Facebook icon Twitter icon Forward icon

Nota de abertura

     Leia as sinopses de obras recém-chegadas à Biblioteca ESJAC. Faça a sua escolha e depois requisite o livro. LER DÁ SABER E PRAZER.

   Consulte o nosso catálogo online, integrado na Rede de Bibliotecas de Tavira: https://bibliotecas.cm-tavira.pt/

A professora bibliotecária,
Ana Cristina Matias

ASSIM NASCEU UMA LÍNGUA

Assim nasceu uma língua: sobre as origens do Português
de Fernando Venâncio
Editora:
Guerra e Paz
Edição: 5.ª ed. – revista
Ano de Edição: 2020
Páginas:
318 p.
ISBN: 978-989-702-510-5
N.º de registo: 12008
Cota ESJAC: 80 VEN

     O linguista Fernando Venâncio traça nesta obra a evolução do Português numa perspetiva diferente do que é habitual neste género de edições.
     Dividida em quatro partes, que abrangem quinze capítulos, o autor debruça-se sobre as afinidades entre o Português e o Galego, as influências sofridas pelo idioma ao longo dos séculos, a existência do Mirandês e a interligação com as outras línguas europeias vizinhas.
     A exposição relativa à História da Língua Portuguesa inclui não só o padrão mas também os vocábulos pertencentes a um nível mais popular, com referências a erros mais comuns, abordados muitas vezes num tom humorístico.
     A par e passo, surge uma secção de curiosidades, designada como “Estação de Serviço”, que só pelo seu conteúdo vale a pena consultar o livro.
     Destinada a um público que se interessa por esta Língua de tantos séculos, esta obra irá certamente instruí-lo e provocar-lhe, por vezes, o riso.

     Obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura. (PNL2027 - 2020 1.º Sem. - Vida Prática - dos 15-18 anos - maiores 18 anos – Fluente)

Lina Correia
(Professora do Grupo Disciplinar de Português)

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Avaliação das aprendizagens: propostas e estratégias de ação, ensino básico, ensino secundário.
de Ariana Cosme et al.
Edição:
1ª ed.
Ano de Edição: 2020
Editora: Porto Editora
Páginas: 169 [6] p.
ISBN: 978-972-0-34044-3
N.º de registo: 12 009
Cota ESJAC: 37 COS

     A contínua atualização científica e pedagógica a que todo o professor se deve dedicar impõe a leitura desta obra.
     Ariana Cosme, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e os seus colaboradores apresentam-nos, nesta obra, uma série de propostas e estratégias de ação propiciadoras da transformação das práticas pedagógicas. Estas têm de ter o seu enfoque no ensino para a aprendizagem, implicando cooperação entre professores que trabalham para que todos e cada um dos seus alunos realizem uma aprendizagem alicerçada nos quatro pilares da educação que a UNESCO determinou para o século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
     Em síntese, é necessário que os alunos aprendam a aprender, no seio de uma comunidade de aprendizagem onde a função formativa da avaliação é nuclear.  

Ana Cristina Matias
(Professora do Grupo Disciplinar de Português)

OS EXPORTADORES PORTUGUESES

Os exportadores portugueses
de Filipe S. Fernandes
Edição:
1ª ed.
Ano de Edição: 2017
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Páginas: 100 [3] p.
Coleção: Ensaios da Fundação
ISBN: 978-989-8838-40-7
N.º de registo: 12 097
Cota ESJAC: 33 FER

     A indústria do calçado, o turismo e outros sectores tornaram o Made in Portugal um trunfo: o peso das exportações no PIB cresceu 10% entre 2007 e 2013, passando de 31% para 41%. Esta evolução contou com o desempenho de empresas tradicionalmente exportadoras e  de outras que iniciaram a sua atividade no comércio internacional. O processo caracterizou-se pela diversidade, tendo atingido praticamente todos os setores de atividade da economia portuguesa. Este crescimento passou por iniciativas empresariais inovadoras com coordenação entre empresas, associações, centros tecnológicos, universidades e instituições públicas.
     De acordo com João Amador e Manuel Caldeira Cabral, “as empresas exportadoras portuguesas são diferentes das empresas que vendem exclusivamente para o mercado interno, designadamente pelo facto de serem maiores, mais produtivas, por praticarem salários médios mais altos e por apresentarem um rácio de capital por trabalhador mais elevado”.
     Traço dominante nas dez maiores empresas exportadoras de bens é o predomínio de multinacionais, com apenas duas empresas portuguesas: Galp Energia e The Navigator Company (ex-Portucel/Soporcel).
      Contudo, os portugueses não conhecem esta história de sucesso. Que rostos estão por detrás das empresas que levam a marca Portugal aos cinco continentes? Quais os principais mercados de exportação? Que produtos são o novo el dorado da exportação e o que mudou na sua composição? Estas e outras perguntas encontram finalmente resposta neste livro do jornalista Filipe S. Fernandes.

Conceição Pereira
(Professora do Grupo Disciplinar de Economia)

LISBOA REYKJAVÍK

Lisboa Reykjavík: o silêncio do mar
de Ysra Sigurdardóttir
Tradutor:
Miguel Freitas da Costa
Edição: 2ª ed.
Ano de Edição: 2020
Editora: Quetzal
Páginas: 444 263 p.
ISBN: 978-989-722-630-4
N.º de registo: 12015
Cota ESJAC: 85 SIG

     Com o título original de Brakid, este romance policial de Ysra Sigurdardóttir, tem na sua edição inglesa o título de O Silêncio do Mar. Por a história ter Lisboa como um dos seus cenários, passou, na 2.ª edição portuguesa, a ser intitulado Lisboa Reykjavík.
     Ysra Sigurdardóttir tem ganho notoriedade pela criatividade artística que revela nos seus romances policiais e na ficção infantil, tendo já várias obras suas adaptadas ao cinema e à televisão.
     Lisboa Reykjavík é um romance cheio de mistério onde não faltam as forças sobrenaturais e o terror que estão envolvidos no incompreensível desaparecimento das sete pessoas que partiram de Lisboa a bordo de um iate de luxo, mas que nunca chegaram ao seu destino. O que aconteceu à tripulação e à jovem família que seguia no iate ao zarpar de Lisboa? O que se teria passado em Lisboa, ou durante a viagem, que possa explicar o desaparecimento?

     Obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL2027 - 2020 1.º Sem. - Literatura - dos 15-18 anos - maiores 18 anos – Fluente)

Luís Nunes
(Professor do Grupo Disciplinar de Artes Visuais)

A ORIGEM DE (QUASE) TUDO

A origem de (quase) tudo
de Graham Lawton e Stephen Hawking
Tradutor:
Francisco Silva Pereira
Edição: 1ª ed.
Ano de Edição: 2019
Editora: Quetzal
Páginas: 261 [2]  p.
ISBN: 978-989-754-408-8
N.º de registo: 12018
Cota ESJAC: 5 LAW

     Obra de divulgação científica que oferece uma história única do passado, presente e futuro do nosso universo, desde o início da vida na Terra à conquista do espaço, mas que não deixa de focar a evolução da civilização e as várias áreas do conhecimento.
As questões aqui levantadas são diversas, Como começou o universo? Como descobrimos o nada? Como nos tornámos o destruidor de mundos?, entre muitas outras.
     Uma obra em linguagem científica simples que dá resposta a inquietações comuns a muitos, mas graças ao avanço das diversas ciências estamos mais perto saber de onde veio tudo.

     Obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL2027 - 2020 1.º Sem. – Ciências e Tecnologias - dos 15-18 anos - maiores 18 anos – Fluente)

Teresa Leal 
(Professora do Grupo Disciplinar de Inglês)