Facebook icon Forward icon

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS – FRANÇA

 

 

 

 

 

"VIN D’HONNEUR" PARA OS BOLSISTAS CsF EM PARIS

A Embaixada do Brasil realizou cerimônia de recebeu os bolsistas da turma de 2013/2014 do Programa Ciência sem Fronteiras na França, no dia 13 de setembro. O evento foi realizado na Fundação Casa do Brasil, residência estudantil situada na Cidade Internacional Universitária de Paris. Compareceram cerca de 150 pessoas, entre estudantes, representantes de universidades e das 27 empresas parceiras do programa na França, entre as quais a Solvay (engenharia química), a DCNS (construção naval), a GDF-Suez (energia) e a Alcatel-Lucent (telefonia), que tem contratado estagiários brasileiros.
Foram homenageados dois coordenadores acadêmicos que se destacaram por sua dedicação e disponibilidade no apoio aos bolsistas CsF ao longo de 2012 e em sua chegada em 2013: o Professor Daniel Hagège, Encarregado de Relações Internacionais da Universidade de Orléans, e a Senhora Amal Jouffe El-Amrani, Diretora de Relações Internacionais da Universidade Rennes 2.
A confraternização que se seguiu reprisou importante oportunidade de contato mais próximo entre os diversos segmentos ali representados, a exemplo do que ocorrera na recepção de 2012, propiciando esclarecimento de dúvidas e surgimento de propostas para novas atividades, em momento oportuno para o bom desenrolar do ano letivo que se inicia no hemisfério norte.

Na ocasião, anunciou-se o lançamento da versão 2013/2014 do “Guia do Estudante e Pesquisador Brasileiro na França” ((http://www.guiaestudante.org/#); e, para as próximas semanas, o site (www.educ-br.fr) bilíngue do Setor de Cooperação Educacional da Embaixada do Brasil na França e um canal Youtube de vídeos de orientação para bolsistas recém-chegados, projeto realizado por um grupo de estudantes do Conselho de Bolsistas CsF/França.

Encaminhe esta notícia

EVENTOS

 

 

 

 

 

BOLSISTAS CSF CHEGAM À UNIVERSIDADE DE ORLÉANS

A Universidade de Orléans ofereceu, em 30 de agosto de 2013, cerimônia de boas-vindas aos bolsistas reoptantes do Programa Ciência sem Fronteiras. O evento contou com a presença de autoridades locais, famílias anfitriãs e imprensa. O Reitor da universidade, Professor Youssoufi Touré, congratulou-se com os 50 estudantes brasileiros do Programa, que realizarão um semestre de francês intensivo e um semestre de aulas em suas áreas específicas. A estada dos alunos nessa instituição francesa de nível superior deverá também envolver estágios em parceria, nos quais um estudante brasileiro é pareado com um estudante francês. A Universidade de Orléans deve receber mais 50 estudantes em março de 2014 para o mesmo tipo de programa e deverá começar a seleção de bolsistas de pós-graduação em novembro próximo por meio de uma missão acadêmica para São Paulo e, possivelmente, Rio de Janeiro.

Encaminhe esta notícia

 

 

WELCOME DAY PARISTECH"

Estudantes brasileiros selecionados para o mestrado lato sensu do Instituto de Ciência e Tecnologia de Paris (Paristech) foram homenageados em coquetel oferecido no Instituto de Química de ParisTech. Este polo francês de cooperação cientifica reúne 12 grandes escolas da região Île de France, entre as mais renomadas da França.
O programa de ParisTech visa atrair os melhores estudantes desse curso de pós-graduação em Ciências da Engenharia. Dirige-se a engenheiros originários de países escolhidos tanto por seu dinamismo econômico e cultural quanto pela excelência da formação inicial de seus profissionais, entre os quais figuram, além do Brasil, a China e a Rússia. Há aproximadamente 40 brasileiros estudando e pesquisando em ParisTech atualmente.

Mais informações (em francês) em: http://www.paristech.fr/index.php/fre/Admissions/Etudiants-internationaux

Encaminhe esta notícia

 

CHAMADAS E EDITAIS

 

 

 

 

FAPESP E BELMONT FORUM LANÇAM CHAMADA

A parceria da FAPESP com o Belmont Forum, grupo de instituições de fomento à pesquisa sobre mudanças globais, publicou nova chamada de propostas de pesquisa. O 2013 International Opportunities Fund, lançado em parceria com o Joint Programming Initiative On Agriculture, Food Security And Climate Change (FACCE-JPI), financiará 10 milhões de euros em projetos sobre segurança alimentar e mudanças no uso da terra, envolvendo, entre outros países, Brasil e França.
Os projetos de desenvolvimento de comunidades podem estender-se por 12 a 18 meses e receber até 300 mil euros. Já para os projetos de pesquisa em colaboração de médio a longo prazo (três a cinco anos), dispõe-se de três milhões de euros. As propostas de projeto poderão ser encaminhadas até 30 de setembro de 2013.

Mais informações em: http://www.fapesp.br/8058

Encaminhe esta notícia

 

 

 

 

INSCRIÇÕES PARA DOUTORADO PLENO NA FRANÇA - CIFRE/BRASIL

Continuam abertas as inscrições para bolsas de doutorado pleno no âmbito do Convênio Industrial de Formação através da Pesquisa (CIFRE-Brésil), acordo firmado entre o CNPq e a Agência de Fomento à Pesquisa e Inovação do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da França (ARNT). As bolsas, de até 36 meses de duração, são destinadas a candidatos brasileiros de reconhecido nível de excelência e que tenham obtido diploma de Mestrado há menos de três anos.
Acesse a chamada pública:

http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=4ed54b0b-b1b0-49b0-9037-4a06afd63b46&groupId=214072

Encaminhe esta notícia

 

ENSINO SUPERIOR

 

 

 

 

 

 

 

GOVERNO FRANCÊS ANUNCIA MEDIDA PARA FACILITAR LOCAÇÃO DE MORADIA ESTUDANTIL

Começou nesta semana, ainda a título experimental, a ser concedido auxílio-caução com vistas a ajudar estudantes franceses menos favorecidos e estudantes estrangeiros a encontrar alojamento adequado na França. A “Caução Locatária Estudantil”, restrita até então às regiões da Aquitânia e Midi-Pireneus, foi estendida para todo o território nacional francês. A medida contará inicialmente com o montante de 200.000 euros do Ministério do Ensino Superior e Pesquisa francês, Crédit des dépots e outras instituições financeiras que poderão atuar como avalistas dos estudantes no momento da assinatura do contrato de locação de moradia. A medida deve beneficiar bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras e dos demais programas brasileiros de cooperação educacional, uma vez que equacionar soluções de alojamento é um dos principais desafios enfrentados por nossos estudantes na França. Soma-se a essa medida a entrega imediata de 3.900 novas moradias e 4.600 moradias reformadas para desafogar o concorrido mercado imobiliário do país.


Encaminhe esta notícia

 

NOTÍCIAS

 

 

 

 

 

APOIO À PESQUISA EM TIC

Estão em andamento atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, na área das ciências e tecnologias da informação e comunicação (TIC), executadas por uma equipe de pesquisadores brasileiros (equipe principal), com colaboração eventual de outras equipes brasileiras (equipes orbitais), e uma equipe de pesquisadores franceses do Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automática (INRIA) ou do Instituto das Ciências da Informação e de suas interações (INS2i)/ Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS). Essas atividades tem recebido financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Federação das Associações Estudantis de Paris (FAPS) que lançaram projetos conjuntos de pesquisadores brasileiros e franceses. As propostas selecionadas na chamada tem prazo máximo de execução de 36 meses.

Fique atento para as próximas chamadas nos sites Web das FAPs participantes pelos links a seguir:

FACEPE (Pernambuco) http://www.facepe.br/
FAPEMA (Maranhão) http://www.fapema.br/site2012/
FAPEMIG (Minas Gerais) http://www.fapemig.br/
FAPERGS (Rio Grande do Sul) http://www.fapergs.rs.gov.br/
FAPERJ (Rio de Janeiro) http://www.faperj.br/
FAPESB (Bahia) http://www.fapesb.ba.gov.br/
FAPESP (São Paulo) http://www.fapesp.br/
FUNCAP (Ceará)  http://www.ceara.gov.br/?secretaria=FUNCAP&endereco=http://www.funcap.ce.gov.br/  
Fundação Araucária (Paraná) http://www.fundacaoaraucaria.org.br/


Encaminhe esta notícia