Olá,

Exclusão. Eis uma palavra que não perde o emprego no Brasil. Exclusão social, exclusão racial, exclusão religiosa, na Saúde e na Educação. Não por acaso, a semana que passou aqui no The Conversation Brasil foi repleta de discussões acadêmicas sobre a persistência da exclusão na dinâmica social brasileira.

No dia em que discursou - não por acaso, sobre exclusão - no Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes da ONU, o historiador Ivanir dos Santos enviou para nossa redação um texto que disseca a influência das estruturas sociais, políticas e econômicas na intolerância religiosa e no preconceito racial no nosso país.

Nesta sexta-feira, dia 19, a doutora em Ciência Política pela UFMG Márcia Maria da Cruz reconstrói o histórico bem sucedido da Lei de Cotas nas universidades para expôr o incômodo que a democratização do ensino superior no Brasil ainda causa em setores da política e da mídia nacionais.

Outras formas de exclusão também são abordadas lateralmente em dois artigos publicados nos últimos dias. No do professor Marco Rocha, da Universidade Estácio de Sá, a exclusão da maconha, num momento em que o Brasil tende a recrudescer o preconceito contra a planta por conta de suas propriedades psicoativas, esquecendo-se dos seus comprovados poderes medicinais. E no texto da equipe da professora de Ciência Política da UFMG Helcimara Telles, que explica o que é a agnotologia e seu poder de “excluir” fatos científicos em prol do fortalecimento de conceitos ideológicos de cunho conservador e religioso.

Temas difíceis, mas que não podem ser excluídos das nossas reflexões acerca do futuro que nos espera. Boa leitura!

Paulo Mussoi

Editor executivo

O presidente Lula e a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, durante a cerimônia de sanção da Nova Lei de Cotas, ano passado: argumentos desgastados e opiniões sem base na realidade jogam contra a democratização do ensino superior no Brasil. Pedro Ladeira/Folhapress

Educação: Mesmo bem-sucedida, Lei de Cotas segue sendo atacada por setores do Congresso e da mídia

Marcia Maria da Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Criada há 12 anos - revista e ampliada em 2023 - a Lei de Cotas continua duramente criticada. Mas, segundo a autora, os argumentos são desgastados e não se baseiam em fatos.

Racismo em discussão na ONU: estruturas sociais, políticas e econômicas alimentam intolerância e exclusão

Ivanir dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Brasil tem um quadro histórico singular de intolerância, traçado pelo encontro da tradição cristã com as culturas afro, durante o período colonial

Muito além da cannabis: diversas plantas bioativas aprovadas pela Anvisa beneficiam saúde, sustentabilidade e economia

Marco Rocha, Universidade Estácio de Sá

A diversidade botânica brasileira é a maior do mundo. Mas sua relevância e utilização ainda são comprometidas por barreiras comportamentais e religiosas. O caso da Cannabis é só o exemplo mais famoso.

Agnotologia e ‘ciência cristã’: quando a ignorância e a fé religiosa se voltam contra o conhecimento

Helcimara Telles, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Horrana Grieg Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Nayla Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A sociedade brasileira tem sido cada vez mais atraída por narrativas religiosas que desqualificam os avanços científicos e buscam curas baseadas na fé

De beijos forçados a desequilíbrios de poder, a violência contra as mulheres no esporte é endêmica

Fiona Giles, La Trobe University; Kirsty Forsdike, La Trobe University

O beijo não consensual de Luis Rubiales na estrela do futebol espanhol Jenni Hermoso está longe de ser um incidente isolado - uma nova pesquisa mostra que a violência de gênero ainda é altamente prevalente no esporte.

Outros destaques

 

Eventos em destaque

Veja tudo
Grandes Diálogos no Memorial

26 março - 26 novembro 2024 • São Paulo

Divulgue seu evento