Contents

Venha o Teu Reino


A riqueza acumulada pelo 1% mais rico da população mundial irá superar a dos outros 99% - juntos - no próximo ano, a menos que a tendência atual de aumento da desigualdade seja analisada, segundo o que a Oxfam alertou em 19 de janeiro de 2015, em antecipação à reunião anual do Fórum Econômico Mundial de Davos.

Embora as estatísticas sejam chocantes, elas não são tão diferentes das do século I em Israel no tempo de Jesus. Naquela época, 95% da população era de camponeses, principalmente agricultores e comerciantes, vivendo no limite de pobreza tal que a ocorrência de uma má colheita ou doença na família poderia-lhes ser insustentável. Quando isso acontecia, eles tinham que pedir dinheiro emprestado usando suas terras, casas e crianças como garantia. E, se por fim não pudessem pagar pelo empréstimo, o pouco que tinham era tomado e eles eram vendidos como escravos. 5% da população era extremamente rica: o governo, a realeza, donos de empresas bem sucedidas e a elite religiosa. Para o desenvolvimento da cidade, do templo e de seu estilo de vida, eles aumentavam os impostos sobre os pobres, forçando-os a incorrer em mais dívidas. A família de Jesus era de camponeses pobres - ele conhecia a luta pela sobrevivência.

Como podemos responder ao relatório da Oxfam? Como vamos responder ao fato de que os ricos estão ficando mais ricos e que a distância que os separa dos pobres é cada vez maior?

O Banco Mundial e muitos outros chamam pela prosperidade partilhada. Pelo quê nós devemos chamar - qual é a perspectiva do Reino de Deus sobre este assunto? Será que a igualdade e a equidade significam que todos nós devemos ter o mesmo?

Qual é a nossa motivação? Qual é a nossa reação em relação aos ricos? Seria ter o que eles têm e assim estaríamos com inveja? É o auto-interesse que nos motiva a buscar uma distribuição equitativa de recursos?

Os princípios e valores que descrevem o Reino de Deus nos dão algumas dicas sobre como devem ser as nossas respostas:
• A nossa motivação nunca deve ser acerca do auto-interesse
• A nossa vontade não deve ser ter mais, mas sim oferecer e compartilhar mais
• Não se trata do direito de exigir – trata-se do amor de sacrifício.

Quando oramos "Venha o teu Reino" estamos pedindo por uma demonstração destes princípios e valores - isto deve ser vivido em nossas vidas.

Oremos "Venha o teu Reino":

Em nossa nação - para que nos tornemos cada vez mais generosos e compartilhemos o que temos com os necessitados – Venha o Teu Reino em nossas terras

Em nossa igreja – para que nós não nos agarraremos à riqueza, mas sim partilhemos com aqueles que necessitam – Venha o teu Reino em nossa comunidade

Em nossas organizações e empresas – para que sejamos uma bênção – Venha o Teu Reino em nosso trabalho

Em nossa família - para que possamos apoiar um ao outro – Venha o Teu Reino em nossa casa

Dia Mundial da Justiça Social


O Cedar Fund tem destacado a recente celebração do Dia Mundial da Justiça Social, observado em 20 de fevereiro:

Globalmente, a crescente disparidade de riqueza torna-se cada vez mais alarmante, tanto dentro como entre as nações. A questão não se limita apenas às nações pobres e em desenvolvimento. À medida em que a desigualdade se aprofunda, a estrutura básica de uma sociedade se abala e sua situação econômica e política se desestabiliza, o que pode resultar, em casos mais extremos, em uma erupção de tumultos e conflitos. Na verdade, as causas de muitos conflitos violentos têm suas raízes na desigualdade, discriminação e pobreza.

Meditação sobre as Escrituras:

Ó Deus, dá ao rei os teus juízos, e a tua justiça ao filho do rei.
Ele julgará ao teu povo com justiça, e aos teus pobres com juízo.
Os montes trarão paz ao povo, e os outeiros, justiça.
Julgará os aflitos do povo, salvará os filhos do necessitado, e quebrantará o opressor.

(Salmos 72: 1-4)

Nós encorajamos você a aproveitar esta oportunidade para ampliar a consciência sobre as questões relativas à  justiça social em seu contexto, e dedicar tempo para orar pela intervenção de Deus. Enquanto nós pedimos pela misericórdia de Deus sobre os pobres e os desamparados, oremos também por aqueles que detêm poder e autoridade:

- Que Deus cultive os corações de todos os líderes para que eles hajam com justiça, e demonstrem graça e compaixão para com as pessoas, especialmente os grupos dos fracos e marginalizados

- Que lhes seja concedida sabedoria para lidar com questões nacionais e civis com equidade e justiça

Bangladesh em Tensão

Bangladesh


No dia 5 de Janeiro de 2014, a líder do partido Liga Awami, Xeique Hasina Wajed, declarou vitória nas eleições. Ela está no poder desde 2009. Os partidos de oposição acreditavam que as eleições seriam manipuladas e não concorreram a vários dos assentos, apelando para que um governo interino neutro fosse colocado para supervisionar as eleições. Na data das eleições, Bangladesh irrompeu em violência com os partidos da oposição pedindo por greve geral e protestos. O líder do BNP (Partido Nacionalista de Bangladesh), Khaleda Zia, defende a pressão sobre a primeira-ministra para que sejam realizadas novas eleições multipartidárias.

O impacto nas ruas traduz-se em interrupção do transporte, destruição de infra-estruturas e veículos, e aumentos de preços para itens de uso diário em razão da redução dos estoques. Vários manifestantes foram mortos e há medo e preocupação sobre o que está por vir.

O diretor da LADF, Philip Halder, pede-nos que estejamos com Bangladesh neste período de tensão.

Oremos:

Que a rivalidade entre os dois principais partidos políticos liderados por Hasina Wajed e Khaleda Zia encontre uma maneira de dialogar e seguir em frente sem novas ocorrências de greves e conflitos. Ore para que estejam dispostos a se reunir e encontrar um terreno comum, pelo bem do país com o qual ambos declaram se importar.

Pela segurança das famílias afetadas pelas greves e protestos, para que não se perca nenhuma outra vida.

Ebola: testemunho e oração

Ebola


Esta reflexão foi apresentada pelo SIM International. ELWA (Amor Eterno Conquista África) é um ministério da SIM na Libéria.
_______________________

Quando o Ebola chegou à Libéria, liberianos e equipes médicas missionárias no Hospital da ELWA entenderam que era apenas uma questão de tempo até que o vírus batesse à sua porta. O que eles fizeram? Eles oraram, treinaram todos os funcionários para a proteção e prevenção ao Ebola, veicularam mensagens de prevenção para todo o país a partir da Radio ELWA, e transformaram a capela do hospital na primeira unidade de isolamento para Ebola da cidade de Monróvia.

Logo tornou-se evidente que as cinco camas em um pequena capela não seriam suficientes. Pessoas ao redor do mundo oraram, e ofereceram à Deus os cinco leitos da capela como se fossem pães e peixe, e pediram-Lhe que os multiplicasse. E Deus o fez. O tratamento para Ebola no hospital começou com ELWA 1 (a capela). Então, a Samaritans Purse abriu ELWA 2, um hospital de campanha com cerca de 30 leitos. Liberianos continuaram ficando doentes, e os fiéis continuaram orando. A MSF veio e abriu ELWA 3 com 150 leitos. À medida que a epidemia se alastrava, as pessoas continuavam a orar e pedir a Deus que multiplicasse os esforços iniciados na capela. Deus continuou a responder às orações. Ao final, o que começou como um esforço de 5 camas em uma capela tornou-se o maior centro de tratamento de Ebola na história (com mais de 300 leitos)!

Hoje, a presença física do vírus está diminuindo, mas deixou feridas espirituais, sociais e psicológicas em sua trajetória. Um pastor da Libéria, que está profundamente envolvido no atendimento a famílias em quarentena, recentemente me disse: "Eu fiz uma pequena pausa em minhas atividades porque eu percebi que não dormia o suficiente e sentia uma tristeza que chegava sem aviso e da qual eu tinha dificuldade de me livrar. Isso já durava por 1 mês e minha esposa concluiu que eu precisava de uma pausa. Ela teve uma experiência semelhante quando trabalhava na unidade do Ebola ... ". Por favor, orem por todos aqueles que sentem essa tristeza que chega sem aviso.

Em resposta à devastação causada pelo vírus, o Instituto para Cura de Traumas está desenvolvendo gravações de aconselhamento baseados na comunidade para serem veiculados na Libéria. A Radio ELWA vai transmitir os programas. Se você está na Libéria e gostaria de se envolver na promoção dos grupos de escuta para cura de traumas, por favor entre em contato comigo (fiona.hahn@sim.org).

Mesmo que o número de infecções Ebola diminua, por favor ore por aqueles que ainda sofrem, para aqueles que estão com medo, e para aqueles que estão de luto. Ore para que seus lamentos cheguem ao conhecimento de Deus, e para que Deus restaure seus corpos, almas e mentes. Ore para que uma efetiva infra-estrutura médica e de saúde pública se erga na África Ocidental para a prevenção contra qualquer devastação futura. Ore para que o povo de Deus continue a responder com humildade, justiça e misericórdia.

Senhor, ouve a minha oração,
e chegue a ti o meu clamor.
Não escondas de mim o teu rosto
no dia da minha angústia,
inclina para mim os teus ouvidos;
no dia em que eu clamar, ouve-me depressa.

Salmos 102

Eleições da Nigéria Adiadas

Nigéria


No domingo, a Nigéria adiou as eleições presidenciais que deveriam ter sido realizadas em 14 de fevereiro, devido a temores de insegurança. As eleições agora estão previstas para o dia 28 de março. O chefe da comissão eleitoral disse que o atraso foi necessário em virtude da falta de tropas para proteger os eleitores. As forças militares da Nigéria vêm combatendo o grupo islâmico Boko Haram no nordeste do país.

Deus da paz, continuamos a orar pelo povo da Nigéria e pelas muitas formas em que suas vidas estão ameaçadas pela violência. Oramos por soluções significativas para esta situação trágica - e para que os líderes mundiais se disponham a colaborar para encontrar um caminho em direção à paz. Oramos para que as eleições sejam realizadas pacificamente e de forma transparente.

Conflito na Ucrânia

Ucrânia


A ceasefire agreement was reached between government and rebel forces in the east of Ukraine after lengthy negotiations involving European mediators. However, violence persists in certain areas, inhibiting meaningful progress towards peace in the region.

Continue praying for the church leaders in Ukraine; this is a very difficult time - they need wisdom, direction and courage.

Pray that the church will step up as a spiritual force in the country, and that believers will endeavour to be a sign of hope in a situation which brings despair.

Pray for the political leaders involved in negotiations, that they will seek a peaceful outcome and an end to the loss of life.

Miquéias

Miqueias


Como membros e amigos da Miquéias, agradecemos a sua solidariedade conosco como rede e movimento em oração para as atividades em curso, planejamento estratégico e defesa dos esforços da Miquéias.

- Ore pela próxima reunião do conselho interino da Miquéias, a ser realizada em 24 de fevereiro. Ore por sabedoria, inspiração e coragem já que decisões importantes sobre o futuro da Miquéias serão discutidas.

- As inscrições para nossa Consulta Global abriram este mês. Por favor, orem para que a verdadeira diversidade da Miquéias seja refletida na representação nestes eventos, e que recursos sejam disponibilizados para facilitar todas as atividades previstas para a semana em setembro.

- Ore pelo processo internacional em curso que avista a decisão sobre o futuro da agenda de desenvolvimento pós-2015. Ore para que a clarividência, ambição e compaixão conduzam um verdadeiro compromisso internacional pela erradicação da pobreza e fim da opressão.

- Ore pelo planejamento e preparativos em curso para as nossas próximas conversas nacionais da missão integral no Quênia, Tanzânia, França, Alemanha, Benin, Nepal, Jordânia, África do Sul e Sri Lanka.