Contents

Conversão

Consertos de estrada acontecem continuamente em todo o mundo. Em alguns de nossos países, podemos desejar que eles fossem mais proativos quando nos desviamos para evitar buracos cada vez maiores. Em outros países, as estradas asfaltadas, jardins e cidades estão causando problemas com enchentes porque a água não tem para onde ir.

Ao chegarmos ao fim do ano 2011 e começarmos 2012, os noticiários estão inundados com desastres econômicos, políticos e ambientais. A pobreza aumenta.
Apesar disso, vemos que nossos líderes preferem continuar na mesma rota, tentando evitar os buracos que se aprofundam, criando mesmo alguns desvios aos obstáculos. A direção, entretanto, permanece a mesma – uma crença teimosa de que “nós” podemos resolver todos os nossos problemas contanto que dirijamos melhor, cubramos os buracos mais depressa, tomemos dinheiro emprestado para construir melhores estradas, aumentemos a segurança nas estradas. O que não se disputa é a direção.

Consertando ou reconstruindo a estrada não ajudará, se caminhamos na direção errada.Precisamos voltar! Precisamos de uma conversão.

Quer trabalhemos numa organização de auxílio ou numa organização missionária, quer ensinemos em uma faculdade, ou lideremos uma igreja ou simplesmente consideremos nossa vida particular, precisamos perguntar: estamos caminhando na direção certa? Esta “conversão” ou retorno é difícil porque podemos muito bem ter sido capturados pelo engarrafamento no trânsito causado pelo ímpeto de nossa sociedade em direção ao sucesso, à riqueza, à posição social e ao conforto. Como líderes cristãos, podemos nos sentir incapazes de mudar o momentum ou encarar as escolhas difíceis que são necessárias para desafiar o estado atual e, então, caímos em velhas técnicas de reformas de elevação da moral, de fórmula administrativa que garante sucesso, de programas de treinamento visando a melhora do desempenho – mas estas dispendiosas soluções parecem incapazes de causar a ruptura desejada. Com frequência, nossos índices de sucesso se alinham com as estatísticas de números e renda.

Nós cristãos realmente nos sobressaímos na multidão? Realmente vivemos nossas vidas como demonstrado nos valores do Reino? Pessoalmente, sou culpada por esta pergunta, porque minha resposta é “não, de fato não.” Se os senhores, como eu, anseiam por viver à altura de sua fé de modo radical e real, então, juntos precisamos reconhecer que apenas uma transformação fundamental no nosso modo de pensar e viver dará resultado. Precisamos de uma conversão!

No âmago da conversão está o arrependimento visto que precisamos encarar com honestidade a verdade de nossa submissão aos modos deste mundo. Conversão quer dizer retornar, ir numa direção diferente, fazer um começo novo, largar de velhos valores decaídos e firmar nossos corações em Deus.


O povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou. Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.” (Mateus 4:16-17)

Reflexão:
• Os senhores seguirão Jesus?
• Os senhores e a sua organização, igreja ou faculdade representarão a presença de Jesus no mundo?

Ousemos considerar honestamente como a situação se parece hoje, arrepender daquilo em que sabemos ter simplesmente seguido o caminho, mudar de atitude e trilhar o caminho do Reino. Deixemos o 2012 ser um novo começo!

Pontos de Oração: de 2 a 8 de janeiro de 2012

Mudança e transformação virão ao nos unirmos em oração.

Favor enviar todos os seus pedidos de oração e agradecimentos até às quintas-feiras para prayer@micahnetwork.org.

Os pedidos de oração enviados esta semana pelos nossos membros foram:

Súplica por Asia Bibi

Em 8 de novembro de 2010, Asia Bibi foi condenada à morte sob as Leis da Blasfêmia no Paquistão.  Um abaixo-assinado por “A Call for Mercy” (Um Pedido de Misericórdia) foi feita para apoiar o apelo por sua liberdade.

Orem por Asia que está atualmente na prisão aguardando a decisão do tribunal. Os relatos de dezembro de 2011 mencionam que ela está frágil e má de saúde.

Orem também por sua família (esposo, Ashiq, e suas duas filhas, Isha e Isham) que também temem por suas vidas e anseiam por um reecontro com Asia.   

Visitem o site www.callformercy.com para verificar a súplica, e considerem assinar este abaixo-assinado.

Pontos de Oração para Zimbábue

De Leonard Makoni, SU Zimbábue

Os dias  2 a 13 de janeiro estão reservados para oração por Zimbábue. As eleições deverão ser anunciadas na primeira parte deste ano. 

O Leonard pede que oremos por:

Daqui a alguns dias, muitos pais terão que pagar taxas, pagar por uniformes novos para algumas ciranças; mas poucos têm o dinheiro. Oremos para que Deus proveja e por paz neste período;

O SU Zimbábue passou por um periodo difícil em 2011 e muitos da equipe foram cortados. Por favor orem por eles na sua busca por um novo emprego.

Pontos de Oração para Moçambique

2012 é o Global Year of United Prayer for Mozambique (Ano Mundial da Oração Unificada por Moçambique). Muitos cristãos em Moçambique têm se unido para jejuar e orar durante o mês de janeiro. O grito dos seus corações é para que Deus perdoe os seus pecados e cure a terra deles.  Unam-se aos nossos membros enquanto oram por um avivamento em todo

Moçambique. Temos atualmente quatro membros – oremos por cada um deles:
• ACRIS
• Kubatsirana
• MMD (More than a Mile Deep)
• Angelica Mazive

Ponto de Oração pelo HIV

A Conferência Internacional sobre AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis na África foi realizada em Adis Abeba, na Etiópia, em dezembro de 2011.Hope Carter, da SIM, envia uma carta mensal que nos ajuda a orar pelos problemas, e a deste mês foi retirada dos resultados da Conferência. Pode-se encontrar a carta por completo com os pontos de oração diários no Fórum do HIV da Rede Miqueias (entre através do nosso website). Abaixo, encontra-se um ponto de oração extraído desta, pelo  qual podemos orar juntos nesta semana:

Imagine um mundo sem bebês soropositivos! Imagine só! Apesar de fantástico, este é um dos objetivos que se torna possível com os nossos esforços unidos – da mesma maneira que erradicou-se a varíola há muitos anos. Quando uma gestante soropositiva recebe Antirretrovirais na segunda metade da gravidez e quando o recém-nascido é tratado durante as primeiras semanas de vida, as chances de o vírus ser transmitido para o bebê são muito mínimas. Enquanto orarem, visualizem as clínicas pré-natais em suas vizinhanças e orem por todas as mulheres à espera da consulta. Orem para que recebam aconselhamento sábio e sensível sobre o teste do HIV e os benefícios de um diagnóstico e um tratamento antecipados. Visualize, também, as mulheres em suas comunidades ou regiões que não conseguiram acessar toda a extensão dos serviços pré-natais. Orem para que sejam alcançadas com aconselhamento sobre a importância do cuidado pré-natal, inclusive o exame de HIV e o retorno, para que também possam dar à luz um bebê saudável. À medida que os fundos para os programas profissionais de alcance à comunidade se esgotam, a igreja pode entrar em cena para suprir algumas destas necessidades? Orem para que a sua própria comunidade de fé desenvolva uma estratégia para alcançar estas mulheres com motivação e auxílio, para ajudá-las acessar o cuidado que necessitam. Orem para que a visão de transmissão zero de mãe para filho do HIV seja alcançada nos próximos anos. Isaías 46:3-4.

Consultoria Trienal Global

A consultoria global acontece entre 10 e 14 de setembro de 2012. Queiram orar conosco enquanto preparamos o horário, finalizamos o orçamento e as logísticas, e confirmamos os palestrantes e mediadores.

Orem pela TearFund Suíça, pois se voluntariarampara realizar esta consultoria. Orem pelos contatos deles com as igrejas locais dentro do país, para que esta seja uma oportunidade para que os cristãos se envolvam em conversas e ações sobre a missão integral;

Orem pela finalização dos contatos dos palestrantes e do horário da programação – para que ouçamos de Deus de como esta semana deve ser estruturada e quem deve estar entre os convidados para dar palestras. Queiram orar para que Deus esteja no âmago de tudo que façamos e preparemos;

Orem pelos recursos necessários para assegurarmos que a consultoria seja de fácil acesso a todos que queiram participar.

Visto que decidiremos juntos como levar adiante a Rede Miqueias, esta consultoria é importante para nós. Prometam orar regularmente por este evento. Agradecemos. Favor enviarem pensamentos, palavras de sabedoria e sugestões.

Igualdade

Orem lembrando-se do valor do trabalho igualdade da Rede Miqueias

Jesus tratou todas as pessoas de maneira igual, sem se preocupar com a condição social ou econômica delas (Marcos 12:14). Ansiamos o mesmo “desinteresse” divino sobre condição em nossos relacionamentos pessoais e organizacionais.

Esforçaremo-nos a resistir a estas atitudes e práticas que ligam a influência e a autoridade ao poder econômico, ao gênero, à geografia ou à história.

Deus – queira revelar quaisquer preconceitos que temos para que possamos entregá-los a Ti e aprendamos a amar a todos de modo verdadeiro, como o Senhor ama.