Liberdade

Ouvi recentemente uma palestra da Aung San Soo Kyi (a líder da oposição em Myanmar, mantida em prisão domiciliar por muitos anos) na qual ela falou sobre o nosso desejo de liberdade. Ela acreditava que todos nós, como indivíduos ou como parte de uma corporação, desejamos ser livres.
Este ano, vimos os noticiários repletos de informações sobre a revolução que se espalhou pela África do Norte e partes do Oriente Médio – a sua determinação foi, novamente, a liberdade.

Mas que liberdade angariam eles?
• Liberdade de compartilhar nossos pensamentos e convicções uns com os outros;
• Liberdade de nos comunicar;
• Liberdade de nos mover dentro de nossas fronteiras e de viajar;
• Liberdade de escolher quem nos deve liderar;
• Liberdade de fazer o que desejamos, e quando.

Aung San Soo Kyi está disposta a perseverar, sob um enorme sofrimento pessoal, para ir no encalço do que acredita e o seu enorme entusiasmo pela liberdade.

Quando penso na palavra liberdade, inevitavelmente me vem a lembrança do Mel Gibson em Coração Valente gritando aquela palavra no fim do filme, como se o seu último suspiro lhe fora extraído – uma poderosa imagem deste extraordinário desejo de liberdade.

Mas com que a liberdade se parece, de fato?

Gálatas 5:1 afirma: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

O grande empenho da Rede Miqueias é mobilizar a nossa comunidade cristã para viver esta liberdade que Deus nos deu. Estamos num novo Reino (o Reino de Deus), onde fomos libertados de tudo que nos escravizava e restringia para sermos o que Deus deseja que sejamos. Precisamos aprender a caminhar com esta liberdade, vivê-la e compartilhá-la sem limitações – o processo da nossa caminhada com esta liberdade é a missão integral: pela demonstração do amor maravilhoso de Deus através do nosso caminhar íntegro com Ele; através da esperança e pela mensagem que compartilhamos; através da compaixão que demonstramos e dos sinais e fragrâncias do novo Reino que virá; e ao proclamar a veracidade da autonomia que desfrutamos agora.

Assim como os israelitas, que ficaram em pé à margem do Rio Vermelho e olharam para o Egito, atrás deles, e pensaram que seria melhor a luta que já conheciam do que a liberdade desconhecida que os esperava à frente, a nossa escolha deve ser permanecermos na fé e nos movimentarmos em direção a tudo que Deus reserva para nós.

Cordiais saudações,

Sheryl
Diretora Internacional

Apoiem a ação da igreja e da comunidade pela justiça alimentar

Durante a Semana de Ação pela Justiça Alimentar a qual acontece no mundo inteiro de 10 a 17 de outubro, unam-se aos seus irmãos cristãos para um momento de reflexão e ação sobre o sistema alimentar mundial e sobre os desequilíbrios que resultam em um prato cheio para alguns e um prato vazio para outros.

Há muitas maneiras de se envolver, como foi salientado no guia de ação preparado para aquela semana. Seja através da realização de um louvor especial (usando a liturgia preparada para a ocasião pela Iona Community); disputando testes alimentares com os membros de sua comunidade; ou discutindo os folhetos informativos regionais que acompanharam o guia de ação; nós os convidamos a aprender mais sobre os problemas e a encontrar modos de fazer a diferença.

A semana engloba o Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro, que é também o dia do Desafio da Rede Miqueias baseado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O guia de ação, os folhetos informativos e o guia de ações regionais, a liturgia, o teste, o controlador de desperdício, os exemplos de outras atividades, as pregações e mais estão disponíveis online no Food for Life Campaign. Nós os convidamos a compartilhar as suas ações conosco, para que elas possam inspirar outros que estejam trabalhando em iniciativas semelhantes: ccampeau@e-alliance.ch

Observação: A Rede Miqueias deseja encorajar os seus membros a se instruírem e se unirem à campanha que a AEA (Aliança Ecumênica de Ação Mundial) está conduzindo, chamada Alimentação para a Vida.

Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro de 2011: Preço dos alimentos – da crise à estabilidade

O preço dos alimentos oscila e a sua elevação, em particular, representa a maior ameaça à segurança alimentar nos países em desenvolvimento. Os pobres são atingidos mais severamente. Segundo o Banco Mundial, entre 2010 e 2011, o aumento do custo da alimentação levou quase 70 milhões de pessoas à extrema pobreza.

Este ano, o tema escolhido para o Dia Mundial da Alimentação é “Preço dos Alimentos – da Crise à Estabilidade” com o objetivo de esclarecer esta tendência e o que se pode fazer para mitigar o seu impacto nas pessoas mais vulneráveis.

No Dia Mundial da Alimentação de 2011, examinemos seriamente a causa da oscilação do preço dos alimentos e façamos o que precisamos fazer para reduzir o impacto desta oscilação nos membros mais fracos da sociedade global.

O dia 16 de outubro é também o dia da Rede Miqueias – porque não combinar os dois eventos e contribuir para o aumento da conscientização na sua igreja, comunidade e organização?

Baixe as edições: FAO Food Issues Paper

Semana Antipobreza, na Austrália

A Tear Australia e a Servants Australia conduzirão, em conjunto, uma oficina de aprendizado de oração: Orando os Salmos num Mundo de Desapropriação. Esta oficina de aprendizado foi planejada para coincidir com a Semana Antipobreza (http://www.antipovertyweek.org.au) e o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, da ONU (http://www.un.org/depts/dhl/poverty).

Sophia Think Tank– Defesa de Direitos

O Sophia Think Tank é o grupo de defesa da Bíblia, da Sociedade Bíblica da Austrália. Identifica-se a defesa da Bíblia pelas suas funções de teologia pública e apologética e ela tem pelo menos três componentes:

Defender a Bíblia, a sua relevância, utilidade e mérito como fonte de sabedoria, usualmente (mas nem sempre) nos contextos em que a Bíblia é tratada com pouco respeito;

Defender a Bíblia, deixando que ela fale sobre questões de importância na vida pública diária como fonte de discernimento e da sabedoria que merece ser ouvida e respeitada;

Compreender as histórias de defesa de direito que estão presentes na Bíblia como um modo de aprender como a defesa de direitos pode ser feita, e de interpretar aquelas partes da Bíblia que falam sobre as questões existentes nos tempos bíblicos.

A iniciativa Sophia Think Tank identificou dez propulsores da sociedade: a política, a mídia, as artes, os negócios, os esportes, as organizações que prestam serviço comunitário, a educação, a saúde, a justiça e a lei. Desejamos desafiar cada um destes propulsores para que considerem a diferença que uma postura sábia poderá fazer no seu respectivo ramo e pensem sabiamente sobre as questões que eles encontram no cotidiano. Precisamos retornar a um processo de decisão baseado em valores, a um caráter ético na liderança e a uma estrutura de justiça social através da qual vimos toda a vida. Esta é a aplicação da sabedoria e o desejo da ST2 [Sophia Think Tank].

A ST2 se comprometeu à pesquisa, desenvolvimento de ferramentas para o envolvimento com o conhecimento assim como conversas periódicas no setor público que contribuam para o “envolvimento sábio para a transformação particular e social”.

O diretor da Sophia Think Tank é o Dr. David Wilson.

Para seguirem e se envolverem em discussões, visitem: www.st2.com.au

Consultoria sobre a Liderança com a Faith2Share

Local: Antalya, na Turquia
Data: de 5 a 10 de março de 2012

Esta é uma consultoria global com foco regional durante o ano seguinte à Primavera Árabe. Os tópicos incluem:
• Integração dos movimentos das missões emergentes;
• Foco na colaboração efetiva da missão;
• Confronto no que diz respeito às grandes questões da missão em 2012;
• A oportunidade de “caminhar nas pegadas de São Paulo” e ver alguns dos lugares da antiguidade.

Para [obter] mais informações: f2s@faith2share.net

Inspired Individuals – Indiquem

Tearfund RU – www.integralmission.net 

O programa Inspired Individuals (Indivíduos Inspirados) da Tearfund procura identificar recursos e apoiar os empresários sociais cristãos no sul do globo. Oferecemos aos candidatos escolhidos (indivíduos inspirados) uma viagem de 3 anos, com ajuda financeira através de um pequeno estipêndio anual de US$5.000, assim como oportunidades de confraternização e estabelecimento de contatos com outros empresários e pessoas experientes nos seus ramos de trabalho, de apoio ao desenvolvimento de capacidade direcionado, (inclusive orientação, e a participação de uma rede mundial de apoio através da oração). Tentamos prover um ambiente de estímulo para os indivíduos, para que eles e as suas ideias possam tornar-se mais sustentáveis e para que o seu impacto aumente.

É aí que os senhores entram em cena! Estamos à procura do nosso próximo grupo de indivíduos inspirados. Este processo de identificação e seleção baseia-se em nomeações. Buscamos, portanto, desenvolver uma rede de amigos, colegas, parceiros e redes de MI [Missão Integral] que ajudem a identificar pessoas com potencial de se tornarem empresários sociais e que poderiam se beneficiar do apoio que oferecemos através desta iniciativa. Sei como os senhores têm muitos contatos que poderiam ser úteis neste caso, e será ótimo se considerarem e nomearem as pessoas que conhecem, ou que possam conhecer breve, como candidatos potenciais a Indivíduos Inspirados.

Os principais requisitos para a indicação inicial são:

1. Os candidatos devem ser cristãos;
2. Já iniciaram a implementação de uma ideia que tem o potencial de trazer mudanças sociais positivas e significantes;
3. Estão realizando algo inovador;
4. Haja oportunidade de sua ideia ser ampliada.

A nomeação é um simples processo on-line. Cliquem aqui www.inspiredindividuals.org/nominate
www.inspiredindividuals.org

Conversa sobre a Missão Integral e Oficina de Aprendizado sobre a Reconciliação

Data: de 15 a 17 de novembro de 2011
Local: Abundant Life Fellowship em Lusaka, na Zâmbia

O foco principal deste evento são as organizações cristãs, líderes das igrejas e dos colégios da Zâmbia, do Zimbábue, do Maláui e de Moçambique.

As manhãs serão dedicadas a discussões e a compartilhar aprendizado sobre a missão integral na África; e as tardes e as noites serão devotadas a como colocar este conhecimento em prática, através de uma oficina de aprendizado sobre a reconciliação, a qual será mediada pelo Dr. Rhiannon Lloyd, que já conduziu estas oficinas de aprendizado em muitos países, tais como a Ruanda, a África do Sul e a República Democrática do Congo.

Para mais informações, queiram visitar: www.micahnetwork.org/events
Inscrições: online ou escrevam para: events@micahnetwork.org

O espaço é limitado, portanto, inscrevam-se cedo.

Consultoria Regional da Ásia – de 17 a 21 de outubro de 2011

Ainda não se registraram? Então, queiram entrar as devidas informações no asia@micahnetwork.org e unam-se a nós agora. Vejam mais informações no www.micahnetwork.org/events

Paz e Justiça – René Padilla (Excerto)

A PAZ é um bem desejável tanto para os indivíduos como para as nações. O coração humano anseia pela paz, a qual também é um objetivo político que nenhum governo responsável pode ignorar. Seja no leste ou no oeste, no norte ou no sul, a visão profética de um mundo no qual convertam-se espadas em arados e lanças em foices suscita uma resposta positiva.

Contudo, a paz tem as suas condições. A menos que estas se cumpram, o ideal da paz se torna um mero desejo sem possibilidade de realização. Isaías 32:17 indica a condição mais importante: justiça. Lê-se ”O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre.” A paz se relaciona com a justiça como o fruto com a árvore que o produz. Onde não há justiça, não pode haver paz. Injustiça e paz não podem coexistir.

Para lerem a devoção completa, vejam Paz e Justiça

Se ainda não se inscreveram para receber o Pontos de Oração, por favor escrevam para prayer@micahnetwork.org

Consultoria Trienal Global

Data: de 10 a 14 de setembro de 2012
Local: Tune, na Suíça

Tema: Justiça, Compaixão, Humildade – a Missão Integral e a Igreja Local

Foco: Fazer a diferença e aprender juntos como produzir um impacto na prática. Vejam www.micahnetwork.org/events