Contents

É isso mesmo?

É isso mesmo?


Nossa primeira Conversa sobre a Missão Integral de 2015 acaba de terminar. Passamos a semana no Paquistão.

Falando com algumas pessoas que se reuniam para a Conversa e discutindo sobre segurança, uma pessoa disse-me que não devemos nos preocupar com a situação no mundo já que o dia definido para nossa chegada ao túmulo é inevitável.

É isso mesmo? Tal afirmação carrega outra questão fundamental - somos realmente livres? Temos liberdade total para escolhermos a forma como vivemos a vida, ou, algumas coisas (por exemplo, quando morreremos, se vamos nos tornar cristãos ou não, se vamos nos casar ou não etc.), já foram decididas por Deus?

No meu vôo para o Paquistão eu sentei-me ao lado de um homem do Irã e nós começamos a falar sobre Deus. Ele me disse que acreditava que Deus nos honrou quando nós o honramos, mas nos puniu quando dele nos esquecemos e fizemos coisas que eram erradas.

É isso mesmo? Tal crença teria impacto em como eu via e me relacionava com Deus. Significaria que eu só honraria a Deus para evitar que ele se zangasse comigo. E se algo doloroso acontecesse comigo, eu veria isso como uma punição por não me comportar ou por não dar a Deus a devida atenção. O que isso diz sobre a minha compreensão a respeito do caráter de Deus e sobre o tipo de relacionamento que eu espero dele?

Sentado à mesa com amigos nós discutimos sobre o noticiário e observamos algumas das recentes tragédias. O ataque em Paris, os ataques na Nigéria, os ataques no Iraque, Ucrânia....... e assim por diante. Então, uma pessoa do grupo acrescentou, sim, mas estes são os sinais do fim dos tempos, por isso está tudo certo - é o que a Bíblia diz. Nós não devemos nos preocupar, pois Deus está no comando.

É isso mesmo? Nós simplesmente enxergamos as notícias como fatalidades? Tudo isso deve acontecer, por isso nada do que fizermos pode parar ou alterar as coisas. De fato, se eu levar isso à uma conclusão lógica, se eu então recuar e não interferir, talvez Jesus volte mais cedo, uma vez que mais desastres equivalem-se a mais sinais de sua iminente volta!

Onde é que a redenção, salvação, restauração, libertação, transformação, nova criação e o Reino de Deus se encaixam nisso tudo?

Deus nos ama, toda a sua criação, cada pessoa e cada parte de sua criação. Seu amor é revelado ao longo dos tempos e, em particular, por meio de Jesus Cristo. Quando João Batista duvidou disso, Jesus assegurou-lhe que a prova de seu amor, a evidência de que Deus estava presente, era que as pessoas estavam sendo curadas, até mesmo sendo ressuscitadas dentre os mortos e que as boas-novas estavam sendo pregada aos pobres (Mateus 11: 2-6).

Que 2015 seja um ano em que nós nos atreveremos a fazer a pergunta “é isso mesmo?”. O que nós acreditamos tem impacto em como vivemos. Vamos voltar aos fundamentos e explorar o caráter de Deus conforme anunciado através de Jesus. Permita que essa seja a lente com a qual olhamos para as notícias, através da qual lidamos com as perguntas difíceis da vida. Aqui encontraremos o Doador da Vida, aquele que nos liberta, o Restaurador, o Curador, nosso Salvador e Senhor. Então, a única questão é: como vamos responder?

Senhor, que escolhamos a obediência e o sigamos.

Eu sou ...


A tragédia em Paris, com o ataque à satírica revista semanal francesa Charlie Hebdo lançou-nos em mais um confronto em que vidas e propriedades de inocentes são destruídas. Igrejas são queimadas, pessoas são mortas.

Ao estar no Paquistão durante a publicação de mais charges, eu experimentei o impacto imediato sobre aqueles que já pelejavam. Onde está o equilíbrio entre a liberdade de expressão e a santidade da vida?

Choramos por aqueles que perderam suas vidas na França. Choramos com aqueles que perderam suas vidas em virtude de novas publicações. O efeito dominó agora em curso causará ainda mais sofrimento em virtude das decisões tomadas pelos líderes, que agem por reflexo em vez de fazê-lo por reflexão.

Precisamos orar fervorosamente por graça e verdade, por misericórdia e tolerância, para que se rompa o preconceito e o orgulho.

Andando com o Paquistão

Paquistão

Dos dias 14 a 16 de janeiro nós realizamos uma Conversa sobre a Missão Integral em Lahore, Paquistão, intitulada Coragem para Mudar: igreja em transformação, comunidade em transformação. Tivemos mais de 70 participantes, que se reuniram para lutar contra os problemas enfrentados em seus países. O encontro foi seguido por um workshop promovido em Faisalabad intitulado Enraizado no Evangelho: demonstrando a transformação, do qual mais de 100 pessoas participaram. Foi uma semana repleta de encorajamento e aprendizado. Celebramos e agradecemos a Deus por esse tempo em união.

Queremos ainda agradecer a Deus pelo Comitê do Paquistão, cuja dedicação e visão foram essenciais para que tal semana de reuniões acontecesse. Eu sei que Deus continuará a ser uma bênção no Paquistão - por favor ore por este contínuo movimento para a transformação. Por favor, ore também para a proteção de toda a nossa família no Paquistão, por sua perseverança e visão para continuar a crescer. Ore para que venha o restante dos recursos ainda necessários.

Peça 365: Deixe Cada Cristão Orar

Peça 365


A Associação Evangélica da Índia, o seu Conselho de Igrejas e a Ásia Aliança Evangélica inauguram um Movimento de Oração do Povo:

Peça 365: Deixe Cada Cristão Orar
(ASK 365: Let Every Christian Pray, em inglês)

Cristãos de todo o mundo estão sendo chamados para se tornarem campeões de oração para a sua comunidade local, nacional e global. Ao dedicarmos tempo a ouvir a Deus em oração, nós veremos a transformação.

Há várias maneiras de você se envolver:

- promova uma reunião de oração regular;
- organize passeios ou retiros de oração;
- produza recursos criativos de oração (blogs, obras de arte etc.);
- convide outros para participar.

Para saber mais, conecte-se aqui à comunidade ASK 365 no Facebook.

Violência na RDC


Este pedido de oração foi compartilhado por Tearfund em dezembro de 2014.

_______________

Um número cada vez maior de civis no conturbado leste da República Democrática do Congo (RDC) estão fugindo de suas aldeias diante de massacres e atrocidades.

A cada dia mais pessoas deslocadas por grupos armados estão deixando suas isoladas comunidades e buscando refúgio nas cidades de Beni e Oicha.

Cerca de 88 mil congoleses fugiram, de acordo com a Agência da ONU para Refugiados, que estima que pelo menos 256 pessoas, incluindo crianças, morreram em ataques desde outubro. Ao menos 52 pessoas morreram no início de dezembro, e, em um ataque recente que se seguiu, 19 foram assassinadas.

Ore para que as pessoas que fogem da violência encontrem abrigo e apoio. Também peça pelas famílias generosas que estão recebendo as pessoas, que a Tearfund as localize e ofereça assistência.

Eleve em oração as equipes e famílias daqueles que trabalham na região e que estão sob enorme stress ao passo em que respondem a esses ataques violentos. Peça para que eles sejam mantidos em segurança.

Por favor, continuem a rezar pela paz na RDC, e que aqueles que estão a realizar os violentos ataques sejam capturados e levados à justiça.

Esteja junto: Nigéria

Nigeria


Na semana passada, Boko Haram atacou a cidade nigeriana de Baga, bem como dezesseis aldeias vizinhas.

A crise em curso na Nigéria está transbordando através da fronteira com milhares de pessoas fugindo para países vizinhos, incluindo o Chade, Camarões e Níger.

Neste mês ocorreram massacres mortais em Baga, e algumas fontes afirmam que até 2.000 pessoas foram assassinadas desde 7 de janeiro e outras milhares foram deslocadas.

Peter Akanimoh, chefe da Assistência Global sediada em Jos, na Nigéria, diz:

Quero juntar a minha voz às outras vozes que clamam por um maior envolvimento internacional com esta crise. Esta não é a hora de se acomodar. O mundo de Deus não conhece fronteiras internacionais. A terra é do Senhor e, portanto, a plenitude ....

O Arcebispo católico de Jos, Dom Ignatius Kaigama, implora pela oração dos fiéis:

"Irmãos e irmãs, não há melhor momento para invadir os céus com orações e súplicas do que agora."

Deus, oramos por um fim ao terror e impotência infligida pelo Boko Haram. Ponha os olhos do mundo sobre esta região, e faça-nos unidos para que se acabe essa violência sem sentido.

Senhor, nós clamamos para que sua paz e justiça sejam derramadas sobre a Nigéria. Pedimos que a sua força e soberania sejam conhecidas naquela nação. Oramos para o conforto daqueles que choram e sofrem, e para a mudança dos corações e mentes daqueles que estão perpetrando esta violência.

Confiamos-te as próximas eleições nigerianas em fevereiro. Que esta seja uma oportunidade para a nação se unir contra as forças do mal que assolam o país.

Transição da Miquéias: 2015


À medida que o ano começa, entramos em um entusiasmado período de transição.

Oramos para que, em todos os nossos preparativos e planejamentos como uma equipe, a Miquéias busque ser um vaso para a vontade de Deus - primeira e única.

Que a oração seja a nossa fundação, a nossa estrutura e nossa resposta em todas as circunstâncias.

“Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." 1 Tessalonicenses 5: 16-18.


Consulta Global - Lima, Peru - setembro de 2015

- Por favor, ore para que portas se abram enquanto buscamos confirmar os detalhes finais antes do início das inscrições para este evento trienal;

- Junte-se a nós na busca pela provisão de Deus em recursos, facilitadores, voluntários e apoio logístico para o evento;

- Pergunte a Deus como você pode se envolver, ajudar e participar desta oportunidade única.

Pedidos de Oração

Por favor, envie sua oração e pedido de louvor para compartilhamento com a comunidade Miquéias enviando um e-mail para prayer@micahnetwork.org.