Olá,

A Inteligência Artificial já está em toda a parte. E seus imensos potenciais - tanto os positivos quanto os mais ameaçadores - capilarizam-se por todos os setores da sociedade contemporânea. Esta semana publicamos dois artigos que abordam aspectos bem distintos da tecnologia que está mudando o mundo.

No artigo do médico Claudio Lottenberg, Presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e professor da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, um panorama geral dos avanços da IA na medicina no Brasil explicita uma necessidade cada vez mais premente: a aceleração do processo de regulamentação dessas novas ferramentas, em prol da melhoria dos serviços de saúde em todo o país.

Já no artigo do premiado diretor de cinema e professor de Produção de Mídia da Universidade de East London Alexander Tomas, somos apresentados a um conceito relacionado à IA ainda pouco difundido, mas nem por isso menos impressionante: o transumanismo, a convergência entre homens e tecnologia através da Inteligência Artificial, com vistas a criar seres humanos com novas e poderosas capacidades cognitivas, físicas e emocionais, em busca da utopia de driblar as doenças, o envelhecimento e a própria morte.

No terreno mais mundano da história, o artigo publicado esta semana pela doutora em Estudos Internacionais da Universidade Latino Americana de Ciências Sociais no Equador, Maria Fernanda Noboa Gonzales, expõe em detalhes o processo que levou seu país natal a deixar de ser uma ilha de paz para tornar-se um dos países mais violentos do mundo. E aqui do Brasil, a pós-doutora em bioqímica e professora da Unisinos Mellanie Fontes-Dutra expõe os riscos de a gripe aviária poder se transformar numa nova pandemia mundial.

Boa leitura!

Daniel Stycer

Editor-chefe

Técnicos chineses abatem um frango durante o último surto mundial de gripe aviária, há dez anos: inicialmente circunscrita a animais, em 2021 a doença foi identificada em humanos, e agora preocupa autoridades sanitárias do mundo todo. AP Photo/Vincent Yu

A gripe aviária pode nos colocar em uma nova pandemia?

Mellanie Fontes-Dutra, Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)

Com aves e mamíferos infectados em todo o mundo, vírus influenza aviário passa a ter maiores chances de conseguir as adaptações necessárias para infectar humanos mais facilmente

Transumanismo: bilionários querem usar tecnologia para aprimorar nossa existência. Mas os resultados podem mudar o significado de ser humano

Alexander Thomas, University of East London

A obsessão da elite mundial com a atualização tecnológica da humanidade gera uma narrativa grandiosa porém discutível, que desvia a atenção aos desafios e injustiças mais urgentes da atualidade.

Brasil precisa debater com urgência as novas aplicações e a regulamentação da IA na saúde

Claudio Lottenberg, Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein

Expansão da IA e chegada do conceito de Open Health acentuam a necessidade de revisar as leis existentes. Entre outras coisas, para facilitar o armazenamento e o acesso dos médicos às informações de saúde de seus pacientes em sistemas digitais integrados.

Equador: por que a “ilha de paz’ tornou-se um dos países mais violentos do mundo

Maria Fernanda Noboa Gonzalez, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) - Ecuador

O país está perde a guerra contra uma estrutura de violência enraizada numa sociedade de economia frágil e sistemas político e jurídico tomados pela corrução.

Cientistas decifram a onda de calor na Antártica. Aqui estão os resultados

Dana M Bergstrom, University of Wollongong

Uma onda de calor em 2022 redefiniu as expectativas científicas sobre o clima da Antártica. Agora a comunidade global deve se preparar para o que um mundo mais quente pode trazer.

Outros destaques