A Missão Integral e a Liberdade


Participantes de 10 nações se encontram reunidos, no momento, em Livingstone, Zâmbia, para a Consultoria Regional da África, que se enfoca em Violência Baseada em Gênero e Antitráfico Humano. Temos o prazer de receber, na terça-feira, o Ministro dos Assuntos Internos da Zâmbia, Dr Ngosa Simbyakula, que viajou de Lusaka especialmente para se reunir conosco, visto que reconheceu a importância deste tópico, o qual estamos abordando.

Ao nos reunirmos como uma rede, descobrimos que a oportunidade para defender os direitos de agirmos de um modo que melhora a vida das pessoas vulneráveis foi um efluxo natural das nossas deliberações. Este exemplo atual sustentou as transformações empolgantes da Miqueias, enquanto unimos os dons e as capacidades da Rede Miqueias e do Desafio Miqueias.

Eu e Martin Kapenda (Coordenador Nacional do Desafio Miqueias da Zâmbia) sentamos juntos e previmos como poderíamos responder a este momento atual, convocando um compromisso radical e integrado de se viver a missão integral em nossas nações. Fizemos a pergunta: como que a Zâmbia se pareceria se Deus respondesse esta nossa oração? Imaginar este contexto geral nos ajuda a considerar qual o papel que a Miqueias pode ter em nos impelir em direção a esta visão. Na verdade, qual o papel que cada um de nós pode/deveria ter?

Deve-se lembrar de que a Missão Integral não é um projeto ou um programa, porém é uma abordagem à nossa fé cristã que procura associar a revelação contínua de Deus a todos os aspectos das nossas vidas, na verdade, à criação como um todo. A Missão Integral nos desafia a viver o que dizemos e acreditamos, a responder em obediência a Cristo em todas as situações. No âmago desta obediência se encontra o nosso chamado para colaborarmos com Deus na Sua missão, através da Sua igreja, para a Sua glória.

As questões com as quais temos lidado na Zâmbia nesta semana são: como podemos juntos aumentar a consciência sobre a paródia da violência com base no gênero e o tratamento desumano das pessoas que são traficadas, exploradas, das quais se abusam. Como podemos mobilizar todos os interessados disponíveis para protestar contra a violência baseada no gênero e o tráfico humano e PARÁ-LOS.

Lemos em Lucas 4:18-19 e compartilhamos que como Jesus foi enviado, logo Ele nos envia para proclamar a liberdade aos prisioneiros para recuperar da visão aos cegos, para libertar o oprimido.

Enquanto cada um de nós, em nossas nações, planeja junto para o lançamento da Miqueias, em dezembro que vem - que sejamos ousados e determinados a fazer a nossa parte em libertar os cativos, restaurar a visão e as vidas e nos reconciliar uns aos outros. Nossa Consultoria Global acontecerá em apenas um ano (14 a 18 de setembro de 2015) – A Missão Integral e Shalom: justiça, paz e alegria. Convidamo-los a enviarem artigos sobre este assunto para que possamos nos preparar com bastante antecedência.

Graça e paz,

Sheryl Haw
Diretora Internacional

Enter Title Here

35 anos de boas novas, transbordando com ações de graça


Temos 35 anos! O que a Malaysian Care é hoje não passaria pela imaginação mais tresloucada dos nossos fundadores, quando eles agiram baseados na sua simples fé, há 35 anos. Em meio às diferenças teológicas não resolvidas, referentes a evangelismo e a preocupações sociais na igreja da Malásia e sendo jovens no momento, foi uma tarefa árdua que foi possível apenas por causa da forte convicção da missão integral. Sob a direção do falecido Reverendo Peter Young, eles realizaram a primeira reunião da diretoria em 1978 e estabeleceram uma casa no ano seguinte, para os filhos de pacientes leprosos que eram alvo do estigma social. Aí começou o legado da Malaysian Care, não apenas como uma organização cristã estendendo a mão ao pobre e ao necessitado, mas como um catalizador de crescimento do ministério social cristão na Malásia.

O trabalho de desenvolvimento comunitário foi concebido a partir dos esforços intencionais de se cuidar dos mais pobres, seguindo um exercício de planejamento estratégico. Entre as comunidades mais pobres da época (década de 1990) encontravam-se os Orang Asli (povo indígena) e os trabalhadores indígenas das plantações. Hoje, nosso desenvolvimento comunitário continua com os povos indígenas e os pobres urbanos.

Ao ler a história da Malaysian Care e as histórias de alguns que foram parte desta jornada, e ao refletir sobre a minha própria jornada relativamente breve com esta organização, meu coração transborda com ações de graça pelas muitas vidas que experimentaram e experimentam boas novas, portanto, foram e são transformadas.  Tem sido um ministério mútuo e, frequentemente, não fica tão claro quem está recebendo de quem. A fidelidade de Deus tem sido tão evidente, afirmando que o Ministério da Malaysian Care é parte das Suas missões. Eu me lembro das vezes que passamos por “pobreza extrema” (grandes déficits financeiros, crises nos recursos humanos) e Deus nos ensinou a “tomar o Seu jugo e aprender com Ele que é gentil e manso de coração, e encontrareis descanso.” (Mateus 11:29) Em todas as ocasiões, Deus providenciou na hora certa – algumas vezes enviando dinheiro dos céus – literalmente, através de um testamento! Nas palavras do nosso antigo Diretor Executivo, “a maior parte dos nossos fundos de arrecadação é feita de joelhos”. Deus nos ensina humildade todas as vezes que Ele nos dá graciosamente – seja na área das finanças, de pessoal com a aptidão e a atitude certas ou das circunstâncias.  
      
Somos gratos por fazermos parte da missão de Deus, tendo muitos parceiros que expandem em espaço e tempo. Temos um gostinho do Reino de Deus, ou seja, o paraíso, quando nos tornamos boas novas ao pobre.

________________________________________

Esta reflexão foi redigida por Joyce Thong, Diretora de Comunicações da Malaysian Care. A Rede Miqueias comemora com a Malaysian Care por desfrutarem deste marco!

Reflexão sobre a Conversa de MI em Bangladesh


Esta reflexão vem da recente Conversa sobre Missão Integral, a qual ocorreu em Daca, Bangladesh, em agosto.

Concluiu-se o Programa de Consultoria sobre “A Missão Integral e a Igreja” nos dias 7 a 9 de agosto de 2014, no Centro de Conferências NCFB , em Daca, Bangladesh. Mais de 90 líderes de organizações de auxílio e pastores de igrejas locais participaram desta consultoria, cujo foco principal desta consultoria foi “como envolver as igrejas locais em missão integral”. O Rev. C B Samuel, a senhorita Sheryl Haw, o Rev. Dr. Paul A. Adhikary e o Rev. James T. Halder foram os palestrantes convidados.

Todos os participantes foram inspirados através das mensagens de missão integral. Alguns participantes compartilharam – o que eles aprenderam com esta consultoria e o que eles podem levar consigo desta experiência. Eles compartilharam ideias holísticas, histórias de Younes, Shalom até a situação como um todo, lendo a Bíblia com significância, com amor, não jugando. Eles aprenderam as seguintes questões com a Miqueias, para o futuro:

• Visão da Rede Miqueias;
• Como se pode mudar a perspectiva das comunidades locais?
• Planos estratégicos da missão integral;
• Como ser inclusivo (envolver mais denominações);
• Como lidar com os órgãos governamentais e mobilizá-los;
• Como incluir crianças (o lugar das crianças na missão integral);
• As principais atividades no âmbito global;
• Mais detalhes sobre Shalom.

Oportunidades de Treinamento

Treinamento


Curso ISACC

O Instituto de Estudos da Igreja e da Cultura Asiática (ISACC, em inglês) convida-os a se juntarem ao curso ‘Desenvolvimento Transformacional, Integrando Fé e Cultura na Capacitação do Pobre,’ a ser realizado de 22 de setembro a 3 de outubro de 2014 na Cidade Quezon, nas Filipinas.

Este curso residencial de duas semanas é voltado para ajudar os diretores executivos, gerentes e líderes emergentes das organizações religiosas (FBOs, em inglês) para integrar a sensibilidade espiritual e cultural em seus trabalhos. Ele enfoca a Missão Integral e como ela pode ser integrada aos sistemas de gestão e aos processos operacionais presentes das FBOs, particularmente àquelas envolvidas em desenvolvimento e microfinanças.

Há dois módulos no curso, a saber, Missão Integral e Desenvolvimento: Perspectivas Teológicas e Sócioculturais, 22 a 26 de setembro de 2014, e Tornar Melhor: As Respostas da Igreja aos Desastres, 29 de setembro a 3 de outubro de 2014. Pode-se optar por participar de apenas um ou dos dois módulos.

Para obterem mais informações, queiram enviar um e-mail para gkaraneta@gmail.com.

Limitam-se os participantes a 50 vagas para se obter interação profunda e mentoria pessoal pela equipe de docentes.

Mestrado em Ensino Profissional: Especialização em Auxílio e em Desenvolvimento

Os senhores são: Apaixonados pela justiça para o pobre? Compromissados com uma resposta religiosa e informada sobre a Bíblia às necessidades daqueles que continuam a ser violados pela pobreza? Ansiosos pela oportunidade por reflexão cuidadosa e por aprendizagem relevante ao seu chamado e sua vocação como um auxiliador e desenvolvedor?

Este Programa de Mestrado é conduzido em colaboração com a Malaysian Care, AGST Alliance e Tabor College, Victoria. É voltado para preparar os alunos ao desenvolvimento transformacional.

O curso da Ásia para este programa, com início em fevereiro de2015, está agora aberto para inscrições.

Podem-se encontrar mais informações sobre este curso no website da AGST Alliance aqui.

Conferência: MI e a Igreja Local

Vinoth


Durante esta conferência de dois dias, pastores e voluntários da igreja terão a oportunidade de trabalhar ativamente com o que a Missão Integral pode vir a ser em um ambiente da igreja local dinamarquesa (/escandinava).

Datas: 29 e 30 de outubro de 2014

Local: Aarhus, Dinamarca

Palestrante: Vinoth Ramachandra


Mediadores: A conferência é organizada em colaboração entre os parceiros da Rede Miqueias O Conselho Missionário Dinamarquês e o Departamento do Conselho de Missões Dinamarquês e o TORVET (“O Quadrado”, que abriga a Escola Teológica Luterana em Aarhus e inúmeras organizações missionárias).
Leia mais sobre a conferência e a visita do Vinoth Ramchandra à Dinamarca aqui (em dinamarquês).

Eventos de Interesse

Conferência Inhabit (Habitar)

Criou-se o Inhabit UK  (Habitar RU) porque acreditamos que Deus está fazendo algo especial no Reino Unido. Dezenas de organizações e movimentos estão se convergendo para o objetivo comum de renovação das vizinhanças. Ancorados em colaboração, criatividade e imaginação, queremos discernir juntos as práticas e posturas que abrem novas possibilidades para o futuro da igreja no Reino Unido.

3 a 4 de outubro de 2014

Birmingham (Rowheath Pavilion em Bournville), RU


Para obterem mais informações, vejam aqui.

Fórum sobre as Conexões Globais da Missão Integral: Tendências Globais em Missão

A prática da missão integral é um campo de rápidas mudanças. Vamos examinar algumas destas tendências que impactam a forma como pensamos sobre missões e a executamos. À medida que nos esforçamos para apresentar a ‘melhor prática’ do trabalho integral, precisamos entrar no compasso das tendências globais nas áreas de auxílio, desenvolvimento, sustentabilidade, missão e a igreja mundial.

14 de outubro de2014

Escritório da CMF, Borough – Londres, RU


Para obterem mais informações, vejam aqui.

Vida Urbana em União: Habitando nossas Vizinhanças

Um Fórum realizado pelo Novo Centro de Estudos Urbanos da Semente Urbana.

Venham e se unam a alguns dos notáveis ativistas, pensadores e líderes. Ajudem a discernir como se ver uma transformação mais profunda e sustentável das pessoas e dos locais urbanos. Sejam parte de uma publicação que compartilhará visões do fórum com o mundo.

17 a 18 de outubro de 2014

Melbourne, Austrália


Mais detalhes aqui.

Eventos da Rede Miqueias


UGANDA

Conversa sobre Missão Integral: Deus de Justiça
15 a 16 de setembro, Kampala

Enquanto examinamos juntos como vivermos justamente, precisaremos resolver inúmeras questões, tais como:
- O que significa executar a justiça?
- Onde se encontra as maiores injustiças e onde está a maior vulnerabilidade?
- Como respondemos?


CAMBOJA

Boa Governança e a Responsabilidade
9 a 10 de outubro, Phnom Penh

Como seria empregar uma resposta integrada para a governança e a responsabilidade em nossas igrejas e em nossa sociedade?

Datas para o Diário:

Nova York
Cúpula da Miqueias
8 e 9 de dezembro

Paquistão
Coragem para Mudar:
a transformação da igreja, a transformação da comunidade
14 a 16 de janeiro de 2015

Quênia
Conversa sobre a Missão Integral
4 e 5 de março de 2015

Tanzânia
Conversa sobre a Missão Integral
10 e 11 de março de 2105

E

Consultoria Global da Miqueias
Lima, Peru
14 a 18 de setembro de 2015


Para obterem mais informações sobre os eventos acima, queiram enviar um e-mail: events@micahnetwork.org.

Gênero – um diálogo contínuo

Gênero


Mais para o fim deste mês, a Rede Miqueias enviará uma publicação especial com enfoque no tema de gênero; destacando como nós integramos as questões do gênero em nossos trabalhos missionários e ministeriais.

Esta publicação incluirá notícias sobre os desenvolvimentos e as tendências internacionais desta área, perfis dos ativistas de gêneros e de organizações significantes, além das oportunidades para que os senhores e suas organizações se envolvam em um diálogo contínuo sobre este tópico.
Queremos encorajar que pensem sobre algumas questões importantes, inclusive:

Como que a percepção da sociedade sobre o gênero e os papéis do gênero influenciam o seu trabalho?

Como que o seu trabalho influencia a percepção da sociedade sobre os gêneros e os papéis dos gêneros?

Qual o progresso feito internacionalmente para promover o plano sobre a igualdade dos gêneros?


Caso gostariam de obter mais informações ou se estiverem empenhados a contribuir para esta primeira publicação, queiram enviar um e-mail para Sue Barclay, pelo email gender@micahnetwork.org.