O Chamado para Seguir


O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. John 15:12-12

Somos chamados a seguir o exemplo de Jesus! O chamado para seguir Jesus é um chamado incrível, mas é também dispendioso. A Bíblia nos diz que as pessoas nos conhecem pela demonstração de nosso amor. (João 13:35). Uma das maneiras de demonstrar isso é dar a nossa vida por nossos amigos. Isto é uma amostra de compromisso muito séria! Eu preciso saber quem são meus amigos – e se o Facebook é uma das listas ...... !!!

Quem são os meus amigos?

Bem, podemos começar com aqueles com quem estamos em contato a cada dia de nossas vidas:
A nossa Família: não apenas a minha família imediata, mas a minha família alargada
A nossa Igreja: a igreja local na nossa comunidade em que todos nós participamos
Os nossos colegas: as pessoas com quem trabalhamos
A nossa comunidade: as pessoas com quem vivemos lado a lado

Jesus expande cada uma destas definições:

A nossa família: nascemos na família mais ampla de todos os crentes.

A nossa Igreja: nós confraternizamos com todos os crentes através das fronteiras denominacionais, étnicas e geográficas.

Os nossos colegas: estamos conectados com outras pessoas que trabalham em nosso mundo interligado.

A nossa comunidade: somos chamados a ser uma bênção para as nações – a comunidade acaba de se ampliar! Afinal, quem é o nosso vizinho ... ..?

Dar a nossa vida
A maioria de nós pode não ser chamada para, literalmente, dar a nossa vida física – embora todos nós devemos estar dispostos a fazê-lo. Entretanto, todos nós somos chamados a dar a nossa vida a cada dia de um modo muito mais sutil, mas igualmente importante. Com que isto se parece?

Eu entro no avião e só quero sintonizar e assistir a um filme, não falar com ninguém - mas a pessoa sentada ao meu lado parece estar “para baixo.” Eu deixo de lado o meu desejo de ter aquele tempo para mim mesmo e começo a falar com o meu vizinho.

Todos os dias temos de fazer escolhas e muitas vezes nós as fazemos guiados pela maneira pela qual podemos melhor evitar transtornos, desconforto, interrupção, dor, frustração, irritação, atrasos, etc. Fazemos escolhas sobre onde morar, onde trabalhar, onde passar o tempo, tudo baseado no que nós ganhamos para nós mesmos: melhor salário, melhor comunidade, mais conforto, menos estresse. É claro que estamos destinados a ser mordomos sábios e bons – mas precisamos examinar a motivação.

A Miqueias representa um chamado para cada um de nós para uma amizade mais profunda, unidos pela nossa paixão e desejo de ver a missão como transformação. O nosso pedido de inscrição é um sinal de solidariedade para trabalharmos juntos para ver esta visão se desdobrar.

Eu acredito que podemos ser catalisadores de mudança, mas ela vem com o preço de pôr de lado as nossas vidas, uns pelos outros. À medida que juntos lançamos a Miqueias (a união da Rede Miqueias e do Desafio Miqueias), teremos de afirmar a nossa visão de maneira prática. Por exemplo:

1) Reunir líderes missionários a nível nacional a cada ano para que eles possam aprender, compartilhar e avançar nas atividades de transformação para cada país. Se queremos ver uma mudança de base precisamos investir nessas conversas.

2) Desenvolver um chamado para ação e mudança nas questões da pobreza, conflitos, exploração e injustiça requer que tenhamos tempo reservado para debater, ouvir a Deus e agir nas campanhas inspiradas e iniciativas de lobby que garantem que os líderes não apenas tomem responsabilidade, mas sejam também influenciados para o bem. Nós nos juntamos à Miqueias por causa desta resposta unida - precisamos investir nessas intiatives e um modo de fazê-lo é apoiar um coordenador de defesa de direitos.

3) Reunir a cada três anos, como uma comunidade global requer um compromisso para ajudar aqueles que são uma parte vital da nossa rede para participarem. Nós valorizamos a igualdade de voz e participação, mas temos que estar comprometidos com a equidade, uma vez que requer nosso próprio esforço para garantir que todos estejam presentes.

Gostaria de convidar a todos para ficarem conosco na Miqueias e, de um modo muito prático, fazer um compromisso além de sua contribuição de membro  para que possamos juntos ser a mudança que desejamos ver. Contacte Sheryl para explorar isto mais a fundo.

Unidos Nele,

Sheryl Haw
Diretora Internacional

Habitando nossos Bairros


Habitando nossos Bairros – Ser as mãos e pés de Deus na Cidade

Como nos aproximaríamos de nossos vizinhos de forma diferente se reconhecêssemos o valor deles aos olhos de Deus?

Como o relacional - e não apenas o estrutural e o conveniente - entram no planejamento de nossas comunidades e ambientes urbanos?

De acordo com a Bíblia, como teria a sua cidade um aspecto diferente se ela estivesse florescendo?

Estas são apenas algumas das questões que surgiram durante o recente encontro Urban Life Together: Inhabiting our Neighbourhoods (Vida Urbana Juntos: Habitando nossos Bairros) encontro que teve lugar em Melbourne em 17 e 18 de outubro.

Organizado por Ash Barker, diretor da Sociedade Internacional da Missão Urbana, e hospedado por Urban Seed (Semente Urbana), este evento reuniu um grupo diversificado de indivíduos e organizações comprometidos a serem mãos e pés de Deus em sua própria comunidade urbana.

Ouvimos testemunhos de assistentes sociais que caminham ao lado de jovens marginalizados no interior da cidade, de voluntários que administram clubes de crianças nos subúrbios desfavorecidos, de trabalhadores que trazem abrigo e companhia para os sem-teto, de um pastor que construiu uma igreja para ministrar às necessidades particulares de estudantes internacionais, e de cristãos comuns que dedicam suas vidas a simplesmente estar presente e conhecidos em suas comunidades, demonstrando o amor de Deus em atos cotidianos de cuidado e compaixão.

O que aconteceria se nós passássemos mais 10 minutos cada dia nos envolvendo com os nossos vizinhos?

E se nós parássemos de deixar a transformação urbana para os nossos líderes políticos e começássemos a imaginar como podemos afetar a mudança?

Ao longo de dois dias, todos que participaram do encontro foram desafiados a examinar como podemos construir cidades que são locais de refúgio para os pobres, acolhimento para os marginalizados e liberdade para os oprimidos.

Tiramos tempo buscar o coração de Deus pelas comunidades urbanas (Deut. 15, Isaías 65, Ap 22), e constatamos que o propósito de Deus quanto à cidade deve ser de um lugar para o qual as pessoas vêm, não para se avançar mas para estar juntos e compartilhar tanto os presentes quanto os desafios da vida.

Hospitalidade. Relacionamentos. Conectividade. Bem-estar. Generosidade.

Estas foram as palavras que se repetiram ao longo do encontro. Em um mundo onde a tecnologia e a correria nos deixam cada vez mais desconectados apesar da proximidade física com os nossos vizinhos, somos chamados a ser contra-cultural. Somos chamados a estar presentes e ser responsáveis em nossas comunidades; prontos para servir e dispostos a ser incomodados (Mateus 5: 13, Lucas 10: 25).

E, finalmente, nós nos perguntamos, por que estamos a procurar o Shalom da cidade?

"Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."
Mateus 25:40

Jenny Vaccari
Coordenadora Global da Rede
_________________________________

Os trabalhos deste evento serão disponibilizados na forma de um livro nos próximos meses. A Rede Miqueias vai destacar, no nosso boletim informativo, quando ele for publicado.

Abaixo estão alguns grandes recursos sobre o tema da missão urbana:

New Urban World (o jornal da Sociedade Internacional para a Missão Urbana)
InnerChange - uma ótima lista de recursos
Risky Compassion de Ash Barker
Red Letter Revolution de Shane Claibourne e Tony Campolo

Anúncio: ISUM e Miqueias

ISUM


Ao longo dos últimos anos, a proporção da população mundial que vive em cidades cresceu mais de 50%! As nossas cidades continuam a crescer. Como podemos ser uma bênção para a nossa população urbana, muitos que vivem em situações muito difíceis, extrema pobreza e privações? Um bom número de membros da Miqueias são especializados em trabalhar nas cidades do interior e em favelas em todo o mundo. Colaboramos com a Sociedade Internacional para a Missão Urbana (ISUM, sigla em inglês) ao longo dos dois últimos anos, através de sua Cúpula Urbana. Durante este tempo, fomos muito incentivados a ver a influência que estão tendo.

Por isso, é com profundo respeito e emoção que estamos entusiasmados ao anunciar que a ISUM vai se tornar uma expressão formal da Miqueias em missão urbana a partir de janeiro de 2015.

Uma das prioridades estratégicas em que a Micah pretende focar nos próximos anos é a chamada à ação para a busca do bem-estar da cidade (Jeremias 29: 7). A experiência, paixão e conexões que a ISUM vai trazer para a Miqueias será uma bênção para todos nós e nós anseamos por tudo que esta colaboration trará.

Bem-vinda, ISUM!

Você pode ver aqui o contorno completo de todas as mudanças que estão acontecendo na ISUM.

Brilhe a Luz: Destaques do G20


O Desafio Miqueias e a Campanha Exposed foram capazes de gerar uma quantidade significativa de atenção da mídia e do interesse público com o  evento Shine the Light Brisbane no fim de semana de 8 a 9 de novembro. Foi um fim de semana de adoração, ação e defesa de direitos. Cristãos de todo o mundo usaram a sua voz para falar contra a corrupção e a sonegação fiscal na liderança até junto à Cúpula dos Líderes do G20, que teve lugar na semana seguinte (de 15 a 16 novembro).

Obrigado a todos que se juntaram a nós em oração durante aquele tempo!

Destaques da semana incluíram:

- A entrega de uma carta aberta, assinada pelos líderes da igreja mundial, pedindo que maior transparência se torne a norma internacional.

- A criação do maior paraíso fiscal simulado do mundo.

- Reuniões com líderes empresariais para discutir como a integridade nos negócios pode beneficiar os pobres. Uma declaração sobre o efeito dessas reuniões encontra-se aqui.

Você pode dar continuidade à conversa sobre integridade e transparência usando #Shinethelight em mídia social.

Você pode também ler o Comunicado de Imprensa do Exposed, em resposta ao Comunicado Final dos Líderes do G20 [pdf].

Proposta e Modelos de Relatório: Atualizados

Nós completamos um longo processo de revisão que atualizou os modelos padrões para propostas e relatórios da nossa Rede Miqueias para concordar com os avanços da melhor prática em todo o setor de ajuda, assistência e desenvolvimento.

Esses modelos foram criados com a intenção de padronizar o formato de propostas e relatórios, em um esforço para reduzir exigências de tempo e de recursos humanos na elaboração de propostas e relatórios para os doadores e outras partes interessadas.

Eles foram revistos e atualizados em ampla consulta com a Rede, e agora estão finalizados e disponíveis em espanhol (francês estará disponível em breve).

Declaração Livingstone - responder

Declaração de Livingstone


Em setembro de 2014, a Miqueias publicou a Declaração de Livingstone, que descreve o nosso compromisso com a ação para resolver a caricatura da violência baseada no sexo e no tráfico de seres humanos. Cada mês vamos explorar como podemos fazer isso juntos.

Comprometemo-nos a acabar com a violência contra mulheres e crianças.

Restored desenvolveu um pacote para igreja que permite que as igrejas sejam informadas sobre como detectar, responder e prevenir a violência doméstica. Nós encorajamos os senhores a baixar este pacote aqui, lê-lo e, em seguida, compartilhá-lo com os líderes da sua igreja.

Family Impact no Zimbábue está adaptando este recurso para se encaixar no contexto.

A Evangelical Fellowship of Zambia e o Desafio Miqueias Zâmbia estão adaptando este pacote para encaixar o contexto em Zâmbia.

Convidamos todos os membros a considerar a inclusão dos seus nomes nesta parte e ver o que eles podem desempenhar na sensibilização contra a violência doméstica - a garantia de que sua organização e igreja são lugares de refúgio e de resposta. Para fazer parte deste esforço, entrem em contato com Jenny.

Recursos: para rastrear informações sobre o que está acontecendo no tráfico anti-humano vejam aqui.

Eventos da Miqueias


Embora o fim do ano se aproxima, nosso planejamento de eventos está aumentando à medida que olhamos para a frente em 2015. Certifiquem-se de tomar nota das datas abaixo:

Hephzibah Women of Destiny Conference

14-16 de novembro de 2014
Durban, África do Sul


Cúpula Migueias: Inscrevam-se agora!

7-9 de dezembro de 2014
Nova Iorque, EUA


Courage for Change: transforming church, transforming community (Coragem para Mudar: transformando a igreja, transformando a comunidade)

13-15 janeiro de 2015
Lahore, Paquistão

Quênia

Reservar as datas: 5-6 de março de 2015

Tanzânia

Reservar as datas: 10-11 de março de 2015

Alemanha

Reservar as datas: 24-26 de abril de 2015

Global Triennial Consultation:

Missão Integral e Shalom:
justiça, paz, alegria


14-18 de setembro de 2015
Centro de Convenções Huampani, Lima, Peru

A Criação Care (Cuidado com a Criação) e o Evangelho


No início deste ano, a WEA e a Lausanne facilitaram uma conferência sobre Creation Care and the Gospel (Cuidado com a Criação e o Evangelho), em Manila. Dave Bookless, Diretor de Teologia junto a A Rocha  relata este evento e anuncia as próximas conferências para expandir sobre o tema:

Esta foi a primeira entre provavelmente nove conferências regionais planejadas para os próximos 3-4 anos, com base no reconhecimento do Compromisso Lausanne Cidade do Cabo com o Cuidado com a Criação como uma questão do Evangelho e em seguida à consultoria da Jamaica no final de 2012. As conferências estão sendo organizadas por comissões regionais e coordenadas por Ed Brown (Care of Creation e patrono senior da Lausanne pela Creation Care) e Dave Bookless.

Organização: A conferência foi planejada por David Gould (patrono do OMF Care Creation e o Bispo Efraim Tendero de Manila, e foi facilitada pelo Conselho Filipino de Igrejas Evangélicas (PCEC, sigla em inglês), presidida por Bp Tendero. Um representante do grupo de planejamento da próxima conferência (Nairobi dezembro de 2014), também participou - Karobia Njogu da CMS África.

Participação: Cerca de 90 pessoas de mais de 10 países.

Programação: O objetivo foi trabalhar no sentido de planos para as redes nacionais de Creation Care, e o último dia foi dedicado a estes planos. Uma das principais impressões que surgiram em muitas das palestras e seminários foi sobre o rápido desmatamento e a perda de biodiversidade que muitas partes do sudeste da Ásia enfrentam e a necessidade de agir com urgência.

Resultados: Os objectivos da conferência (e das outras conferências regionais) são inflamar movimentos evangélicos de cuidados com a criação nos países participantes. Estes movimentos serão identificados pelas seguintes características gerais, quer dizer, eles vão transformar a compreensão do cuidado com a criação dentro das igrejas evangélicas nos países deles, das seguintes formas observáveis e mensuráveis:

• Eles irão se  auto-identificar como evangélicos e/ou serão vistos trabalhando principalmente dentro da comunidade evangélica, com ligações com a sua aliança evangélica nacional ou WEA grupo associado;
• Eles irão reforçar compreensão e ação no que diz respeito aos cuidados com a criação através da promoção de uma resposta ambiental, que é marcada por firme teologia, boa ciência e engajamento prático;
• Terão liderança visível, comprometida, capaz de atingir um perfil nacional para os cuidados com a criação;
• Vão trabalhar em parceria com/buscar o apoio de uma variedade de organizações, instituições e denominações, incluindo a maioria das significativas organizações evangélicas nacionais e igrejas;
• Vão usar estratégias locais adequadas, recursos produzidos localmente, e serão financiado localmente;
• Vão patrocinar e promover actividades contínuas, variando de acordo com as condições nacionais (por exemplo, " domingo anual de cuidados com a criação” com recursos baseados na Bíblia, campanhas sobre questões ambientais específicas, recursos para pequenos grupos de estudo bíblico, oração, resposta prática).

Lausanne criou um fórum on-line, Lausanne Creation Care Network para ajudar as pessoas a acompanhar e compartilhar o que estão fazendo. Este fórum está aqui http://lccn.proboards.com.

Próximas conferências regionais sobre cuidados com a criação e o Evangelho:

17-21 de maio 2015 - África Oriental e Central, Nairobi, Quênia

9-13 de novembro 2015 - África Ocidental e Francófona, Acra, Gana

27-31 de julho 2015 - América do Norte - Gordon College, Massachusetts, EUA

Outubro de 2015 - América Central e América do Sul – Lugar a ser determinado

Recursos

Recursos


It's Time you Left the Shore

Timothée Paton, um amigo da Rede Miqueias que pratica a missão integral em Phnom Penh há vários anos, lançou um livro que vai nos desafiar e incentivar a responder com fé e coragem ao chamado de Deus para sair da nossa zona de conforto e cumprir o chamado de Deus em nossas vidas.

Global Connections

O recente Fórum sobre a Missão Integral da Global Connections foi realizado em 17 de outubro de 2014, em Londres. Abaixo estão os links para uma seleção dos trabalhos apresentados naquele fórum:

But how do we Know we are Making a Difference? Issues relating to the evaluation of Christian development work (Mas como é que sabemos que estamos fazendo a diferença? Questões relacionadas à avaliação do trabalho de desenvolvimento cristão)
Brian E. Woolnough

Faith Partnership Principles - working effectively with faith groups to fight global poverty (Princípios da Parceria na Fé- trabalhando de forma eficaz com grupos de fé para combater a pobreza global)
Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID, sigla em inglês) (RU)

Exploring Current Trends in Mission - Changing international trends in disasters and the role of Christian agencies (Explorando Tendências Atuais em Mission - Mudando as tendências internacionais em desastres e o papel das agências cristãs)
Kate Bowen-Evans

Mission Frontiers

Local African Resources From the West in Africa: Inter-Western Relationship as the Key to 'Local Resources'  (Recursos africanos locais do oeste da África: Relacionamento Inter-ocidental como chave para 'Recursos Locais’)
Jim Harries