Olá,

A semana que termina foi marcada por efemérides importantes para quem estuda os efeitos das mudanças climáticas e, sobretudo, o que fazer para minimizá-los.

Esta sexta-feira 22 de março, por exemplo, é o Dia Mundial da Água. Por isso acabamos de colocar no ar o artigo altamente oportuno do coordenador do grupo de pesquisas em Políticas Públicas e Direitos Humanos em Saúde e Saneamento da Fundação Oswaldo Cruz, Léo Heller, que traz uma montanha de dados para comprovar o fracasso internacional da privatização dos serviços de água e esgoto, e questionar por que, apesar das evidências e do movimento mundial rumo à re-municipalização desses serviços, o Brasil insiste no caminho inverso e mal-sucedido da privatização.

Já ontem, dia 21 de março, foi o Dia Internacional das Florestas. E para marcar a data, publicamos o artigo do professor David Lapola, ecólogo da Unicamp, que traz uma boa notícia: o desenvolvimento do mega experimento brasileiro que está prestes a começar a medir o impacto das mudanças climáticas sobre o ecossistema amazônico, e que poderá chegar à alentadora conclusão de que a floresta é mais resiliente do que se pensa.

Essa semana também foi marcada pela chegada do outono, e nada mais oportuno do que o artigo do nosso mais constante colaborador do mundo das estrelas - o astrônomo do Instituto Fundação João Goulart Alexandre Cherman - que num texto delicioso nos conta a relação entre o movimento cósmico da Terra, o equinócio de março e a Páscoa, que os cristãos celebram semana que vem.

E vale destacar também essa semana a contribuição luxuosa que recebemos do filósofo e teólogo David Raimundo dos Santos, o Frei David, fundador do projeto Educafro, sobre o histórico de exclusão racial que se perpetua em pleno Congresso Nacional, tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados, onde a participação de negros e pardos é visivelmente minoritária e continua baixando.

Boa leitura, e feliz equinócio novo!

Daniel Stycer

Nos últimos 20 anos, mais de 300 cidades do mundo reverteram seus processos de privatização dos serviços de água e esgoto. Contra todas as evidências, Brasil caminha na contramão. AP Photo/Silvia Izquierdo

Dia Mundial da Água: Se a tendência global é remunicipalizar o saneamento, por que o Brasil insiste em privatizar?

Léo Heller, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Maximização de lucros às custas da baixa qualidade da prestação dos serviços são evidentes, e impossibilitam o cumprimento da meta de universalização do acesso ao saneamento básico.

Outono: Astrônomo explica a relação entre o movimento cósmico da Terra, o equinócio de março e a Páscoa

Alexandre Cherman, Instituto Fundação João Goulart

Saiba por que translação não é um bom nome para o movimento da Terra em torno do Sol, e a relação que isso tem com as estações do ano

Brasil e Reino Unido preparam grande experimento sobre impacto das mudanças climáticas na Amazônia

David M. Lapola, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Projeto já em construção vai avaliar o chamado “efeito de fertilização por CO2” na floresta

Redução de homens negros na Câmara dos Deputados perpetua histórico de exclusão na política brasileira

Frei David Raimundo Santos; Jesus dos Santos

Disparidades na distribuição de recursos eleitorais, apropriação da agenda racial por partidos de direita e ascensão do neopentecostalismo estão entre as possíveis causas para a dificuldade de crescimento da representivatividade política dos negros no Brasil

Paleontólogos definem novas estratégias para impedir o comércio ilegal dos nossos fósseis

Renato Pirani Ghilardi, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Volume e valor dos fósseis retirados clandestinamente do Brasil nos últimos 100 anos é incalculável. Mas recentes ações conjuntas entre cientistas e autoridades federais têm conseguido importantes repatriações

Outros destaques