Olá,

Esta semana, nossos cientistas colaboradores escreveram sobre alguns perigosos vilões que prejudicam o bem estar social e ambiental brasileiro.

Ana Carolina Navarrete, Conselheira Nacional de Saúde e pesquisadora do Centro de Pesquisas em Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (USP), expõe a atitude vergonhosa dos planos de saúde, que se aproveitam da fragilidade da legislação e da omissão regulatória da ANS para cancelar, de forma unilateral, os planos de pessoas idosas e clientes com doenças com tratamentos dispendiosos, com o intuito de maximizar lucros. Ao retratar com minúcias o cenário, Ana Carolina mostra também o que pode ser feito para combater essa atitude e proteger o cada vez mais numeroso contingente de idosos e pessoas em vulnenaribilidade no Brasil.

André Tempone, pesquisador do Laboratório de Fisiopatologia do Instituto Butantan, traz um ponto de vista otimista sobre um vilão terrível que se apossou dos mares brasileiros nos últimos anos: o coral-sol. Um estudo liderado por ele identificou que o coral, espécie invasora e agressiva que há alguns anos está destruindo a biodiversidade dos recifes do litoral brasileiro, possui uma proteína altamente capaz de eliminar o parasita causador da Doença de Chagas, e que está prestes a ser sintetizada em laboratório. Em seu artigo, ele descreve o processo que levou a essa descoberta e o potencial que ela tem para ajudar a eliminar a doença, que afeta milhões brasileiros.

Por fim, o professor titular de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Eduardo Colombari alerta para os efeitos deletérios de um outro vilão: o desinteresse crescente dos jovens por cursos de mestrado e doutorado no Brasil, causado pela falta de estímulo financeiro e social que a carreira acadêmica exerce sobre a juventude. Em seu texto, Eduardo apresetna os números que comprovam esse cenário, explica as razões desse desinteresse e contribui com ideias sobre como reverter essa situação.

Tudo isso e muito mais, no site que une rigor científico com estilo jornalístico. Boa leitura!

Daniel Stycer

Editor-chefe

O temido Coral-sol, que prejudica os ecossistemas recifais brasileiros, possui uma proteína altamente eficiente no combate ao parasita da doença de Chagas. Acervo ESEC Tamoios / ICMBio

Butantan e Oxford se unem para sintetizar proteína de coral invasor que mata parasita da doença de Chagas

André Tempone, Universidade de São Paulo (USP)

Por um lado problema grave para os ecossistemas marinhos brasileiros pela agressividades contra espécies nativas, por outro o coral sol torna-se esperança para combater o parasita da doença que é questão de saúde pública nas Américas.

Cancelamentos dos planos de saúde mostram fragilidade da legislação e omissão da ANS

Ana Carolina Navarrete, Universidade de São Paulo (USP)

Casos de cancelamento unilateral de planos de saúde aumentaram exponencialmente, quase sempre em prejuízo dos clientes mais idosos. A prática, claramente abusiva e ilegal, conta com um aliado: a omissão da ANS.

Por que o interesse por cursos de mestrado e doutorado está caindo no Brasil?

Eduardo Colombari, Unesp

De 2018 até hoje, cerca de 25% dos cursos de mestrado oferecidos em 20 áreas do conhecimento tiveram demanda menor do que a oferta. No doutorado, diminuição da procura pode superar 30%

A maioria das abelhas não morre depois da ferroada, e outros fatos surpreendentes elas

James B. Dorey, University of Wollongong, e equipe

Quase todas as espécies de abelhas não morrem após a picada. Então, por que todo mundo acha que sim?

Bóson de Higgs: a partícula subatômica que guarda a chave para desvendar o Universo

Martin Bauer, Durham University

Os EUA, a Europa e a China estão planejando colisores de partículas que estudariam o bóson de Higgs.

Outros destaques

 

Eventos em destaque

Veja tudo
Grandes Diálogos no Memorial

26 março - 26 novembro 2024 • São Paulo

Divulgue seu evento