Quanto é o suficiente?


Estando Jesus a observar, viu os ricos lançarem suas ofertas no gazofilácio. Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.
Luke 21:1-4

Como financiamos a Miqueias, como financiamos todas as atividades que fazemos (esperamos fazer)? Qual é o modelo certo de se usar? Estas são algumas das perguntas com as quais nos debatemos todos os dias. Precisamos lutar de acordo com os princípios do Reino de Deus com relação a financiamento.

Contribuições dos Membros: A Miqueias sempre escolheu não cobrar uma taxa, mas sim convidar cada membro a considerar, em oração, o que eles são capazes de dar anualmente para a nossa visão compartilhada. Muitos pedem uma orientação ou referência para ajudá-los a tomar uma decisão e nós fornecemos isso, embora com relutância. Por quê?

Parece-me que o princípio do Reino de dar é dar com sacrifício, com alegria, sem compulsão (2 Cor 9: 7). A lição que Jesus parece estar compartilhando ao refletir sobre a contribuição da viúva é que ela não deu de seu excedente, mas do dinheiro necessário à sua sobrevivência. Jesus a elogia e compara seu valor com aqueles ricos e diz que ela deu mais. Isso não reflete  uma analogia, mas sim que de acordo com a repercussão no Reino de Deus, a contribuição dela foi maior do que a doação combinada de todos os outros.

O que todos nós anseamos é ver o Reino de Deus chegar em todas as nossas comunidades e nações. Parece-me que não se trata de quanto dinheiro temos ou damos, mas se damos em sacrifício, com alegria e convicção. Porque esta é a forma pela qual o Reino de Deus vai avançar de forma eficaz.

Perspectivas de Sucesso
Somos influenciados pelo mundo que nos diz que o sucesso, o valor e o que vale a pena são produzidos através de resultados mensuráveis, tais como os fundos angariados, programas entregues, tamanho da igreja, a participação de celebridades, etc. Encontramo-nos a sonhar com grandes ministérios de sucesso, livros publicados e convites para falar. Mas o princípio do Reino diz que o maior impacto que podemos ter é ser como Jesus, servir como Jesus, amar como Jesus (1 Cor 13, 1) - sem amor, não importa quão grande o dom ou a ação, sua  repercussão não significa coisa alguma no Reino.

Miqueias: Acredito que o papel da Miqueias é e pode inspirar os crentes a se engajar em transformação da comunidade, de forma integrada e holística, ao nos desafiar a viver o que nós acreditamos, para seguir Jesus juntos, defender juntos contra a pobreza, injustiças e conflitos - este é um investimento do Reino. Contribuições dadas para a Miqueias, não importa qual a quantia, se forem dadas com essa perspectiva do Reino, irão produzir os frutos que desejamos ver.

Convite: nós convidamos todos os que fazem parte da Miqueias a considerar suas contribuições de membros e investir no que estamos fazendo juntos.

Graça e paz,

Sheryl Haw
Diretora Internacional Interina

ODS 3

ODS 3


Garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos em todas as idades

Os indicadores incluem:

1. Redução da mortalidade materna (ligada ao ODM 5)
Todos os dias, cerca de 800 mulheres morrem de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. Isso significa mais de 5.000 mortes por semana; 292 mil a cada ano por causas evitáveis! Os fatores que contribuem são: pobreza, distância do serviço de saúde, falta de informação, falta de serviços adequados e práticas culturais. 

Progresso: Entre 1990 e 2013, a taxa de mortalidade materna caiu de 380 mortes/100.000 nascidos vivos para 210 mortes/100.000 nascidos vivos. Isto significa que a taxa caiu, em média, 2,6% por ano. Embora este resultado seja positivo, foi demasiado lento para cumprir o ODM 5. Veja o trabalho sobre tendências aqui (em Inglês).

Qual é a solução? É claro que o investimento global em infra-estrutura de saúde e pessoal de saúde qualificado é fundamental. Mas o acesso aos cuidados de saúde, sensibilização através da prestação de informações e os cuidados básicos pré e pós-natal teriam impacto substancial neste objetivo.

O que as igrejas poderiam fazer? Ver o relatório da USAID (em Inglês) sobre o efeito que as organizações religiosas (OBC, sigla em inglês) tiveram, até agora, ao visar à saúde. Se cada igreja assumisse a responsabilidade de fornecer informações e apoio para ajudar as mulheres grávidas em sua comunidade a ter acesso a cuidados de saúde, uma rede poderia ser formada para realmente influenciar neste ODS.

Outros indicadores do ODS 3 incluem:
2. Acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças com menos de 5 anos;
3. Acabar com as epidemias de HIV e AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas;
4. Reduzir a mortalidade e morbidez das doenças não transmissíveis;
5. Reduzir pela metade as mortes no trânsito;
6. Atingir a cobertura de saúde universal para todos;
7. Reduzir mortes e doenças decorrentes da poluição;
8. Atender às necessidades de pesquisa, infra-estrutura e de pessoal qualificado para os serviços de saúde.

Mudanças na Prestação de Ajuda


A crise síria destaca os crescentes problemas de acesso e segurança na prestação de ajuda. Um relatório recente do Overseas Development Institute (Instituto de Desenvolvimento Ultramarino; ODI – sigla em inglês) mostra como a prestação de ajuda está a evoluir e qual a importância da diáspora síria para garantir que a ajuda chegue a quem precisa. Leia o relatório aqui (em Inglês) - esta é uma discussão importante para nós na Miqueias porque consideramos o importante papel que as comunidades desempenham na resposta de ajuda.

Estratégia de Sendai

Sendai


Em 18 de março de 2015, uma nova estrutura internacional foi adotada: A Estratégia de Sendai sobre a Redução do Risco de Desastres, que vai de 2015 a 2030. Ela irá se concentrar na redução do impacto de desastres naturais e substitui a Estratégia de Hyogo, que guiou o progresso da redução de risco de 2005 até de 2015.

Uma lista de verificação  sobre a lei e a redução do risco de desastres foi  produzida como um recurso útil para promover o progresso no cumprimento da estratégia de Sendai.

Membros da Miqueias estão empenhados em discussões sobre a redução de risco e resiliência da comunidade, compartilhando conhecimentos e recursos. Oficinas de treinamento sobre estas questões serão facilitadas em nossa próxima Consultoria Global  no Peru (de 14 a 18 de setembro de 2015). As igrejas locais, missões e organizações de ajuda podem/devem desempenhar um papel importante na resiliência das comunidades e na redução de riscos.

O Wheaton College Humanitarian Disaster Institute conduz uma conferência anual sobre isto – a próxima será de 8 a 11 de junho de 2015.

The Warehouse na Cidade do Cabo criou um programa de resposta da cidade e irá compartilhar como isso funciona em nossa Consultoria Global.
______________________

Quais recursos, estudos de caso e exemplos os senhores podem compartilhar em setembro? Por favor, enviem-nos informações: publishing@micahnetwork.org.

A Justiça, a Compaixão e a Humildade em Ação


Desafio Internacional da Miqueias: Uma Voz Evangélica na Defesa de Direitos
Joel Edwards e Geoff Tunnicliffe


Em 2000, um pequeno milagre ocorreu. Certas 189 nações concordaram  em diminuir a pobreza extrema pela metade até o ano 2015.

Era a aurora de um novo milênio com uma esperança renovada por "um mundo mais pacífico, próspero e justo". A ONU declarou: "Não pouparemos esforços para libertar nossos companheiros homens, mulheres e crianças das condições abjetas e desumanas da pobreza extrema, a que mais de um bilhão de pessoas estão atualmente submetidas.” Uma promessa inspiradora!

A partir desta declaração, eles formularam oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para alcançar este plano audacioso, cada um com metas mensuráveis.

Desafio Miqueias
O Desafio Miqueias, criado pela Aliança Evangélica Mundial e a Rede Miqueias, encapsulou  esta esperança, reconhecendo que aquele foi um momento de potencial único na história, quando as intenções de líderes mundiais ecoaram algo que estava na mente dos profetas bíblicos e os ensinamentos de Jesus relativos aos pobres. Também reconhecemos que tínhamos os meios e a capacidade para reduzir a pobreza de forma dramática ...

Os senhores podem ler o resto deste artigo no website do Movimento Lausanne aqui.

Calendário da Miqueias

Calendário


Alemanha – Celebração e Tristeza
Die Millenniumsziele - ein Resümee (Os ODM – Um Resumo)
24 a 26 de abril de 2015
Kassel, Germany

Uma oportunidade para refletir sobre os sucessos e falhas dos ODM e a relacionada defesa de direitos desde 2000.

Jordânia – Coragem para Mudar: Ser Sal e Luz
15 a 16 de maio de 2015
Centro Jesuíta, Amman, Jordânia

Convite às igrejas, missões e àqueles que trabalham com ajuda e alívio para explorarem a missão integral no contexto do Oriente Médio.

África do Sul
20 a 22 de maio de 2015
Cidade do Cabo, África do Sul

Nepal – Missão Integral e Transformação da Comunidade de Inclusão
em espera
Kathmandu, Nepal

França – Celebração e Tristeza
Adiado até novo aviso
Paris, França

Sri Lanka – Missão Integral e Justiça
4 a 5 junho de 2015
Colombo, Sri Lanka

CB Samuel será o nosso orador convidado à medida em que procuramos ver como a justiça será parte desta nação que se transforma.

Consultoria Global da Miqueias
A Missão Integral e Shalom: justiça, paz e alegria

Lima, Peru
14 a 18 de setembro de 2015


Juntem-se a esta reunião ímpar de líderes e pensadores cristãos enquanto lançamos a nova Miqueias e procuramos explorar como nós – indivíduos, igrejas, comunidades e organizações – podemos procurar Shalom em 2015 e no futuro.

Inscrevam-se hoje!

Oportunidades de Aprendizagem

Oportunidades


Chamado à Ação e Justiça
Durban, África do Sul
11 a 15 de maio


Quantas vezes nós paramos. Olhamos ao redor. E desejamos que tivéssemos a resposta? A resposta que daria a cada criança o acesso à educação, ou traria o fim ao tráfico de seres humanos ou a resposta que veria a igreja ajudando inteiras comunidades a tornar realidade o potencial que lhes foi dado por Deus.

Quer os senhores já estejam trabalhando com igrejas, ministérios estendendo as mãos para os pobres ou apenas sentindo o chamado de Deus para começar tal trabalho, nós os convidamos para se juntar a nós.

Para mais informação, cliquem aqui

Mosaico Criativo: Curso Criativo de Facilitação
Oxford Quaker Meeting House, Oxford, RU
18 e 19 de junho de 2015


Uma oportunidade para aqueles que trabalham na mobilização de igreja e comunidade de refrescar e aumentar as suas habilidades de trabalho em grupo com novas ideias, ferramentas e abordagens. Este será um curso prático, interativo que usará uma variedade de métodos de ensino, inclusive demonstração de habilidades, trabalho em pequenos grupos, discussão e revisão, uso de drama e técnicas básicas de desenho e caricatura.

Mais informação: jackie@mosaiccreative.co.uk

Mercy Ministries International: Escola Internacional de Reconciliação para Praticantes da Paz
Kigali, Ruanda
6 a 26 de julho de 2015


Os dois instrutores principais da escola são Rhiannon Lloyd e Joseph Nyamutera, cada um deles com décadas de experiência em como levar a mensagem de cura e ajuda no encalço de conflitos étnicos e outros, em dezenas de países.

A escola é bilíngue; conduzida em inglês e francês.

Para mais informação, favor escrever para school@lerucher.org, omermay@yahoo.fr ou glregion@lerucher.org.

Generosidade Centrada em Cristo

Generosidade Centrada em Cristo


Generosidade Centrada em CristoR. Scott Rodin (Ed)

A generosidade centrada em Cristo (Christ-Centred Generosity) reflete a perspectiva que a generosidade deve ser parte do estilo de vida de cada seguidor de Jesus Cristo, como está escrito nas Escrituras. Trinta e três líderes cristãos de 22 países de todas as partes do mundo se uniram para proclamar o chamado de Cristo à governança, resignação e generosidade nesta publicação. Colaboradores incluem pessoas de negócios, pastores, líderes de ministério, líderes de redes, teólogos, profissionais, um estudante e duas crianças de Gana.

“Eu louvo este livro por combinar princípios bíblicos com exemplos práticos, e por nos ajudar a ver que a questão não é sobre o ´ocidente financiando o resto´ mas sobre um dever e uma alegria mútua e recíproca pela qual toda a igreja pode ser abençoada e o mundo possa vir a conhecer o maior Presente de todos.”
Christopher J.H. Wright; Diretor Internacional de Ministérios, Langham Partnership.

Nota: Daniel Hillion, da SEL France, membro da Miqueias, escreveu um capítulo neste livro, sob o título Christ-Centered Generosity and Western European Christians (A Generosidade Centrada em Cristo e os Cristãos da Europa Ocidental).