Olá,

Para muita gente, o Brasil é o país mais lindo do mundo. O que tem a melhor gastronomia. A melhor música. O povo mais simpático. Nada disso parece contar, porém, quando se trata de atrair o turista estrangeiro rumo às nossas paragens. Por ano, nosso país inteiro recebe menos turistas que a Torre Eiffel… Esta semana, o artigo assinado pelos especialistas brasileiros em turismo Gui Lohmann, professor da universidade australiana RMIT, Glauber Eduardo de Oliveira Santos, líder do Núcleo de Pesquisa em Economia e Administração do Turismo da USP, e Jaqueline Gil, pesquisadora de turismo e mudanças climáticas da UnB, elencam as principais razões que fazem o Brasil ser tão pouco procurado como destino internacional. Distância, custo, sensação de insegurança e barreiras linguísticas estão entre elas.

Se o Brasil dorme no ponto no turismo, muitos brasileiros andam dormindo demais na cama. Ou de menos… O artigo da doutora em Saúde Pública da UFMG Tamiris Rezende, que investiga a associação entre distúrbios do sono e desempenho cognitivo de adultos e idosos, mostra que tanto dormir pouco quanto dormir muito são prejudiciais para funções cognitivas. Entenda por quê.

Também essa semana, dois artigos “vegetais” muito interessantes: no primeiro, uma investigação sobre a silenciosa, subterrânea e impressionante rede de comunicação das plantas, escrito por Sven Batke, pesquisador da Edge Hill University, da Inglaterra. Já o segundo é um um raio-x feito pela equipe da professora do Departamento de Biologia Geral da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Marli do Carmo Cupertino, sobre o poder medicinal do alecrim, cada vez mais usado como alternativa para tratamentos antibacterianos, antifúngicos e até anti-cancerígenos.

Boa leitura!

Daniel Stycer

Editor-chefe

Turista tira uma foto ao lado da Estátua do Cristo Redentor, no Rio: Apesar do imenso potencial devido às belezas naturais e à riqueza cultural, o Brasil ocupa uma posição insignificante no ranking do turismo internacional. Idioma, distância, custos, violência e pouca adequação aos padrões internacionais de turismo estão entre as razões dessa baixa performance.

Cinco razões que fazem do Brasil um gigante ainda adormecido para o turismo internacional

Gui Lohmann, RMIT University; Glauber Eduardo de Oliveira Santos, Universidade de São Paulo (USP); Jaqueline Gil, Universidade de Brasília (UnB)

O Brasil inteiro atrai três vezes menos turistas por ano que a cidade de Paris. Especialistas brasileiros em turismo internacional explicam as razões da dificuldade que o país tem em atrair estrangeiros, apesar de seu imenso potencial

Dormir pouco ou dormir muito? Ambos fazem mal para memória, fluência verbal e cognição

Tamiris Rezende, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Um sono com duração menor ou maior que sete horas está associado a um pior desempenho em testes cognitivos, tanto em adultos quanto em idosos

Emergência global da mpox: não há risco de pandemia como a de Covid-19, mas doença não deve ser subestimada

Ana Gabriella Stoffella Dutra (UFMG) e equipe

Países africanos enfrentam surto grave da doença, que tem taxa de letalidade de até 10%. Num mundo conectado, evitar a transmissão da mpox tem sido um desafio.

‘Internet subterrânea’: como funciona a rede de comunicação silenciosa das plantas

Sven Batke, Edge Hill University

A ciência recente está mostrando que os sistemas de comunicação das plantas podem ser mais complexos do que imaginávamos

Alecrim: das cozinhas à luta contra a resistência microbiana

Marli do Carmo Cupertino, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e equipe

Potente como antibacteriano, antifúngico, antioxidante e até anticancerígeno, o alecrim tem se mostrado cada vez mais aplicável como alternativa em diversos tratamentos

Outros destaques