Contents

Visão Nacional

The Warehouse

(de Craig Stewart, Diretor da Warehouse)

The Warehouse (membro da Rede Miqueias, estabelecida na Cidade do Cabo, África do Sul) procura inspirar, preparar e conectar a igreja para que esta seja uma presença transformada e transformadora que aborda com eficácia a pobreza, a injustiça e a divisão. Esta é a nossa missão, na qual trabalhamos arduamente e que polimos ao longo do tempo, à medida que procuramos refletir aquilo que Deus colocou em nossos corações como o nosso papel na proclamação das boas novas de Jesus em nosso tempo e lugar.

Um amigo me abordou há pouco tempo e me pediu que lhe dissesse o que realmente esperávamos, nas igrejas, ao dizer isso. Como vemos o papel da igreja no combate à pobreza, à injustiça e à divisão? Seria com a gestão de grandes programas de desenvolvimento, com a troca do Alfa por uma missão local da justiça, ou com a mudança, em carne e osso, para uma comunidade pobre?

Em primeiro lugar, acreditamos que a igreja precisa trabalhar conscientemente para ser uma comunidade hermenêutica, isto é, uma comunidade ativa na sua luta com a história das escrituras, aplicando as escrituras em termos reais, quanto ao tempo, o lugar e o contexto em que se encontra. Na Cidade do Cabo de 2014, este conceito tem de incluir sua aplicação à nossa história de injustiça, à nossa intensificada desigualdade, ao racismo contínuo e ao domínio que fazem parte da nossa paisagem. Acreditamos na natureza formativa das escrituras e encorajamos tal prática através dos nossos programas, encontros e relacionamentos nas igrejas com que lidamos.

Depois, precisamos representar isso em “amor às nossas comunidades e em servidão a estas com um espírito encorajador” (Bryant Myers). Em 1 João 4, aprendemos que o modo pelo qual amamos deve expressar o amor de Deus por nós e que nós modelamos o amor de Deus por nós ao amarmos os outros antes de sermos amados por eles. Como igrejas, deveríamos pedir a Deus que nos inspire a amar de fato as nossas comunidades, de modo criativo e abundante, sem qualquer expectativa de comparecimento à igreja ou de recompensa.

Em terceiro lugar, as igrejas são, ou deveriam ser, lugares que formam praticantes holísticos que estejam presente em todos os setores e cantos da sociedade. Devemos ser uma fonte de pessoas moldadas pelas escrituras e que procuram fazer o amor de Deus conhecido, proclamando o shalom de Deus nos lugares em que nos encontramos. Empresários, médicos, professores, políticos, funcionários de ONGs, etc. – todos desmantelando fortalezas que permitem ou promovem a pobreza, a injustiça e a divisão. A igreja, como instituição, também pode tomar o seu lugar de maneira semelhante como um membro da sociedade civil que trabalha para aumentar o acesso das pessoas ao poder econômico e social.

Finalmente, as igrejas deveriam exercer um ministério de presença pastoral no meio da luta, da dor e da opressão. O Arcebispo Thabo Makgoba modelou tal ministério ao longo dos últimos anos, com Caminhadas de Testemunho (Walks of Witness, em inglês) com visitas a locais de desastres, conflitos e pobreza, ouvindo, orando, falando e demonstrando às pessoas que as vemos e ouvimos; que não as esquecemos. A igreja não deve fugir desses lugares; neles, devemos estar presentes em pessoa. Esta presença pastoral nutrirá a nossa voz profética quando falarmos abertamente àqueles que se recusam a ver ou ouvir, declarando a justiça de Deus.

O que The Warehouse espera de uma igreja que responde com eficácia à injustiça da pobreza? Lesslie Newbigin diz: “É certamente um fato de importância inesgotável que o Senhor não nos deixou um livro ou um credo, ou um sistema de pensamento, ou uma regra de vida, mas sim uma comunidade visível... Ele confiou todo o trabalho de salvação àquela comunidade.” Observamos uma comunidade visível de pessoas sustentadas e desafiadas pelas escrituras, aprendendo a amar de fato as comunidades e as pessoas, a estar presentes nos lugares de dor e sofrimento, a falar em nome daqueles cuja voz é abafada e ao nos esgotar em nome dos pobres. Você poderia ser aquela igreja?

 

Reflexão: Visão para a nossa nação

Reflexão: Visão para a nossa nação

O que almejamos para a nossa nação? Uma das razões pelas quais a Rede Miqueias facilita conversações nacionais sobre a missão integral é para que possamos inspirar uns aos outros enquanto seguimos a nossa visão. Reconhecemos que, para alcançarmos isso, precisamos trabalhar de um modo mais integrado e solidário.

Por favor, orem por todas as nossas próximas conversações nacionais e, se não tiverem uma em seu país, vamos organizá-la juntos.

•  Myanmar : março de 2014 – Oficina de aprendizagem;
•  Bangladesh: abril de 2014;
•  Nepal: abril de 2014;
•  Camarões : julho de 2014;
•  Ruanda: agosto de 2014.

Em discussão :

•  Chile;
•  Argentina.

Seca no Paquistão

Seca no Paquistão


O deserto de Thar encontra-se na província de Sinde no Paquistão. Fica na fronteira, e metade dele se estende do lado da Índia. É o sétimo maior deserto da terra e o terceiro da Ásia. Recentemente, menor precipitação e escassez de água resultaram numa seca violenta na região.

A área total do distrito de Tharparkar é de 19.389 km2 e a população é de cerca de 1,3 milhões.

Ao longo dos últimos 3 meses, mais de 120 crianças morreram de desnutrição proveniente desta seca.

Naleem Obed, do Consultative Group for Development Cooperation (CGDC) (Grupo Consultivo de Cooperação para o Desenvolvimento) nos pediu para permanecer com eles em oração:

Senhor, em muitos aspectos, as pessoas que vivem nas áreas difíceis do nosso mundo podem ser muitas vezes esquecidas – mas Vós sois Deus, que tudo vê, e por isso pedimos a Vossa intervenção para o povo do deserto de Thar. Por favor, levantai as pessoas para atender às necessidades críticas. Pedimos também que as autoridades locais falem em nome desta crise e garantam o lançamento de uma resposta eficaz e à altura. Confortai as famílias que lutam com a perda de seus filhos, Senhor, e restaurai aquelas comunidades à saúde integral.

A Missão Integral e o Camboja

Chandara Ket

O Coordenador Nacional para o Camboja (Chandara Ket) nos pede para orar com ele pelo seguinte:

1.  A situação política no Camboja;

2.  A consultoria provincial para 2014 sobre a Missão Integral em duas províncias, tais como Kampong Chhnang e na província de Preah Vihia;

3. A Consultoria Nacional Anual da Rede Miqueias Camboja que se realizará de 9 a 10 de outubro de 2014.

Situações Críticas

Situações Críticas

Por favor, lembrem-se das crises nos seguintes países à medida que continuamos a interceder junto por eles:

•  Ucrânia: a tensão contínua entre a Rússia e a Ucrânia sobre a Região da Crimeia;

•  República Centro-Africana (CAR, em inglês): o conflito e a miséria das pessoas deslocadas;

•  Venezuela: Maritza Sybila, diretor de RENACSENIV pediu que oremos pela Venezuela.

Sumário dos Pontos de Oração

Sumário dos Pontos de Oração


1. Reuniões do Conselho Executivo da Rede Miqueias e do Desafio Miqueias em abril;

2. Transformação comunitária – esperanças e desafios: maio de 2014 na Alemanha;

3. Equipe da Rede Miqueias:

-  As boas-vindas a Jenny Vaccari, que começou como nossa Coordenadora Global no dia 1º de março;
- Emilio Martinez : apoio ao secretariado na América Latina;
- Gill Trainor : trabalha como pessoal de apoio na secretaria;
- Voluntários : todos os nossos valiosos tradutores (Carmen, Tatiana, Gaby e Prisca), que servem fielmente e assim garantem que possamos compartilhar através das línguas;
- Líderes dos Fóruns: (Sue, Tom, Enrique e Ruth), que conferem informação e recursos para compartilhar com toda a rede.

Nota pessoal da Sheryl (Diretora Internacional): nas últimas semanas tenho cuidado da minha mãe, que está muito doente, em Harare. Obrigada pelo seu apoio através de oração e sua compreensão quando a resposta a seus e-mails é um pouco lenta.