Olá,

Num mundo cada vez mais eivado por epidemias, notícias sobre o desenvolvimento de novas e revolucionárias vacinas sempre são um alento. Ainda mais quando envolvem pesquisadores brasileiros.

É do que trata o principal destaque da nossa newsletter essa semana: a Calixcoca, vacina brasileira que combate a adiçcão cada vez mais mundialmente epidêmica de cocaína e crack (atualmente em processo de registro junto à Anvisa para testes clínicos), revelou-se eficiente também na proteção de bebês de mães dependentes químicas. Todos os detalhes estão no artigo do professor do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Frederico Garcia, líder do trabalho de desenvolvimento da vacina no Brasil.

Outra "epidemia", por assim dizer, que não para de crescer e que ainda busca por uma vacina eficiente é a de câncer. A luta contra a doença segue recebendo investimentos crescentes nos tratamentos de última geração em todo o mundo. Mas continua tendo como seu mais poderoso oponente a boa e velha prevenção. Em seu artigo, a brasileira Elisabete Weiderpass, diretora da agência internacional para pesquisa em câncer da OMS, traça um painel da luta contra a doença no momento em todo o mundo.

E no Brasil, a política pública de processamento de hemoderivados corre perigo. Por conta de um projeto de Emenda Constitucional que acaba de dar mais um passo rumo à sua possível aprovação no Congresso Nacional. Beatriz Mac Dowell Soares, doutora em Ciências da Saúde da UNB e ex-gerente geral de Sangue e Hemoderivados da Anvisa, explica por que essa mudança significaria um grande retrocesso no leitor.

Passos à frente, passos para trás. E assim caminham, como sempre, a humanidade e a Ciência.

Boa leitura!

Daniel Stycer

Editor-Chefe

Vacina brasileira pode prevenir complicações em bebês de mães usuárias de cocaína e crack, além de reduzir adicção

Frederico Garcia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A Calixcoca, em fase final de estudos, poderá ser uma importante ferramenta no pacote de tratamentos contra a dependência.

PEC do Plasma aprovada na CCJ: Entenda por que a permissão da venda de plasma pode prejudicar hemoterapia no Brasil

Beatriz Mac Dowell Soares, Universidade de Brasília (UnB)

Segundo os cientistas, a proposta que abre brecha para a comercialização de plasma para produção de hemoderivados será um retrocesso para o setor.

História da Ciência: Na dança das vacinas, a música sempre foi a matemática

Fábio Chalub, Universidade Nova de Lisboa

O uso de modelos matemáticos para estudar a vacinação é uma prática que começa ainda antes da descoberta das primeiras vacinas.

COP-28: Em Dubai, Brasil terá nova chance para aumentar protagonismo na agenda climática mundial

Suzana Kahn, Coppe/UFRJ

País deve assumir liderança nas discussões em torno de temas chave como o financiamento climático e os  compromissos de cortes de emissões.

Epidemia de câncer: prevenção ainda é a estratégia de controle mais eficiente

Elisabete Weiderpass, International Agency for Research on Cancer (IARC)

Nas próximas décadas, muitos países não conseguirão administrar o ônus econômico da doença.

“Acabei de descobrir que estou com câncer. E agora?”

Marilynne N Kirshbaum, Charles Darwin University

Há muito o que aprender, entender e organizar quando se recebe um diagnóstico de câncer. Mas você não precisa fazer tudo de uma vez. Saiba o quê, como e quando fazer.

Outros destaques