Quem somos e por quê?

Na estrutura estratégica de 2011, nos descrevemos como uma rede e um movimento.

Como uma Rede, procuramos fornecer apoio aos membros através da facilitação de eventos, da comunicação, do partilhar de recursos, do estabelecimento de contatos e da sinergia para maiores cooperação e recurso convergentes à melhor prática. Almejamos ver a comunidade cristã se tornar mais eficaz à medida que se põe em prática a missão integral.

Como um movimento, procuramos nos unir para defender direitos e para promover a nossa paixão compartilhada e convicção pela missão integral.

E como é que é isto? Bem, temos um modelo a seguir. Jesus não veio para começar uma religião ou mesmo uma rede; Ele veio para começar um movimento. O movimento é chamado o Reino de Deus ou o reinado de Deus. A Rede Miqueias é uma comunidade global de pessoas que são apaixonadas por participarem deste movimento de Deus. Nossa parte é proclamar as boas novas deste Reino e demonstrar o Reino de Deus e o Reinado de Deus.

O processo que usamos para tal é chamado de missão integral.

E como é que é esta missão integral na prática? Ela sempre se parecerá com Jesus:

• Amar como Jesus ama;
• Servir como Jesus serve;
• Obedecer como Jesus obedeceu.

Colocado de maneira simples – precisamos viver como pessoas do Reino e, apesar de talvez não o fazermos perfeitamente, temos que continuar nos estimulando para isto – este é o valor adicional de uma rede. Ao estabelecermos contatos, compartilharmos, aprendermos, discipularmos, defendermos direitos - e assim por diante – juntos, demonstramos o Reino de Deus e eles saberão que somos os Seus discípulos pelo nosso amor, não apenas uns para com os outros, mas pelo mundo.

1 Pedro 2:9 - Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus...
Êxodo 19:6 -  Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa.

Somos chamados para sermos uma bênção para o mundo inteiro e este chamado requer que assumamos as responsabilidades de sermos sacerdotes: servindo, direcionando, cuidando, ensinando, construindo, fechando a brecha em nome daqueles que são pobres, oprimidos e marginalizados, daqueles que não conhecem Cristo.

O que isto significa para os senhores? Ser parte da Rede Miqueias é dizer que querem se unir de modo ativo a este movimento e que, através das oportunidades oferecidas de estabelecimento de contato, estimularem-se, compartilharem tudo que podem para que sejam o povo do Reino.

É isto o que significa para os senhores?

Saudações calorosas,

Sheryl Haw
Diretora Internacional

Eventos em pleno desenvolvimento

A Mobilização da Ásia pela Missão Integral – a ser realizada de 17 a 21 de outubro de 2011 no Kululeganga Holiday Resort, Kalutara, Sri Lanka.

Com um pouco mais de um mês do início desta empolgante consultoria, inscrevam-se agora se ainda não se tiverem inscrito.

Tópicos: Identidade Restaurada; Disciplinado Integral; Serviço Integral; Mobilização; Distintivos Interculturais; A Igreja Missionária; Justiça e Defesa de Direitos; Marginalização e Inclusão; Pacifistas e Reconciliação – além de oficinas de aprendizado que englobam uma ampla gama de tópicos.

Em breve: ótimo! Como uma Rede, gostamos de incentivar todos os participantes a se envolverem na consultoria. Queriam entrar em contato conosco pelo email event@micahnetwork.org se estiverem dispostos a prestar serviço voluntário e a ajudar com logísticas e com administração, louvor, apresentações de oficinas de aprendizado, compartilhamento de recursos, som e TI, etc. Agradeceríamos profundamente a sua contribuição.

Para obterem mais informações sobre esta consultoria, queiram consultar o nosso website:
http://www.micahnetwork.org/events/asia-mobilising-integral-mission

Conferência de Transformação 2011: de 1º a 5 de novembro de 2011, em Jos, na Nigéria
Tema: A Boa Governança e a Transformação Política: caminhos para a redução de conflitos e da pobreza.

Para inscreverem-se e para obterem maiores informações, queiram acessar: www.transformationconf.org

Escola de Reconciliação: de 30 de janeiro a 9 de março de 2012, em Ruanda.
Para obter mais informações: www.lerucher.org

Sobre a Accord – Desenvolvendo a Excelência

Antigamente, a Accord era conhecida como AERDO (Association of Evangelical Relief and Development Organisations - “Associação Evangélica de Organizações de Auxílio e Desenvolvimento?”). Em 1978, estabeleceu-se como uma Rede nos EUA e, atualmente, conta com mais de 70 membros. Em 2010, a AERDO trocou o nome para Accod e convergiu sua atenção em ser um catalisador para o aprendizado, a colaboração e a edificação da unidade centrada em Cristo a cerca da visão comum da eliminação da pobreza. Eis a visão deles: Preparar e mobilizar a comunidade cristã a eliminar a pobreza.

Fórum de Desenvolvimento de Excelência: de 15 a 17 de novembro de 2011, em Baltimore, EUA.

A Accor está mediando cinco cúpulas em novembro:

1 - Desenvolvimento Transformacional
Propósito: Uma discussão sobre melhores práticas. Desenvolver uma série de princípios de práticas para as ONGs e as igrejas desejosas de se envolverem com as comunidades com relação a desenvolvimento transformacional.
Palestrantes: Bryant Myers, Luz Stella DeAngulo, Moses Dombo, Tom e Dee Yaccino

2 – Desenvolvimento de Microempresas
Propósito: Fazer o rascunho de princípios de excelência para o setor de desenvolvimento de microempresas. Criar um diálogo entre os profissionais para aperfeiçoar a transformação holística.
Mediadores: HOPE International

3 – WASH
Propósito: Estabelecer uma série de princípios de excelência com indicador para enriquecer este setor.
Mediadores: Living Water International

4 – Defesa de Diretos
Propósito: Articular os princípios para aumentar a defesa de direitos centrada em Cristo, considerando cuidadosamente o “nosso mandado, nosso público e o nosso impacto”.
Palestrantes: Galen Carey, Rev. Adam Philips, Rev. Adam Taylor

5 – Doações em Espécie (GIK, em inglês): Conserto Adiante na Estrada
Propósito: Uma oportunidade para aprender sobre mudanças e avanços do ramo
Mediadores: POND e InterAction

Estas séries de reuniões proporcionam uma excelente oportunidade para o aprendizado, o estabelecimento de contato e a colaboração.

Para obter maiores informações: www.accordnetwork.org/forum
Saiba mais sobre a Accord: www.accordnetwork.org

A religião, o HIV e a AIDS: Explorando o Território

Este livro, editado por Beverly Haddad, explora a interface entre o HIV, a AIDS e a religião, além de contribuir, de modo significativo, para o corpo crescente de bolsas de estudo que reconhece a importância do envolvimento religioso com a realidade do HIV e da AIDS. Em muitas comunidades, a narrativa espiritual é muito mais convincente do que a sua equivalente biomédica, tornando crucial a colaboração interdisciplinária. O projeto que trouxe este livro à existência reuniu estudiosos dos campos de religião e de teologia, além de ativistas de comunidades locais. O seu conteúdo capta o caráter colaborativo do livro e a resposta de um profissional acompanha cada capítulo.

Analisou-se e interrogou-se a literatura acadêmica existente no contexto do conhecimento da comunidade local. A tarefa foi compreender qual o trabalho que já foi feito e discernir o que ainda falta fazer. O livro apresenta um forte enfoque africano, com formas locais de cristianismo e islamismo sendo proeminentemente apresentadas.

Beverly Haddad é diretora do Programa de Teologia e de Desenvolvimento, e diretora da Em Colaboração pelo HIV e pela AIDS, Religião e Teologia no Seminário de Religião e Teologia, na Universidade de KwaZulu-Natal. Ela está envolvida com pesquisa no campo de gênero e do HIV, assim como da resposta da igreja cristã à epidemia.

Este livro se encontra disponível em lojas comuns: ISBN: 978 1 86914 2070
Para obter mais informações: http://www.ukznpress.co.za

Seja a Mudança de Esperança: treinamento de facilitadores do HIV e da AIDS

A AIDSLINK International e a OM (Operation Mobilisation) estão facilitando este evento para o treinamento de 26 de novembro a 1º de dezembro de 2011, na Itália.

Os tópicos incluem: Curso de Treinamento do Canal da Esperança, desenvolvido pela CABSA (Christian AIDS Bureau for Southern Africa – “Agência Cristã contra a AIDS pela África Austral”):

O HIV & a AIDS e eu
• Além do básico;
• Estatísticas;
• Transmissão e tratamento;
• Prevenção.
Uma Resposta Cristã
• A visão mundial e como esta afeta a minha resposta.
Princípios de diretrizes bíblicas
• Descobrindo estigmas e discriminação;
• Como prevenir o HIV;
• As necessidades espirituais do soro-positivo e das pessoas afetadas pelo HIV;
• Como lidar com as perguntas difíceis.
E mais: A Resposta Comunitária; Convivendo com o HIV e Torne-se um Canal de Esperança

Para obter mais informações, entre em contato: training@aidslink.org

Ano Social Voluntário na Comunhão Reichenberg (OJC – Operation Just Cause – “Operação Justa Causa”)

Se os senhores têm entre 18 e 26 anos de idade e querem ganhar experiência com o trabalho de desenvolvimento transformacional, deem uma olhada na opção que a OJC oferece: http://www.ojc.de/en/voluntary-social-year.html

Sobre a OJC: é uma comunidade internacional que busca viver de forma que Cristo seja o centro, enquanto trabalha para desenvolver ideias criativas para impactar a sociedade de hoje. Tem o compromisso de interpretar um papel ativo na renovação social.

Interserve’s Go Magazine (Revista Interserve’s Go) – notícias importantes

Na edição atual da Revista Interserve’s Go, há artigos tais como:
• Uma Questão do Coração: Misturando negócios com o Evangelho no Mundo Árabe;
• Um Modo Diferente de Praticar a Medicina: a busca de um médico para compreender a medicina holística;
• Esperança para os que sofrem;
• No Negócio da Liberdade: missão holística no distrito da luz vermelha em Calcutá;
• Nosso Território ou O Território de Deus: qual deve ser a resposta de um cristão a um refugiado.

Para acessar, baixar e ler esta revista:
http://www.interserve.org.au/pages/content.aspx?pid=308#pid=308

EAA – envolvida com a Segurança Alimentar e a Campanha contra o HIV e a AIDS

Apresentação da EAA: A Aliança para a Defesa de Direitos Ecumênica (EAA, em inglês) é uma ampla rede internacional de igrejas e organizações cristãs com o compromisso de se pronunciar e agir em conjunto por um mundo justo, pacífico e sustentável. As organizações membros, atualmente 80, procedem das tradições católica, protestante, evangélica e ortodoxa, e compartilham a convicção de que a defesa de direitos contra estruturas, práticas e atitudes injustas é um requisito fundamental para expressar a nossa fé. Escolhem-se duas campanhas a cada 4 anos para se fazer uma ação comum.

As campanhas atuais – as quais vão até 2012 – enfocam alimentos e o HIV e a AIDS.

A campanha da EAA Live the Promise (Viva a Promessa) procura tratar das raízes da vulnerabilidade ao HIV, apoiando a vida e a dignidade de todas as pessoas. Continuamos a pressionar os governos para que assegurem a todos acesso à prevenção, ao tratamento, ao cuidado e ao apoio contra o HIV como base para se alcançar o marco de zero mortes e de zero infecções novas. Com o estigma e a discriminação ainda sendo uma das maiores barreiras para uma resposta eficaz, a EAA tem fortalecido os esforços para promover as atitudes de cuidado, de inclusão e de solidariedade.

A campanha Food for Life (Alimento para a Vida) defende os direitos da produção, o comércio e a distribuição sustentáveis e justos de alimentos. A campanha também promove o consumo sustentável e justo, incentivando a reflexão em oração como base para as nossas atitudes e ações como consumidores. O nossos esforços são centrados na visão de que todas as pessoas devem usufruir do direito a alimentos adequados, o que se concretiza quando o alimento se encontra disponível, acessível, de baixo custo e dentro do que é aceitável na cultura, além das pessoas e das comunidades terem meios de se alimentarem.

Para obterem maiores informações, visitem www.e-alliance.ch

Vejam também a nova HARC – HIV & AIDS Religion Collaborative (Colaboração Religião, HIV & AIDS): www.harc-network.org

Adeus ao Greg, ao Timothy e ao Ben

Agosto foi um mês difícil para nós da Rede Miqueias. A nossa equipe de 6 pessoas ficou reduzida a 2,5!

Greg Manning: O Greg tem trabalhado com a Rede Miqueias desde julho de 2007 e tem sido uma inspiração em tudo o que faz. Sei que o Fórum sobre o HIV tem sido, de modo particular,  enriquecido e abençoado pelo seu compromisso fiel de manter as informações fluindo e as discussões relevantes, assim como dinâmicas. Obrigada, Greg, por tudo que tem feito e por quem você é! A nossa oração é para que o mundo que você tem criado, floresça e tenha continuidade, além de que os seus próximos passos sejam empolgantes, enquanto segue a liderança de Deus.

Timothy Sands: O Tim se juntou a nós em setembro do ano passado e tem sido uma peça vital ao nos ajudar fazer o novo website funcionar e para enviar a todos os senhores os boletins informativos e as cartas de orações. Ele demonstrou pleno desempenho nas discussões teológicas e estratégicas na Rede Miqueias! Obrigada pelo seu apoio e contribuição – todos sentiremos saudades suas.

Ben Akpera: O Ben se juntou a nós no cargo de Coordenador Regional da África em janeiro de 2011 e tem uma visão sólida para a missão integral e a integridade em liderança para a África. Ben – obrigada pela sua fidelidade e disposição de ir além do esperado.

O website da Rede Miqueias – acesse!

Agora, todos os membros estão registrados no nosso website. O número na nossa página inicial reflete o número de membros da organização – logo, no momento contamos com 501 membros organizacionais e com um número adicional de 80 membros individuais.

Um nome de usuário e uma senha permitirão acesso ao membros às seguintes informações adicionais:

Fóruns: todos os membros terão acesso para ver todas as discussões dos fóruns, e participar delas, assim como acessar o desenvolvimento de recurso wiki;

Banco de dados para consultores, palestrantes e treinadores;

A Rede: acesso a informações sobre membros ao redor do mundo, usando options de filtros por país, tipo e área temática;

Descontos para eventos no momento da inscrição.

Se ainda não receberam os seus detalhes para acessarem o website, queiram participar-nos pelo endereço: info@micahnetwork.org