Progresso - ele é sempre positivo?

O conceito de progresso como a melhoria contínua das condições de vida humana precisa ser questionado.

À medida em que exploramos as dicotomias da vida que a missão integral procura abordar, precisamos incluir a separação do indivíduo e da comunidade de seu ambiente natural. O impacto mais óbvio dessa divisão é que a natureza e nosso ambiente são vistos como uma mercadoria, um recurso a ser utilizado, explorado, abusado e destruído. A força motriz é a de consumo e satisfação imediata para o benefício primeiramente das pessoas e, em segundo lugar, da sociedade.

Parcialmente, nossa visão teológica de mundo exacerbou isso tudo ao longo dos anos. Nós afirmamos que o ser humano era o centro da criação de Deus e a incumbência de termos o "domínio e governo sobre a terra" nos deu liberdade para fazermos o que quiséssemos. Nós não nos ancoramos firmemente no caráter de Deus e em sua missão de libertar, restaurar e reconciliar o nosso mundo. Nós não fizemos a conexão com a Boa Nova do Reino de Deus e com o nosso papel em união de demonstrar e viver isto. Nós não exploramos inteiramente os significados de domínio e governo, na extensão para a qual o zelador e o reino apontam com direção à proteção, prosperidade, partilha e vida em toda a sua plenitude.

Assim, parece que há um lado destrutivo do conceito de "progresso" que devemos abordar. Ao revermos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que serão lançados neste mês de setembro (25 a 27, em Nova York - Cimeira das Nações Unidas), precisamos descompactar cada uma dessas palavras e idéias teológica e praticamente, aprendendo não só a viver dentro dos nossos limites terrestres, mas também a apoiar os ciclos de vida naturais regenerativos e para ajudar a curar e restaurar o nosso mundo. Isto significa unir outra vez, de forma consciente, a responsabilidade individual e comunitária com o nosso meio ambiente, reconhecendo-se a nossa interdependência e reciprocidade para a vida, não apenas para a nossa geração mas para as futuras.

O progresso (avanço) que nos conduz a um precipício é auto-destrutivo.

Junte-se a esta conversa, acrescente seus pensamentos e reflexões à nossa preparação para a Consulta Global em setembro - juntos podemos fazer a diferença.

Graça e paz,

Sheryl Haw
Diretora Internacional Interina

Acabar com a Fome

ODS 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e nutrição aperfeiçoada, e promover Indicadores de agricultura sustentável incluem:

- Todas as pessoas devem ter acesso durante todo o ano a alimentos seguros, nutritivos e em quantidades suficientes até 2030;

- Duplicação da produtividade agrícola, assegurando-se sistemas sustentáveis de produção de alimentos e a implementação de práticas agrícolas renovadas;

- Manutenção da diversidade genética das sementes, plantas cultivadas, de criação e animais domesticados.

Fome e Justiça

842 milhões de pessoas passam fome todos os dias. Algumas das questões que precisam ser consideradas aqui são:

O aumento dos preços dos alimentos: por quê, o quê, onde, quem, e como as questões devem ser investigadas.

Os baixos salários: salários corretos e justos, que levem em conta o custo de vida real. Qual é o salário mínimo no seu país e ele é razoável?

Desperdício: cerca de um terço de todos os alimentos produzidos anualmente é desperdiçado – isso representa 1.3 bilhões de toneladas de alimentos. Isso poderia suprir as necessidades daqueles que não os tem. Veja este artigo pedindo aos líderes mundiais que enfrentem a questão do desperdício de alimentos.

Pobreza: o futuro de uma criança é moldado nos seus rimeiros mil dias de existência. Se ela não recebe a nutrição correta, as suas capacidades estarão danificadas para toda a vida. Isto é, se ela passar dos 5 anos de idade. A pobreza destrói vidas e rouba oportunidades.

Nós atualmente produzimos alimentos suficientes para todos, ou seja, a fome não se deve a limites físicos do nosso planeta, mas a limites sociais – o modo como escolhemos para produzir, comprar, compartilhar, vender e utilizar os alimentos. Veja a Campanha Fome Zero das Nações Unidas para obter mais informações.

Os ODS 2 nos apresentam metas alcançáveis, no entanto, elas exigem um esforço conjunto.

Faça acontecer

Domingo 8 de Março de 2015 foi o Dia Internacional da Mulher. É uma oportunidade para celebrar as conquistas das mulheres e novamente suscitar a nossa preocupação sobre a igualdade.

Amanda Jackson, diretora da Comissão da Mulher da AEM, diz: "O Dia Internacional da Mulher ainda é importante. O 8 de Março só perde a sua relevância se utilizado como um dia para promover mais privilégios para nós mesmas. Mas, se nós o usarmos como um dia para que nos ergamos pelas mulheres em todo o mundo, por aquelas que vivem em situação de pobreza e sob opressão, então é extremamente relevante". Leia o blog desafiador de Amanda sobre este assunto e veja como trabalho de arte de Banksy em Gaza levanta mais ainda a questão.

Por que isso importa e por que nós da Miquéias devemos continuar a promover a consciência acerca da desigualdade e violência contra as mulheres?

Leia o relato chocante de Leslee Udwin, que entrevistou um dos homens que estupraram a estudante no ônibus em Delhi, em 2012. Este relatório destaca o quanto devemos nos esforçar para mudarmos a opinião e visão de que mulheres são menos que seres humanos, uma mera mercadoria para captura e troca. Siga esta história que se desdobra na Índia.

A violência de gênero não é um problema das mulheres, é um problema da humanidade!

O 8 de Março não é apenas um dia para que as mulheres sejam lembradas, mas um dia em que os homens são convidados a levantar-se e:

1. Respeitar todas as mulheres em todos os lugares, e demonstrar amor e apoio para mulheres e crianças em sua família

2. Desafiar outros homens, falando a seus amigos e colegas sobre o fim da violência e atitudes negativas contra as mulheres

3. Juntar-se à causa e a ela comprometer-se, aderindo à lista First Man Standing (Primeiro Homem Erguido, em tradução do inglês) aqui

Missão Integral e Shalom: CG 2015

6a Consulta Global da Miquéias

Estamos ansiosos para nos reunirmos como uma comunidade global, em Lima, Peru nos dias 14 a 18 setembro de 2015.

Você terá a oportunidade de participar de workshops, sessões plenárias, debates, exposições e sessões temáticas pré e pós consulta.

Incluem-se entre os principais oradores:

- Johannes Reimer
- Efraim Tendero
- Rene Padilla
- Ash Barker
- CB Samuel

... e muito mais!

Você pode ver o prospecto do programa completo aqui.

A Consulta será conduzida em Inglês, Espanhol, Português e Francês, com interpretação simultânea.


Tema: Missão Integral e Shalom: justiça, paz, alegria

A palavra "Shalom" transmite um poderoso conceito de paz. Isto não é apenas a ausência de conflito, mas uma paz abrangente:
. Paz com Deus
. Paz um com o outro
. Paz com a criação

Shalom capta a intenção e propósito de Deus para todos nós. A vida em toda a sua plenitude. Reflete a dinâmica relacional do Reino de Deus.

Inscrições

As inscrições estão sendo feitas através do portal ‘Eventbrite’. As diferentes opções de alojamento são limitadas, por isso, por favor cadastre-se com antecedência para garantir o seu lugar!

Você pode preencher o formulário de inscrição e efetuar o pagamento aqui.

Conversas Nacionais da Miquéias

Quênia – Missão Integral & Comunidade
05 a 06 de Março de 2015
Dimesse Sisters, Nairóbi, Quênia

Tanzânia - Transformação: uma Resposta Integrada
10 de Março de 2015
Centro de Espiritualidade Canossa, Arusha, Tanzânia

Alemanha - Celebração e Tristeza
Die Millenniumsziele - ein Resümee (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM - um Resumo)
24 a 26 de Abril de 2015
Kassel, Alemanha

Jordânia - Coragem para Mudar: Ser Sal e Luz
15 a 16 de Maio de 2015
Centro Jesuíta, Amman, Jordânia

África do Sul
20 a 22 de Maio de 2015
Cidade do Cabo, África do Sul

Nepal - Missão Integral e Transformação da Comunidade de Inclusão
25 a 26 de Maio de 2015
Kathmandu, Nepal

França - Celebração e Tristeza
29 a 30 de Maio de 2015
Paris, França

Sri Lanka - Missão Integral e Justiça
04 a 05 Junho de 2015
Colombo, Sri Lanka

Oportunidades de Aprendizagem

Diplomado Virtual Prevención y Atención Integral de la Violencia Familiar [Certificado Virtual em Prevenção à Violência Familiar e Assistência Integral]

Datas: 06 de Abril a 07 de Agosto de 2015
Inscrições até 03 de Abril de 2015

Este curso online é co-organizado pela Paz y Esperanza e Restored, e credenciado pelo NYACK.

O curso é realizado em espanhol.

Este curso é voltado para: líderes e membros da igreja, organizações e redes que queiram enriquecer o seu ministério de serviço no campo da violência doméstica.
Bolsas parciais disponíveis.
Mais informações aqui.

Lembrete: Conferência e Workshops do Ministério de Desastres

Datas: 08 a 11 junho de 2015
Local: Wheaton College, Wheaton Illinois, EUA

Novos palestrantes anunciados, incluindo:

• Shayne Moore, autor
• David Myers, do Departamento do Centro de Segurança Interna Baseado na Fé & Parcerias de Vizinhança
• Patrice Penney, Iniciativa para Crianças na África de Risco
• Gil Odendaal, World Relief
• Wendy Bovard, UMOJA
• Roger Sandberg, Medical Teams Internacional
• Tom Albinson, Associação Internacional para os Refugiados

Todos os detalhes e inscrições podem ser encontrados aqui.

A Conferência da Justiça – Austrália

Datas: 17 a 18 de Abril
Local: Arrow on Swanston, Melbourne, Austrália

Este evento internacional que desbrava a justiça bíblica chega à Austrália, e está aberto a qualquer um que anseie mergulhar na aprendizado e partilha sobre o que é a justiça e como cada um de nós a responde às injustiças em nossa comunidade, nossa nação e nosso mundo.

Registre-se hoje.

Recursos

Overturning Tables: Libertando Missões do Complexo Cristão-Industrial - Scott Bessenecker

Muito do ministério cristão tem sido moldado para não funcionar de acordo com o testemunho das Escrituras, mas de acordo com os valores do mercado livre. Adotamos métricas de sucesso que nada têm a ver com o estado de alma das pessoas ou a semeadura da terra com o reino de Deus.

Possible: Um Modelo para Mudar a Forma Como Mudamos o Mundo - Stephen Bauman

Stephan Bauman, acredita que a verdadeira mudança começa no coração e ações das pessoas comuns. Em ‘Possible’, ele apresenta pensamento claro e bíblico, histórias poderosas, e ferramentas práticas para impactarmos sustentavelmente nossos locais de trabalho, bairros, vilas e cidades.

Gestão Financeira Responsável

Do gerenciamento de nossas próprias finanças familiares à supervisão de organizações, igrejas, negócios e financiamentos para estudo, precisamos nos perguntar sobre como podemos garantir práticas seguras, transparentes e responsáveis.

O Mango’s Guide (Guia Mango) para a gestão financeira de ONGs oferece recursos de alta qualidade, disponíveis gratuitamente para ajudar os funcionários das organizações e curadores a se familiarizarem com a gestão financeira na prática. Aqui encontra-se diversos recursos úteis e gratuitos que podem ser adaptados para pequenas ou grandes organizações, bem como para a igreja e financiamentos estudantis. A Mango também oferece cursos de formação para as suas equipes de finanças.