Ancorados

Ancorados


Os senhores se sentem subjugados todas as vezes que ligam o noticiário?

Conflito: as atrocidades eternizadas em Gaza e em Israel, a luta contínua da Síria; as bombas investindo contra o Iraque; a destruição ameaçadora pelos VANTs (Veículos Aéreos não Tripulados); milhares desalojados; a violência contra mulheres e crianças; as pessoas atingidas na troca de tiros daqueles que são repletos de ódio e preconceito, dor e traição. O abate do MH17 – um despertar bárbaro para a realidade de que o conflito é como fermento – os seus tentáculos se alastram em lares pelo mundo todo.

Injustiça: governos que roubam os recursos da terra, enquanto as suas populações morrem de doenças tratáveis, fome e negligência; líderes cristãos que manipulam as suas congregações para que lhes forneçam dinheiro para alimentarem as próprias ambições deles; o mau cheiro da corrupção em nossas ruas, nos nossos serviços civis, nos nossos mercados e até nos nossos lares; estrangeiros e migrantes tratados como animais; mentiras e propagandas políticas enchendo os nossos ouvidos; o oprimido marginalizado.

Pobreza: populações presas pelas cadeias da privação porque alguns desperdiçam a riqueza das nações; más condições de saúde e de moradia, que são apavorantes, esgotam a esperança.

Estas três barreiras inter-relacionadas ao bem-estar da comunidade são os motivadores centrais da existência da Miqueias.

Para lidar com estes fatores, precisamos de um novo tipo de colaboração. Paul Bendor-Samuel, o diretor internacional da Interserve, compartilhou um pensamento desafiador – ele disse “sempre buscamos parcerias com pessoas que são como nós – quando ousaremos fazer parceria com aqueles que não são como nós ?”.

Uma das características distintas e existentes da Miqueias é que reunimos pessoas de norte, sul, leste e oeste, de todos os tipos de iniciativas (organizações de auxílio e de missões, igrejas, faculdades, negócios, denominações, alianças, movimentos). Grandes organizações internacionais, pequenas respostas nacionais das massas; dons e aptidões temáticos variantes, interesses e prioridades!

Como pode tal diversidade funcionar? Porque somos ancorados e profundamente arraigados no Evangelho, o qual claramente nos chama à unidade, a proclamar as Boas Novas, a trabalhos servis, a refletir o Reino de Deus em todas as formas e a todo o momento. Apenas quando buscamos a colaboração internacional, podemos nos tornar embaixadores eficientes para a reconciliação, defensores da justiça e restauradores da integridade.

Paul Bendor-Samuel nos adverte a tomarmos cuidado para que os sinais do Reino não ofusquem o próprio Rei. Precisamos nos manter ancorados em Cristo – pois apenas em Cristo a verdadeira transformação se realiza.

Ansiamos pelo impacto de reunirmos as aptidões e dons da Rede Miqueias e do Desafio Miqueias para formarmos um movimento unido e ardente, que serve este programa. Convidamos a todos para permanecerem unidos e serem a mudança que queremos ver.

Graça e Paz.

Sheryl Haw
Diretora Internacional

Reflexões da ISUM: Um bom curry malaio

Curry


Esta reflexão é de Darren Prince, da InnerCHANGE, que participou da Sociedade Internacional pela Cúpula da Missão Urbana, corealizada pela Rede Miqueias, no mês passado.

Como um bom curry malaio, a Cúpula ISUM 2014 é melhor descrita como uma mistura deliciosa das suas muitas partes complexas. Eu poderia lhes contar sobre os palestrantes convidados, Jayakumar e Perkins, proclamando a justiça para o pobre urbano do mundo e a mensagem do amor radical, às vezes em estéreo acidental. Eu poderia resumir o fruto dos grupos de trabalho: a imersão no âmago de Kuala Lumpur, as meditações teológicas, os chamados para atos proféticos. Eu poderia tentar captar a essência dos aprendizados destilados através das oficinas de aprendizado significantes e variadas. Ou a significância das histórias contadas pelos profissionais urbanos de todo o mundo.

Mas isto seria como tentar descrever um curry ao enumerar os seus ingredientes. A beleza da Cúpula é a maneira como estes ingredientes cozem e fervem em fogo brando para se transformarem em algo totalmente diferente das partes separadas. Esta foi a surpresa aprazível do tempo que passamos juntos na Malásia, no fim de junho: o modo com que tudo se uniu para nos direcionar para os sinais da esperança real e duradoura para as nossas cidades. Tudo na hospitalidade oferecida pelas pessoas generosas e bondosas da nossa cidade anfitriã da Malásia.

A verdadeira alegria, como quando qualquer tribo ou família se reúne, foi a rica diversidade das pessoas: profissionais urbanos da esperança, provenientes de todo o mundo, abrangendo as faixas etárias, os grupos socioeconômicos, as tradições teológicas e eclesiásticas. A minha maior lembrança foi o número absoluto de contatos com almas que pensam de maneira igual, que eu nunca havia conhecido antes, mas mal posso esperar para ver novamente.

Há algo especial, eu me atrevo a falar, sagrado, ao que Deus parece estar formando entre a comunidade ISUM: algo a não ser perdido por aqueles da Rede Miqueias que se sentem animados a dar os braços à nova geração de trabalhadores urbanos por justiça. Eu saí de lá inspirado, renovado e revigorado pelo trabalho por esperança na minha cidade e pelo nosso mundo, cada vez mais, urbano.

_________________________________

Agradecemos a Deus por todo o aprendizado, pelos relacionamentos e pelo encorajamento provenientes da Cúpula. Veja abaixo como acessar as sessões e os recursos.

Recursos da ISUM

ISUM


Os senhores perderam a nossa Consultoria Regional da Ásia, na Malásia, no mês passado?

Não se preocupe! Os senhores podem acessar os destaques e todas as sessões principais aqui.

Futuros Eventos da Rede Miqueias

Eventos

BANGLADESH

A Missão Integral e a igreja

Como as nossas igrejas deveriam exercer a Missão Integral para transformar as comunidades?

7 a 9 de agosto de 2014

Centro de Conferência BBCF, Rajendra Pur, Daca


RUANDA

A Missão Integral e a comunidade

Como podemos agir justamente, amar a misericórdia e andar humildemente com Deus em nossas comunidades?

22 de agosto de 2014

Centro de treinamento Bíblico das Assembleias de Deus,  Nyandungu, Kigali


CONSULTORIA REGIONAL DA ÁFRICA

A Missão Integral e a liberdade

Convidamos os senhores a esta oportunidade para aprendermos juntos como podermos lidar com a injustiça apresentada pelas situações do tráfico de pessoas, o trabalho forçado e outras formas de exploração.

8 a 12 de setembro de 2014

Hotel Chrismar, Livingstone, Zâmbia


UGANDA

Deus de Justiça

Por toda a Bíblia, vemos que Deus é profundamente interessado em justiça. O caráter de Deus demonstra um zelo por justiça, o qual somos chamados para espelhar. Consequentemente, como é para vivemos em um mundo repleto de injustiça?

15 a 16 de setembro de 2014

Centro de Treinamento e de Conferência Lweza, Kampala

Consultoria Lausanne sobre as Crianças de Risco

Lausanne


16 a 20 de novembro de 2014
Seminário Sul-americano,
Quito, Equador

A Consultoria Lausanne sobre as crianças de risco tem como objetivo levantar a conscientização sobre as necessidades e iniciativas relacionadas ao ministério com crianças de risco e a envolver atos constantes e colaborativos dentro da comunidade da igreja global para realizar o Chamado de Compromisso da Cidade do Cabo à Ação, em nome deles.

Para obter mais detalhes, queira entrar em contato com lausanneconsultation.car@gmail.com.

Atualização da Campanha “Exposto”

Exposto


"StopArmut2015" (Pare a Pobreza 2015) A Suíça chama para se obter mais transparência nas transações financeiras e nas políticas tributárias.

Repetidamente, a Suíça vem sendo criticada pela falta de transparência no financiamento dos partidos políticos – mais recentemente pelo Conselho Europeu, no início deste mês. A Campanha "StopArmut2015" (Pare a Pobreza 2015), da Aliança Evangélica Suíça, está decepcionada com a atitude relutante do parlamento e do governo. Eles expediram um chamado forte para lidar com o sigilo e a corrupção, os quais prejudicam, por fim, mais o pobre.

Leiam os detalhes aqui.


Na Austrália, cidadãos comuns estão Resplandecendo a Luz sobre a evasão tributária e a corrupção.

Formou-se um impulso grandioso a partir do evento Vozes por Justiça, o qual aconteceu em Camberra, na Austrália, em junho. Mais de 200 australianos se reuniram com os seus líderes políticos para desafiá-los a ‘Resplandecer a Luz’ sobre a evasão tributária e a corrupção.

Leiam o blog do John Beckett, Diretor Nacional do Desafio Miqueias, explicando o porquê das vozes dos cidadãos serem tão importante para levantar estas questões e para catalisar mudança.

Divulgado o Relatório de 2014 dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (MDGs, em inglês)

Unidas


Encontra-se disponível agora o Relatório de 2014 dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (MDGs) das Nações Unidas.

Há boas novidades, mas a visão geral pode mascarar a verdade em diferentes regiões.

É possível ler o relatório completo aqui [pdf] [em inglês].

Alguns cabeçalhos do relatório:

- O mundo alcançou o objetivo de reduzir à metade a proporção daqueles vivendo em pobreza extrema;

- 90% das crianças em regiões em desenvolvimento estão frequentando a escola primária;

- Até 2012, todas as regiões em desenvolvimento haviam alcançado, ou estavam próximas de alcançar, a paridade em gênero no ensino primário;

- A participação política da mulher continua a aumentar. Em janeiro de 2014, 46 países tinham mais de 30% de mulheres como membros do parlamento, em pelo menos, uma câmara;

- Em 2012, mais 2,3 bilhões de pessoas têm melhor acesso a água potável do que em 1990.

Celebramos estes sucessos, porém reconhecemos que é preciso continuar com os esforços alvos para dar continuidade ao progresso que foi feito, para se alcançar os MDGs, particularmente nas áreas de:

- nutrição infantil;
- mortalidade infantil e materna;
- índice de desistência da escola primária;
- sanidade segura.

Um Lembrete Amigável


Um lembrete a todos os membros da Rede Miqueias:

Passamos da metade do ano e isto significa que estamos lembrando aos que ainda não efetuaram as suas contribuições anuais de membresia, queiram efetuá-la logo!

Para obterem detalhes de como se pode fazer a contribuição, clique aqui.

Agradecemos, sinceramente, a todos aqueles que já fizeram a sua contribuição – somos gratos por contribuírem fielmente para com o nosso trabalho.