabes e 1% ameríndios (grupos tribais nativos). Oitenta e sete por cento da população vivem em cidades. Oficialmente, diz-se haver igualdade de gênero, mas a tendência à dominação masculina persiste. Houve certa melhora quanto à violência de gênero.

Fé: Há liberdade de religião. Setenta e dois por cento da população são católicos e há um aumento rápido do crescimento evangélico com um florescimento da mentalidade missionária.

Membros da Rede Miqueias – Há 11 membros no Brasil:
1.  Ação Evangélica (www.acevbrasil.org.br);
2.  Alento Institute for Humanitarian Action (Instituto Alento de Ação Humanitária);
3.  Casa de Assistência Filadélfia (www.caf.org.br);
4.  CIEE (IFES América Latina) (www.cieeal.org.br);
5.  Diaconia (http://diaconia.org.br);
6.  Editora Ultimato (www.ultimato.com.br);
7.  FALE;
8.  Igreja Batista Metropolitana (www.ibam.com.br);
9.  Lar Betel – ASEB;
10. Associação Oásis Brasil;
11. Visão MundiaL (www.visaomundial.org.br).

Pontos de Oração:

Governo: agradeçamos a Deus pelas reformas e liderança que nos têm ajudado a fortalecer o Brasil. Oremos pela presidenta e seu governo enquanto eles enfrentam os próximos desafios no cenário mundial. Particularmente, orem pela sabedoria e ações deles quanto à redução da pobreza e luta contra a corrupção. Orem para que o sistema judicial se fortaleça já que o crime continua em ritmo elevado.

Economia: O Brasil enfrenta o desafio da administração de seus recursos versus a exploração e a destruição de ecossistemas vitais. Vamos orar para a salvaguarda da criação e do reconhecimento da necessidade de criar empregos (10% de desemprego).

Missão Integral: duas redes importantes que promovem a Missão Integral no Brasil são Renas e Red del Camino. Oremos por seu impacto à medida que eles compartilham com as igrejas locais, missões e organizações de ajuda humanitária no Brasil. Ruth Alvarado (Coordenador da Rede Miqueias para a América Latina) acaba de visitar o Brasil e participar de um evento da Renas. Oremos para que a Rede Miqueias possa continuar a apoiar uma abordagem missionária integrada no Brasil.

Sumário dos Pontos de Oração

Rede Miqueias Camboja: Chandara Ket (Coordenadora Nacional) nos pede para orar com eles:
a.  pelas consultas provinciais sobre a Missão Integral que será realizada em 8 de abril de 2013, na província de Pursath, e em 2 de maio de 2013, na província de Battambang;
b.  pela Consultoria Nacional a ser realizada de 23 a 24 de outubro de 2013, em Phnom Penh;
c.  pela reunião provincial de orações a ser realizada em 25 de abril, na província de Veng Pray.
Por favor, orem para que pastores e líderes de ONGs cristãs, em cada região, participem nestas reuniões.

Consultoria Francófona da Rede Miqueias intitulada: A Missão Integral e a Comunidade: Parceria para a Transformação, a ser realizada na Costa do Marfim, de 29 de julho a 2 de agosto de 2013. Orem pela preparação e pelo apoio para este importante encontro.

Consultoria de Gestão de Desastres a ser realizada nas Filipinas, de 16 a 20 de setembro de 2013, em parceria com PCEC, do Wheaton College, Aliança Integral, WEA e Rede Miqueias. Orem pela preparação e pelo apoio a esta reunião. Particularmente, orem por PCEC que vai realizar esta consultoria.

Sundar Daniel, nosso ex-Coordenador Regional para a Ásia, enquanto ele continua a buscar os próximos passos para ele e sua família. Por favor, orem para que lhe seja dado a conhecer o emprego certo.

Vejam o HIV Prayer Guide (Guia de Oração do HIV) para abril.