Olá,

Como explicar uma guerra?

Na semana em que o mundo acompanha incrédulo um novo e sangrento capítulo do conflito entre israelenses e palestinos, seria ingênuo imaginar que cientistas e pesquisadores pudessem ter respostas para ajudar a solucionar o problema. Em situações assim, cabe à academia dedicar-se à compreensão das motivações históricas, religiosas, geopolíticas e econômicas - além dos gatilhos conjunturais - que contribuem para alimentar conflitos humanos desde os primórdios da civilização.

Não por acaso, nos últimos dias, todas as edições internacionais do The Conversation produziram dezenas de análises, retrospectivas e prognósticos sobre o conflito iniciado no sábado 7 de outubro, com o ataque indiscriminado do grupo político palestino Hamas contra cidadãos de Israel. Uma ação que agora escala para uma onda de violência mútua extremamente preocupante, que mais uma vez fará milhares de vítimas inocentes na região. Na newsletter dessa semana do The Conversation Brasil, destacamos as mais relevantes.

Porém, como guerra nenhuma pode parar o mundo, recomendamos também conhecer a a pesquisa inédita produzida por pesquisadores da UnB, liderados pelo Coordenador do Centro de Pesquisa em Comunicaçãop Política e Saúde Pública da UnB, Wladimir Gramacho, sobre o perfil dos brasileiros que mais compartilharam fake news sobre vacinas durante a pandemia; e a investigação do doutor em ecologia e evolução pela Universidade Federal de Goiás e pesquisador da WSL, Marco Túlio Pacheco Coelho, sobre a influência da geografia do clima na biodiversidade.

Aproveite e boa leitura!

Daniel Stycer

Editor-chefe

Conflito Israel-Hamas

Faixa de Gaza: por que a história do enclave é fundamental para entender o conflito entre Israel e Palestina

Maha Nassar, University of Arizona

O enclave ao lado de Israel foi descrito como a “maior prisão a céu aberto do mundo”. As condições se deterioraram para a população sob um bloqueio de 16 anos.

Com o Direito Internacional novamente ignorado, em ambos os lados são as crianças que mais sofrem

Jason Hart, University of Bath

Os políticos e até mesmo as instituições de caridade geralmente não se manifestam sobre a falha na proteção das crianças em zonas de guerra.

Por que o Hamas atacou e por que agora? O que ele espera ganhar?

Ian Parmeter, Australian National University

Os violentos ataques do Hamas, seguidos por fortísssima retaliação de Israel à Faixa de Gaza, podem estar refletindo alterações no jogo de interesses geopolíticos em todo o Oriente Médio.

Após um ataque chocante do Hamas a Israel, os dois lados se preparam para as consequências devastadoras

Eyal Mayroz, University of Sydney

Os israelenses considerarão extremamente importante recuperar a capacidade de dissuasão militar de seu país contra o Hamas, o que pode exigir uma tomada militar de Gaza.

Destaques brasileiros

Quem compartilha notícias falsas sobre vacinas no Brasil? Estudo inédito revela o perfil

Wladimir Gramacho, Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB)

Amplo estudo que será divulgado em novembro mostra o perfil médio dos brasileiros que mais espalharam mentiras sobre vacinas durante a pandemia. Antecipamos aqui alguns resultados.

Não são apenas o calor e a umidade que fazem dos climas tropicais os mais biodiversos da Terra

Marco Túlio Pacheco Coelho, Swiss Federal Institute for Forest, Snow and Landscape Research (WSL); Catherine Graham, Stony Brook University (The State University of New York); Dave Roberts, Montana State University

Estudo com participação de cientista brasileiro revela como a geografia do clima, e não apenas o clima em si, influencia nos padrões de diversidade das espécies.

Outros destaques