A beleza de uma rede verdadeiramente global

Saudações da Liberia! Não, aqui quem escreve não é a Sheryl Haw, a diretora da Rede Miqueias. Aqui quem escreve é a Adrienne Blomberg. Alguns dos nossos membros asiáticos, ou aqueles que participaram da Consultoria na Tailândia, ou no ano passado em Tune, talvez reconheçam o meu nome.

Recentemente, nós divulgamos uma vaga para um(a) Coordenador(a) Global da Rede para trabalhar com a Sheryl – esperamos que o tenham recebido e o tenham passado para aqueles que conheçam e que seriam ótimos para este trabalho. A data final é dia 31 de outubro. Neste meio de tempo, estou tentando dar à Sheryl uma ajuda durante os últimos meses de 2013, como assistente.

De agora até o fim deste ano, que está se aproximando rapidamente, estarei aqui sempre que necessário. É um prazer trabalhar para a Rede e retribuir a inspiração que esta trouxe para a minha vida e para o meu ministério.

A primeira vez que o meu ministério ‘Siam-Care Foundation’ entrou em contato com a Rede foi em 2001, durante a reunião em Oxford, e em seguida, México e Chieng Mai. Destes, amigos instantâneos e novos estabelecimentos de contato com o nosso trabalho em Bangkok vieram em seguida. Eu mesma participei de uma consultoria pela primeira vez em 2005, a “Consultoria sobre Missão Integral de Jomtien”, na Tailândia. De todas as partes da Ásia, nos encontramos para debater questões da Missão Integral relacionadas com Cuidados com Tratamentos, Auxílio, desenvolvimento e o início das campanhas nacionais do Desafio Miqueias na Ásia.

Esta consultoria foi diferente das outras que eu havia ido. Foi coberta de orações, houve tempo para devocionais e reflexões/ensinamentos bíblicos, os tópicos eram relevantes e eram bem aprofundados. Aprendemos uns com os outros enquanto compartilhávamos as melhores práticas, juntávamos novas ideias, mas também havia tempo de sobra para conhecermos os outros participantes em volta das mesas de jantar, durante os trabalhos em grupos de célula e nas horas de descanso.

Compensa muito ser membro da Rede Miqueias, é como um efeito dominó. Não termina no final de uma reunião que se participou ou de um boletim informativo que se leu. Durante os muitos últimos anos, a Siam-Care e eu estivemos ativas juntamente com a Rede em um relacionamento contínuo, às vezes mais intenso, às vezes menos, sempre apresentando algo novo: conseguimos acomodações e viagens para os membros da RM que estavam passando pela Tailândia e, na minha casa, eu hospedei membros que precisavam de um lugar, enquanto estavam em Bangkok. Sediamos visitas de exposição para outros membros da RM e os nossos funcionários participaram de visitas de exposição, aprendendo com membros nas Filipinas e na Índia. Ajudamos quando houve necessidades médicas e hospitalização necessária para os parentes dos membros que ficaram presos na Tailândia; ajudamos a repatriar um deportado, nos certificando que ele encontrou uma organização membro no seu país de origem; ajudamos a sediar uma consultoria regional e assim vai a lista, a qual é repleta de variações. Relacionamentos pessoais e amizades duradouras, os quais são valiosos, progrediram durante os anos!

A Rede Miqueias valoriza estes contatos pessoais enquanto tem uma visão geral de preparar os seus membros das igrejas locais, dos seminários e das organizações de auxílio/de missão com maior entendimento de exemplos de implementações práticas e com uma paixão pela missão integral. Através da organização de treinamentos, de fortalecimento de capacidades, de consultorias em âmbitos nacional, regional e global, a Rede vai ao encontro de muitas necessidades. Com o intuito de ajudar com muitas destas na Ásia, fiz parte do Grupo de Coordenação Asiático por muitos anos e comecei a fazer parte da Diretoria Global da RM em 2012. Novamente, estes compromissos me enriqueceram com amizades e alargaram minhas aptidões e meus dons, enquanto os usei em prol da Rede Miqueias.
Eu, e sei que isto é válido para muitos de nós, estou sempre aprendendo novas coisas, sempre me sinto desafiada em áreas do meu pensar, sempre estou falando e fazendo/agindo através da ênfase da Rede sobre a Missão Integral.

Agora, após quase 30 anos morando e trabalhando na Tailândia, o Senhor me fez mudar para a Liberia, um novo país em um novo continente. O primeiro contato que eu tive aqui foi com... sim, adivinharam, um membro da Rede Miqueias. Marconi, muito amavelmente, nos conseguiu acomodações e ainda foi além. Sem reclamar, ele passou muitas horas no escritório de imigração local nos ajudando a esclarecer algumas questões jurídicas que incorremos. Já me alegrei ao me associar a ele, visto que nos convidou para falar sobre Missão Integral e a nossa experiência na Ásia, na organização dele, a CIDAL, nos reunindo com igrejas locais no interior da Liberia.

A Rede Miqueias é verdadeiramente uma Rede global, com membros em todo o mundo, de norte a sul, de leste a oeste. Temos tanto a oferecer uns aos outros, de aprender uns com os outros, de compartilhar uns com os outros e de apoiar uns aos outros de muitas diferentes maneiras. Somos uma Rede tão diversificada com membros que trabalham em todos os setores da sociedade; os seminários bíblicos treinando os seus alunos, organizações de auxílio ministrando aos doentes, aos oprimidos e aos vulneráveis, as organizações de justiça se posicionando contra a corrupção e falando intrepidamente pela justiça e todos buscando servir ao Senhor em humildade, ajudando uns aos outros a sermos homens e mulheres que o Senhor nos mostrou o que é bom e o que é que o Senhor pede (Miqueias 6:8).

É por isto que amo esta Rede, é por isto que quero ajudar a Rede a crescer em profundidade e em membros. Há espaço para muitos outros e espaço para cada um de nós nos desenvolvermos e crescermos como indivíduos e como uma organização/ igreja/ seminário, juntos em uma Rede. Espero que os senhores compartilhem um pouco desta paixão comigo. Onde quer que os senhores estejam e no que quer que os senhores estejam envolvidos, enquanto os senhores leem este boletim, minhas orações pelos senhores neste instante são para que a Rede Miqueias possa inspirá-los e encorajá-los, à medida que a Missão Integral se torne cada vez mais as nossas vidas e os nossos trabalhos. Bênçãos.

Adrienne Blomberg
Assistente Executiva

Notícias em resumo

Os últimos meses têm sido corridos e gostaríamos de avisá-los sobre alguns eventos que ocorreram nestes meses:

Accra – julho de 2013: Sediamos a nossa primeira Conversação sobre Missão Integral em Gana – compareceram 82 participantes. O tema foi “Uma Resposta Holística”. Um dos pontos de aprendizado que surgiu desta reunião foi a tensão entre o que as comunidades creem ser a responsabilidade do governo e o que é delas. Desafiamo-nos uns aos outros para reconhecer que somos chamados para nos responsabilizarmos e servirmos as nossas comunidades. Somos grandemente gratos ao David Botchway por ser o nosso membro anfitrião.

Abidjan – julho/agosto de 2013: A nossa Consultoria Regional da África e toda conduzida em francês! O tema foi a Missão Integral e a Comunidade: parceria para a transformação. Compareceram 81 participantes de 9 países. Somos grandemente gratos a todas as organizações que fizeram este evento acontecer e um agradecimento especial para Chantal Tehe-Yoa (Membro da Diretoria da Rede Miqueias) por tomar a iniciativa de sediar e facilitar esta reunião. A Chantal coletou os seguintes comentários dos participantes:

• Uma senhora que ligou para perguntar se valeria a pena vir, concluiu no final que a consultoria a transformou radicalmente em todos os aspectos dos seus gostos pessoais e do seu ministério;
• As muitas organizações que participaram da consultoria ficaram intensamente impressionadas com a profundidade do conteúdo e se sentiram desafiadas. Todas expressaram a sua disposição de adotar a Missão Integral e esperam ansiosas por mais diretrizes;
• Alguns parceiros organizaram eventos juntos e trocaram palestrantes entre si...
• Algumas igrejas organizaram horários de oração e cultos dominicais sobre corrupção a partir do que receberam das sessões sobre Exposed: Shining a Light on Coruption (Exposto: Resplandecer uma Luz sobre a Corrupção).

Rangum – agosto de 2013: Roma Hein, um dos nossos membros do Grupo de Coordenação Regional da Ásia, tem defendido o direito, já há algum tempo, pela Rede Miqueias de sediar uma Conversa sobre Missão Integral em Myanmar. O tema que escolhemos foi Respostas Holísticas. Convidamos membros da Índia, do Sri Lanka e de Hong Kong para virem, falarem e compartilharem os seus aprendizados sobre estes tópicos. Compareceram 68 participantes! O que foi entusiasmante foi o treinamento de acompanhamento planejado pelos membros!! EFICOR, na Índia, está planejando fazer treinamento sobre Missão Integral em Myanmar, nos meses a seguir.

Conversação sobre Missão Integral no seu país:
Os planejamentos para as conversações de 2014 já começaram – queiram enviar as datas e os temas que os senhores gostariam de ver discutidos no ano que vem e se voluntariem para sediarmos juntos a reunião!

EXPOSED

A vigília EXPOSED: Shining a Light on Corruption (EXPOSTO: Resplandecer uma Luz sobre a Corrupção), que aconteceu de 14 a 20 de outubro, tem alguns fatos maravilhosos para relatar e pelos quais somos gratos ao Senhor. Podem-se encontrar fotos e tweets na página do Facebook, no website e no Twitter do EXPOSED. Aqui vão algumas histórias para lhe dar um gostinho do que aconteceu:

Do Congo à Colômbia, dos EUA a Uganda, milhões ao redor do mundo estão resplandecendo uma luz, nesta semana, como parte do que acreditamos ser a primeira resposta global da igreja à corrupção.

No Zâmbia, houve um grande evento em Lusaca, no sábado dia 19, nos degraus da frente do Centro Cívico da cidade de Lusaca. Cerca de 300 pastores da cidade trouxeram os seus membros para a vigília. Os organizadores convidaram o prefeito de Lusaca e o ministro da província, além dos líderes da comissão anticorrupção, do serviço policial, do departamento de passaportes, do ministro de território, do Ministério da Fazenda do Zâmbia e da Transparência Internacional do Zâmbia. Estes têm se concentrado em alguns órgãos governamentais onde se tem comumente relatado corrupção. Os meios de comunicação relataram o evento de forma abrangente.

Em Uganda, onde é perigoso sediar reuniões em público, houve uma vigília de quatro horas que terminou à meia-noite, na terça-feira, dia 8, a véspera dos 51 anos da independência de Uganda. A vigília reuniu muitos grupos diferentes, os quais estão clamando por integridade nas finanças públicas e por justiça. Levantando velas, o grupo queria mostrar que “somos a luz do mundo e o nosso dever é resplandecer uma luz sobre a corrupção”.

O Nepal possui uma população cristã pequena (350.000 em uma população de 26 milhões), a qual viveu quieta no passado, temerosa por perseguição. Mas nos últimos dois anos, um número crescente de cristãos quer contribuir para com a comunidade e ajudar a tomar medidas pela integridade na vida pública. Envolveram-se 270 igrejas nas ações do EXPOSED pelo país e as assinaturas para o Chamado Global estão vindo continuamente, apesar das dificuldades de comunicação nas montanhas.

No RU, as pessoas de todas as partes de Londres, munidas de tochas e de isqueiros, se reuniram nos degraus históricos da Catedral de São Paulo na segunda-feira à noite.

E gatos – para pegar as “ratazanas” no sistema corrupto de justiça no Peru. As mulheres treinadas pela Paz y Esperanza, no programa para superar a violência, protestaram contra a falta de justiça nos casos de abuso. Elas visitaram os prédios dos tribunais de justiça para tornarem públicos os procedimentos corruptos, os quais deixaram homens influentes serem libertos. Elas levaram gatos com a explicação de que “são precisos gatos para pegarem ratazanas”. Três juízes perderam os seus cargos como resultado da ação destas mulheres.

... e estão coletando milhares de assinaturas para o abaixo-assinado global para o G20. Um número surpreendente de 20.000 pessoas, em 150 países, assinou, mas ainda temos um longo caminho a prosseguir. Já assinaram? Por favor, assinem e também leiam as histórias no http://www.exposed2013.com/.

Contribuição da membresia

O fim do ano de 2013 se aproxima e agradeceríamos muito se todos os que são membros, e ainda não contribuíram este ano, o fizessem nos próximos meses. (Veja aqui maneiras de enviá-las) Lembrem-se de que esta é uma contribuição anual feita quando os senhores se uniram à Rede Miqueias – é um ato de solidariedade para que, juntos, possamos ser um catalisador de mudança. Usamos este dinheiro coletado para apoiar a mediação de conversações e de consultorias pelo mundo todo.

Eventos Futuros

Enviem-nos informações sobre quaisquer eventos de interesse que estão ocorrendo em seu país ou em sua região, para que possamos publicá-los e fazer com que outros saibam sobre estes, através do boletim informativo.

Aqui vão alguns eventos ainda planejados antes do fim do ano:

28 de outubro: Conversação sobre Justiça e Misericórdia – Grand Rapids, EUA;

29 a 31 de outubro: Fórum de toda a Ásia sobre o Evangelho, a Cultura e as Igrejas Asiáticas na cidade de Pasig, nas Filipinas. ISACC mediará este fórum. Queria dirigir todas as suas perguntas a gcac@isacc.net

4 a 8 de novembro: Mumbai, Índia: Call2Compassion and Justice Conference (Conferência de Chamado à Compaixão e à Justiça);

11 a 13 de novembro: Laore, Paquistão: Conversação sobre Missão Integral – Rede Miqueias;

25 a 29 de novembro: Zâmbia – Consultoria sobre Tráfico Humano – postergado para 2014 – perdoem-nos todos que esperavam participar – juntos, decidimos que precisamos de mais tempo para nos preparar bem. Aguarde notícias.

Estudos sobre Justiça 2014:

O curso de Mestrado em Justiça da Redcliffe College, no RU, é uma escola de verão de 6 a 23 de maio de 2014.
Além disso o módulo ‘Defesa de Diretos, Reconciliação e Pacificação em Contextos Intelectuais' encontra-se disponível como um curso desvinculado, em março e em abril – as datas são:
Intensivo 1: 21 a 24 de março de 2014;
Intensivo 2: 26 a 28 de abril de 2014 – inclui-se tempo para estudos com David Porter na Catedral Coventry
.

Todas as informações se encontram no website.

Tráfico Humano e Negócios como Missão

De Mats Tunehag: O BAM Think-Tank (Grupo de Reflexões BAM) global tem o orgulho de apresentar o relatório inovador de como podemos combater o tráfico humano com Negócios como Missão (BAM).

Vagas

Coordenador(a) Global da Rede Miqueias – último dia: 31 de outubro. Veja aqui mais detalhes, a descrição do cargo e o formulário de candidatura.

Serve Afghanistan (Sirva o Afeganistão): Diretor Executivo – para obter mais detalhes sobre esta vaga, queira acessar aqui.

Crux – O Lugar da Cruz no Processo de Transformação

Autor: Dave Andrews, Editora: Mosaic; capa de papel: 100 páginas, $17,95

Dave Andrews tem sido, por muito tempo, a voz passional, repleta de graça e verdadeira para aqueles que procuram seguir o caminho radical da cruz de Cristo. Estes ensaios provocativos, que exploram a história da cruz, hão de se tornar o destaque dos seus já brilhantes escritos. Neles, Dave nos força a confrontar a nossa propensão a distorcer a cruz, tornando-a no mesmo tipo de mito violento que Ela procura subverter.