Registre-se Aqui...

Shalom


8 semanas para a nossa 6ª Consulta Trienal Global. Registre-se hoje.

Há várias pessoas que desejam participar mas precisam de alguma ajuda para obter os recursos necessários. Por que não ajudar alguém? – informe-nos se puder colaborar; parceria.

O Chamado a um Povo...

Chamado


Deus resgata toda a nação de Israel das garras da escravidão no Egito (Êxodo 6:6). Ele promete conduzir e orientar a todos (Ex 15:13). Mas por quê e para quê?

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. (Ex 19: 5-6)

O propósito da redenção era para que o povo fosse um santo sacerdócio dentre as nações. Sua missão era a missão de Deus.

O resgate dos israelitas do Egito causou sobre eles diversos impactos:

1) Politicamente: No Egito, os israelitas eram escravos com poucos ou nenhum direito, forçados a trabalhar e servir. Ao chamá-los para fora do Egito, Deus os libertou da escravidão.

2) Economicamente: Os israelitas estavam sendo explorados e oprimidos, eram incapazes de se beneficiar de seu próprio trabalho, não tendo lugar para cultivar para si mesmos. Ao chamá-los para fora do Egito, Deus deu-lhes terras e a oportunidade de viver economicamente longe da opressão e exploração.

3) Socialmente: Os egípcios tentaram controlar os israelitas em vários aspectos, e uma maneira devastadora foi através da limitação da população (matando meninos judeus). Ao chamá-los para fora do Egito, Deus restaurou o bem-estar da família.

4) Espiritualmente: Faraó exigiu dos israelitas mais do que o serviço, ele queria ser temido e adorado por eles. Ao chamá-los para fora do Egito, Deus os chamava para adorá-lo tão somente. Ele os chamava não para viver sob a escravidão, mas para viver em aliança com Deus.

Por detrás do propósito de Deus em trazer os israelitas para do Egito está o coração de Deus. Em Êxodo 1 e 2, vemos que a opressão dos israelitas está diante de Deus e ele ouve seu clamor (Ex 2:23-25). O coração de Deus pela justiça e sua compaixão pelos oprimidos, junto com sua fidelidade à sua Aliança, são o catalisador que sustenta suas ações.

A Cruz de Cristo é ação redentora final de Deus. A cruz nos chama para fora da escravidão e opressão para uma nova vida em toda sua plenitude, sem pobreza, injustiças e conflitos. Nós, assim como os israelitas, vamos irromper em cânticos de alegria e celebração enquanto experimentamos nossa liberdade e libertação.

Mas, somos chamados por um propósito, para que também nós sejamos um reino de sacerdotes e uma nação sagrada (1 Pedro 2:9-11).

A nossa missão é a missão de Deus - estamos a viver o Reino de Deus, demonstrando como é viver como um povo redimido. A questão então é como é viver em redenção? Estamos motivados com uma paixão por justiça, compaixão pelos oprimidos e humildade diante de Deus?

Uma igreja sem ética social enraizada na visão moral da Escritura com sua ênfase na justiça, misericórdia e humildade diante de Deus não está em condições de evitar irrelevância em relação aos grandes problemas que afetam a humanidade. Na melhor das hipóteses, ela vai se concentrar em um ritualismo vazio e moralidade privada, mas vai remanescer indiferente ao sofrimento dos pobres e à violação da criação de Deus. Na pior das hipóteses, ela deixará de reconhecer sua própria submissão à ideologia cultural do consumismo e será usada pelos poderosos para fornecer legitimação religiosa aos seus sistemas políticos e sócio-econômicas injustos e até mesmo para a guerra.
(René Padilla, The Biblical Basis for Social Ethics, Transforming the World? The Gospel and Social Responsibility)

Se queremos ver a transformação, temos de vivê-la.
Isto é o nosso chamado e desafio da Miqueias.

Miqueias EUA: E se....?

E se....?


Como seria o mundo em 2030? E se nós trabalhássemos juntos? Poderíamos acabar com a pobreza extrema?

A Miqueias EUA está lançando sua campanha para lutar contra a pobreza extrema - ele se chama E se...?

E se...?
Todos nós temos desejos e sonhos para o futuro. Todos temos expectativas e estamos trabalhando em direção a algo.

Em todo o mundo há pessoas que estão desejando um copo de água limpa, uma chance de ir para a escola, ou até mesmo ir para a cama com o estômago cheio. Coisas simples que muitos de nós temos como certas e garantidas. Alguns estão sonhando com uma cura para o HIV / SIDA ou a malária. Alguns querem apenas um lugar seguro que eles possam chamar de lar.

E se os sonhos dessas pessoas se tornaram nossos sonhos? Como seria o mundo se todos nós trabalhássemos juntos ao longo dos próximos 15 anos para acabar com a pobreza extrema?

O Coordenador Nacional da Miqueias EUA é Jason Fileta. A Miqueias EUA desenvolveu uma série de recursos, incluindo a publicação Live Justly [em Inglês], que está sendo amplamente utilizada como uma ferramenta emocionante para ajudar as pessoas a entender como viver e agir com justiça.

Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de 2015

MDGs


Como o prazo para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio se aproxima rapidamente no final deste ano, as Nações Unidas lançaram o seu relatório anual sobre esses objetivos:
Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de 2015 (em inglês; também disponível no site da ONU em francês e espanhol)

O relatório fornece informações valiosas sobre os progressos significativos em relação à redução da pobreza em todo o mundo, e destaca os importantes desafios que se apresentam na procura por progresso nesse sentido.

Se nós realmente acreditarmos que podemos acabar com a pobreza, teremos de intensificar os nossos esforços.

Na Miqueias, nós sabemos que a nossa voz unida pode ser poderosa quando levantada para falar em nome dos pobres. Continuar a utilizar estruturas e oportunidades internacionais, tais como as representadas pelos ODMs continuará a ser parte de nossa estratégia, à medida que procuramos realizar a Chamada à Ação da Miqueias em 2015 e além.

O Domingo Miqueias (ver abaixo) em 18 de outubro será uma oportunidade para nos unirmos como uma comunidade global da Miqueias em que levantamos a nossa voz em oração e ação contra a injustiça da pobreza.

ODS 6

ODS 6


Garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 baseia-se no Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) 7c que se comprometeu a
Reduzir à metade, até 2015, a proporção da população sem acesso sustentável a água potável e ao saneamento básico.

Água: A ONU relata que o ODM 7c já foi alcançado em 2010 - mais de metade da proporção de pessoas que viviam sem fontes melhoradas de água obtiveram acesso a elas. Isso ainda deixa 784 milhões de pessoas sem acesso a água potável.

Saneamento: um quarto da população do mundo agora tem acesso a saneamento melhorado, deixando 1 bilhão de pessoas que ainda recorrem à defecação a céu aberto.

Em 2030 as ambições do ODS 6 são a de alcançar acesso universal e equitativo a água potável segura e acessível para todos.

Da mesma forma pretende-se alcançar saneamento adequado para todos.

O novo aspecto dos ODSs em relação à água está nos indicadores 6.3-6.6, em que o foco move-se para além do simples acesso e demanda qualidade sustentável e acesso de qualidade ao mesmo tempo em que garante a proteção e recuperação dos ecossistemas aquáticos. O objetivo vai além de uma boa gestão e instiga a sociedade a inovar, reabilitar e proteger as fontes de água doce.

Alcançar o ODS 6 influenciará diretamente no cumprimento de metas anteriores, como a saúde e abastecimento. Todos nós devemos nos conscientizar acerca da necessidade do uso racional da água e cada vez mais se recusar a desperdiçá-la.

Conversas Nacionais da Miqueias

Conversas


Conversação Missão Integral de Myanmar
Tema: Verdade e Reconciliação

Data: 11 a 13 de agosto de 2015
Local: Tribunal Episcopal, Igreja da Província de Myanmar 140, Pyidaingsu Yeikthar

Yangon - Myanmar
As inscrições ESTÃO ABERTAS. Clique aqui para obter mais detalhes ou envie e-mail para events@micahnetwork.org.

Próximos Eventos: Datas para o Calendário

Austrália: Vozes por Justiça
10 a 13 de outubro de 2015

Bangladesh: Conversação da Missão Integral Nacional
25 a 28 de novembro de 2015

Relatórios

Quer ler sobre o que vem acontecendo em nossas Conversas nacionais em todo o mundo? Cada conversa em cada contexto é única. Você pode ver relatos de alguns dos nossos eventos recentes, e ser inspirado pelo trabalho que Deus tem feito através da Miqueias este ano.

Relatórios recentes

Você gostaria de hospedar uma Conversa da Miqueias em seu país em 2016? Escreva para: events@micahnetwork.org.

Domingo Miqueias

Domingo Miqueias


17 de outubro é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Em homenagem a esta data, o Domingo Miqueias 2015 será reconhecido em todo o mundo no domingo 18 de outubro.

Por favor, salve esta data e começar a discutir com seus líderes como você pode reconhecer este evento.

Nos próximos meses, iremos fornecer recursos e idéias para diferentes maneiras em que sua igreja e organização pode se lembrar e tomar as medidas para que, juntos como uma comunidade internacional, desafiemos a pobreza, a injustiça e a violência.

A Prestação de Contas é uma Faca de Dois Gumes

Arthur


Abaixo está um trecho de um post no blog de Eddie Arthur. Ele leva a uma boa reflexão sobre como a mútua prestação de contas se desenrola em um contexto de desenvolvimento. Você pode ler o post completo aqui, em inglês.

"Há alguns dias, eu escrevi um post que sugere que não é saudável quando os cristãos ocidentais usar seus fundos para controlar a forma como a Igreja no resto do mundo cresce, se desenvolve e teologiza.

Previsivelmente, houve algumas respostas dizendo que tem que haver responsabilidade financeira. Obviamente, é necessário que haja controle e acordos para garantir que o dinheiro seja utilizado de uma forma honesta e transparente; isso seria o evidente, mas, quando as pessoas falam sobre a prestação de contas, elas geralmente querem dizer muito mais do que isso. Com efeito, é a maneira moderna de expressar o velho ditado "quem paga o flautista dá o tom".

Para complicar ainda mais as coisas, a responsabilidade financeira é quase sempre uma rua de mão única. Aqueles que estão recebendo fundos têm de cumprir metas, preencher formulários, comprovar a conformidade com os objetivos e passar por todos os tipos de obstáculos, mas raramente existem restrições desse nível impostas aos financiadores ... "

Leia mais aqui...

Eventos para Membros

Eventos

Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS):
Seguir a Jesus - 10º Encontro RENAS

24 a 26 setembro de 2015
Vale da Benção I Araçariguama - SP, Brasil

Mais informações: clique aqui.
 

Fórum da Missão Integral e Conexões Globais:
Uma Resposta Missional com Comunidades em Conflito

30 de setembro de 2015
Christian Medical Fellowship, 6 Marshalsea Road, Londres SE1 1HL, Reino Unido

O objetivo deste Fórum da Missão Integral é compartilhar e discutir tanto a teoria quanto a prática de trabalhar nestas situações difíceis dentro das comunidades em situações de conflito e de explorar como organizações de socorro e desenvolvimento são capazes de lidar com as necessidades especiais das comunidades que estão se recuperando de guerra ou insegurança constante.
Mais informações: clique aqui.
 

Associação de Desenvolvimento Comunitário Cristão:
Conferência Nacional 2015

11 a 14 de novembro de 2015
Memphis Cook Convention Center, Memphis, EUA

Como a cidade em uma colina referenciada em Mateus 5, estamos aqui para ser uma luz, que brilha com a própria generosidade de nossas vidas. Somos chamados a encarnar um espírito de luz e de viver uma vida de boas obras para o Reino. Como portadores da luz de Cristo, vivem e se engajar em nossas comunidades, nossas mentes e corações são iluminados e nós, junto com nossas comunidades, somos transformados.
Mais informações: clique aqui.

Vagas

Vagas

Missão Unida no Nepal (UMN, em inglês) estão buscando um novo Diretor Executivo para liderá-los para a próxima fase do seu desenvolvimento organizacional dentro do dinâmico país do Nepal.

Com base em Katmandu, o novo Diretor Executivo irá:
- Fornecer liderança geral da organização no âmbito do Conselho de Curadores da UMN, incluindo a liderança espiritual
- Gerenciar a organização para assegurar a consecução dos seus objetivos estratégicos, e adaptação à evolução das necessidades do Nepal
- Incorporar, comunicar e promover a visão, missão e valores da organização
- Desenvolver e manter relacionamentos com as principais partes interessadas em nível local e internacional, incluindo o Governo e doadores.

Data de encerramento das inscrições: 31 de julho

Para saber mais sobre esse papel e se inscrever, por favor clique aqui.
 

A CBM Internacional está recrutando para o cargo de Diretor de Transformação para liderar um importante processo de desenvolvimento organizacional.

Nesta grande oportunidade para um contrato de 2 anos, o indivíduo selecionado será responsável pela melhoria de processos de mudança internos da CBM e de sua infra-estrutura organizacional, que permitirá que a instituição continue a crescer e cumprir sua missão e visão.

Esta posição terá sua base em Bensheim, Alemanha.

Para saber mais sobre esse papel e aplicar, por favor clique aqui.

Recursos

Recursos


A AVM (Aliança para a Missão Vulnerável, em português) realizou uma série de conferências este ano em torno do tema de se evitar a dependência da Missão Cristã Mundial. Eles postaram artigos e reflexões a partir dessas reuniões aqui; nós o encorajamos a ler e a responder a estas reflexões.

Chamada para a Conferência para Compaixão e Justiça, Durban
Este evento recente produziu algumas sessões muito instigantes e desafiadoras que agora estão disponíveis para compartilhamento on-line através deste link.

Strategies for Hope: Called to Care
Em 2003, o Strategies for Hope (SFH) Trust, embarcou no projeto chamado ‘Called to Care’, com o objetivo de produzir e distribuir 10 pastas de trabalho, orientadas para a prática de ações, sobre questões relacionadas com o HIV e a SIDA, projetadas principalmente para uso pelos líderes de igrejas na África sub-saariana. O objetivo foi capacitar líderes da igreja e da comunidade com os conhecimentos, atitudes, habilidades e estratégias necessárias para desenvolver e implementar respostas eficazes aos desafios da epidemia do HIV em suas comunidades.

A SFH Trust e seus parceiros na África, sul da Ásia, Europa e América do Norte já produziram e distribuíram mais de 200 mil cópias desses 10 livros. Vários livros do ‘Called to Care’ foram publicados em Francês, Português e Suaíli. Nos últimos dois anos, alguns também foram publicados em Birmanês, Nepalês, Ndebele e Chichewa.

As pastas de trabalho ‘Called to Care’ estão disponíveis gratuitamente para igrejas, ONGs e grupos comunitários na África sub-saariana.

Eles também podem ser baixados no website da Strategies for Hope: www.stratshope.org.

Para obter mais informações, entre em contato com sfh@stratshope.org.