Contents

O Desafio Integral

Um modo de descrever a missão integral está enraizado no Evangelho inteiro, do qual há o envolvimento na comunidade para a transformação da sociedade, a inauguração de um novo Reino. Perguntaram-me por que dizemos “o Evangelho inteiro”; afinal, pode o Evangelho ser algo menos do que um todo? A ênfase no Evangelho como “inteiro” está presente pelo mesmo motivo que damos ênfase à missão “integral” – tendemos a separar aspectos que nunca deveriam ser separados, como por exemplo:

1) A Crença e a Vivência
De certo modo, temos separado o crer no Evangelho do viver o Evangelho, muitas vezes priorizando o crer. A mensagem do Evangelho sempre integra a fé e a obediência, portanto precisamos nos perguntar se de fato podemos acreditar no Evangelho e não vivê-lo. Um dos maiores obstáculos para compartilhar a Boa Nova é a indignidade de que muitos que professam acreditar não mostram evidência alguma de vivenciar esta crença. Então, o mundo olha para nós e nos chama de hipócritas; e a nossa mensagem falta autenticidade e integridade.

2) O Indivíduo e a Criação
A nossa ênfase ao longo dos anos tendeu a colocar a salvação individual no centro do Evangelho, deixando de fora o plano redentor de Deus para toda a criação. Todas as coisas foram criadas em Cristo e para Ele. A mensagem do Evangelho é uma mensagem de reconciliação de todas as coisas no céu e na terra, o que inclui não só nós, como indivíduos, mas a Igreja, as comunidades, as nações, a criação! Mais ênfase no indivíduo, mesmo sendo ele tão importante, resulta em uma imagem da igreja como um recipiente para as almas, ao invés de uma demonstração viva da transformação que Deus deseja para toda a criação.

3) Proclamação e Demonstração
Este é o entendimento mais comum da missão integral: o Evangelho precisa ser ouvido e visto.

Quando nos concentramos no primeiro aspecto de cada um dos [três exemplos] acima, reduzimos o Evangelho a uma dimensão do "outro mundo" e perdemos de vista o lugar e o tempo atuais. Nós temos uma forma de piedade, mas nos falta integridade e poder para mudança. Da mesma forma, se nos concentrarmos no segundo aspecto de cada um dos três exemplos acima, tornamo-nos trabalhadores sociais, porém a transformação ainda é limitada. Sem a proclamação de Jesus como Senhor não há Evangelho integral, e sem um Evangelho integral não há missão integral.

Reflexão
Há outros aspectos que separamos, prejudicialmente, como por exemplo o privado e o público, o espiritual e o material. Precisamos nos esforçar para viver uma vida holística e integrada, refletindo Cristo em tudo que dizemos e fazemos. Davi orou: (Salmo 86:11) Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.

Compartilhemos esta oração com Davi enquanto refletimos sobre como viver a missão integral.

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher: 8 de Março de 2013

O que significaria acabar com a discriminação contra as mulheres? Parar a violência baseada no gênero? À medida que reconhecemos o papel que as mulheres desempenham na sociedade, precisamos também perguntar como podemos responder para aumentar a conscientização sobre as desigualdades ainda tão evidentes em nosso mundo.

De Mulher para Mulher: esta é uma iniciativa do Desafio Miqueias. Novecentos milhões de mulheres e meninas em todo o mundo vivem em extrema pobreza. Isso significa que a uma em cada quatro delas são negadas as oportunidades básicas. As mulheres possuem apenas 1% da riqueza do mundo.

Mulheres e meninas são vítimas de pobreza, mas são também essenciais ao fornecimento de soluções. Oremos juntos:

Para que as mulheres tomem iniciativa e sejam a mudança que desejam ver em suas famílias e em suas comunidades;

Pela maior conscientização quanto à indignidade dos casamentos forçados e para que ocorram mudanças nas leis e tradições culturais que exploram as mulheres desta forma;

Por melhores oportunidades para as meninas terem acesso à educação;

Pela exposição ridícula do tráfico sexual e pelo esforço unido para acabar com este tráfico.

Em uma recente reunião da Rede Miqueias na Cidade do Cabo, vários homens se levantaram e fizeram uma oração de arrependimento em nome dos homens. Eles pediram perdão por sua complacência e falha ao não servirem de modelo para uma forma respeitosa de falar sobre as mulheres e com estas, além de demonstrar um caráter semelhante ao de Cristo, e por serem um mau exemplo do que um pai deve modelar para os filhos. Não dizer ou não fazer coisa alguma sobre como as mulheres são exploradas e tratadas desrespeitosamente em todo o mundo denota cumplicidade.

As mulheres presentes naquela reunião também oraram e pediram perdão pelas vezes em que falaram negativamente sobre os homens. Este fato demonstrou uma humildade mútua para restaurar uma relação correta entre homens e mulheres.

Peçam a Deus que revele quaisquer preconceitos em seus corações e para que se comprometam a demonstrar a verdadeira natureza de Deus em todas as nossas conversas e ações.

Orando Juntos pela Síria

A Tearfund está se unindo a outras agências como a Save the Children, Oxfam e Anistia Internacional, que estão incentivando as pessoas ao redor do mundo para realizarem vigílias à luz de velas na quinta-feira, 14 de março, para destacar que os dois anos de conflito na Síria ainda continuam.

Nós os convidamos para participar e conduzir vigílias à luz de velas na quinta-feira 14 e na sexta-feira, 15 de março, para orarem pela paz para o povo da Síria.

Por que orar pela Síria agora? Sexta-feira, 15 de março de 2013 marca dois anos do início do conflito na Síria.

Mais de um milhão de sírios já fugiram do país enquanto o conflito escala na sua terra natal, e milhões de pessoas foram deslocadas dentro do país. Muitos foram forçados a deixar tudo para trás. Eles não têm abrigo, estão lutando para terem acesso a alimentos e não têm certeza sobre o que está por vir.

O que os senhores podem fazer: O povo da Síria precisa desesperadamente de nossas orações neste momento de conflito e incerteza. Usem estas ideias para organizar uma vigília de oração à luz de velas com sua família, amigos e membros da igreja. Vejam One Voice para baixar e imprimir o guia de oração pela Síria para ajudar a formular as suas orações.

Uma oração pela Síria
Deus Todo-Poderoso, hoje nós lembramos, diante de vós, do povo da Síria.

Nossos corações ardem com a dor e o sofrimento deles. Senhor, oramos para que o vosso consolo se faça conhecido.

Pai Amoroso, nós oramos por todos que estão respondendo com amor na Síria e nos países vizinhos.Abençoai a todos eles que trabalham dia e noite para ajudar aqueles em necessidade. Senhor, pedimos que a vossa misericórdia se faça conhecida.

Príncipe da Paz, pedimos que levanteis pacificadores. Concedei discernimento e sabedoria aos líderes e outros com influência para que um caminho de paz possa ser encontrado. Por favor, ajudai-nos a sermos fiéis ao vosso ministério. Senhor, pedimos que a vossa paz se faça conhecida.

Amém.

EXPOSTO: Fazendo brilhar uma luz na corrupção

Lançada na Cidade do Cabo em 11 de março de 2013

O lançamento desta campanha é uma parte importante para o aumento da conscientização sobre a farsa da pobreza, destacando a perda de bilhões de dólares perdidos à corrupção e que poderiam ter sido usados para trazer um impacto positivo à vida de muitas pessoas pobres.

Vamos orar pela chamada à ação global, que visa mobilizar os cristãos ao redor do mundo a se posicionarem contra a corrupção. À medida que oramos por esta iniciativa, orem também pelo seu próprio compromisso de se levantarem contra a corrupção.

Ação: adicionem seus nomes ao apelo mundial agora e tomem uma posição unida nesta chamada à ação.