Olá,

Estamos vivendo um começo de ano assombrado com o fantasma da volta da dengue no Brasil. Tudo indica que teremos o pior da história em números de casos, internações e mortes. A má notícia, infelizmente, não pára por aí. A febre chikungunya, outra infecção viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, também está crescendo a olhos vistos nas Américas.

A doença, que até então era considerada de menor potencial agressivo, parece estar mudando essa tendência, e os números de mortes este ano já parecem estar acima da média histórica, o que preocupa os especialistas. Leia tudo sobre isso no artigo publicado esta semana no TCB pelo professor de epidemiologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, André Ricardo Ribas Freitas.

A última semana no TCB também foi marcada por duas difíceis constatações relacionadas aos legisladores brasileiros. Se deputados e senadores não agirem a tempo, o Brasil perderá a guerra pela fiscalização dos agrotóxicos (numa batalha onde as primeiras vítimas serão as abelhas e a agricultura familiar), e viverá no fim do ano uma eleição municipal ainda mais carregada de mentiras e propagandas ilegais sem punição, impulsionadas pelo crescimento sem precedente (e sem combate legislativo) das fake news e das deepfakes geradas por Inteligência Artificial.

Leia sobre o primeiro assunto no artigo de Osmar Malaspina, biólogo e coordenador do Grupo de Pesquisa em Ecotoxicologia e Conservação de Abelhas no campus de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista (Unesp). E sobre o segundo, no texto de Felipe Tirado, doutorando da Kings College London, e Marco Antônio Souza Alves, professor da UFMG. São assuntos espinhosos, mas que merecem toda a sua atenção.

Boa leitura!

Daniel Stycer

Editor-chefe

Casal aguarda atendimento de criança em posto de saúde de Brasília: sintomas muito parecidos com a dengue dificultam diagnóstico, e número de mortes pela chikungunya já está acima da média histórica. AP Photo/Eraldo Peres

Pesquisa revela que a febre chikungunya, confundida com a dengue, é mais perigosa e fatal do que se imaginava

Andre Ricardo Ribas Freitas, Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic

Emergência da doença, até há pouco considerada pouco grave, tem suscitado preocupação crescente entre as autoridades sanitárias de diferentes países das Américas - em especial o Brasil

Omissão dos legisladores na regulação das redes sociais vai cobrar seu preço nas eleições

Felipe Tirado, King's College London; Marco Antônio Sousa Alves (UFMG)

O futuro do Ibama, da Anvisa e das abelhas brasileiras está nas mãos do Congresso Nacional

Osmar Malaspina, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Sepulturas sem nome, repressão e apagamento cultural: o custo humano da invasão da Ucrânia

Jon Richardson, Australian National University

O objeto mais brilhante do Universo é um buraco negro que consome um Sol por dia

Christian Wolf, Australian National University

Aos 20 anos, podcasting se afirma como arena para combater a desinformação

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mudança climática na América Latina queima montanhas, arrasa litorais e viola direitos humanos

Jordi Feo Valero, Universidad Internacional de Valencia

Outros destaques