Olá,

Já é inverno no Hemisfério Sul. Mas o calor decorrente do aquecimento global não conhece mais fronteiras nem respeita estações. E influencia o conteúdo produzido pelos cientistas e pesquisadores colaboradores do The Conversation no Brasil e no mundo. Esta semana, destacamos o artigo da equipe da bióloga especializada em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Paula Isla Martins, que direto do Pantanal em chamas apresenta o resultado de levantamentos assustadores: as queimadas deste ano na região que é Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera são 1.297% mais numerosas que no mesmo período do ano passado, e o risco de uma devastação igual ou ainda pior que a de 2020, quando 17 milhões de animais morreram, já é muito grande.

Do outro lado do mundo, mas também no Hemisfério Sul, outro Patrimônio da Humanidade vive uma tragédia cujas consequências podem ser irreversíveis: drones da equipe da bióloga marinha Jane Williamson, da Macquarie University, de Sydney, identificaram este ano danos cada vez mais massivos aos recifes da Grande Barreira de Corais da Austrália, por conta do branqueamento das colônias provocado pelo aquecimento dos oceanos. Em seu artigo, ela mostra em detalhes as evidências do agravamento cada vez mais acelerado do problema.

De volta ao Brasil, destacamos também o artigo da pós-doutora em Direito da PUC-Rio, Luanna Tomaz, que explica como o conceito jurídico de “proibição de retrocesso” pode ser mais uma barreira a impedir a aprovação do PL do Aborto que tramita no Congresso. E em mais um texto da série Mitos da Educação, o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) Nelson Cardoso Amaral aborda a percepção distorcida de que os investimentos federais no ensino superior poderiam ser reduzidos em prol da melhoria do ensino básico. Em seu artigo, ele observa que os níveis de investimento na educação no país são tão baixos que uma transferência de verbas como essa destruiria o ensino superior sem alterar a realidade do ensino básico. E traz dados para mostrar. Boa leitura!

Daniel Stycer

Editor-chefe

Onça solitária descansa sob a vegetação incinerada à beira do rio Paraguai, durante as queimadas que estão assolando a região: área de vegetação atingida já é o dobro do registrado no mesmo período de 2020, quando mais de 17 milhões de animais pereceram. Lalo de Almeida/Folhapress

Incêndios no Pantanal ameaçam áreas de restauração, com risco de uma catástrofe semelhante à de 2020

Paula Isla Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Letícia Couto Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Liz Barreto Coelho Belém, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Na maior região úmida tropical do mundo, incêndios ameaçam áreas prioritárias de restauração da vegetação e reforçam a urgência do Manejo Integrado do Fogo (MIF)

Cedida pelos autores

Novas imagens de drone revelam 97% dos corais mortos em um recife da Grande Barreira de Corais australiana

Jane Williamson, Macquarie University; Karen Joyce, James Cook University; Vincent Raoult, Griffith University

Se a Austrália quiser manter o status de patrimônio mundial da Grande Barreira de Corais - na verdade, se quiser preservar o recife - devemos agir agora para evitar mais mortes de corais.

Mitos da Educação: Tirar recursos das universidades federais não é o caminho para melhorar a educação básica

Nelson Cardoso Amaral, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Antagonismo entre ensinos superior e básico preconizada por muito tempo pelo Banco Mundial é artificial e destrutivo, e um não pode ser ser priorizado em detrimento do outro.

PL do aborto infringe tratados assinados há décadas e fere princípio jurídico da ‘proibição do retrocesso’

Luanna Tomaz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Projeto de Lei 1904/2024 viola convenções internacionais assinadas pelo Brasil desde os anos 70, e tenta impor retrocessos a proteções sociais garantidas pela Constituição de 1988

Vitórias épicas e a mente: a psicologia por trás das viradas no último minuto no esporte

Caitlin Fox-Harding, Edith Cowan University

O momento psicológico é um dos grandes aspectos intangíveis do esporte. Mas o que é isso exatamente, e como ele pode influenciar atletas e equipes?

As mídias sociais estão deixando as pessoas infelizes? A resposta não é tão simples

Melissa Humphries, University of Adelaide; Lewis Mitchell, University of Adelaide

Ao contrário do que você pode ter ouvido, sua mentalidade pode ser o que mais afeta a forma como as mídias sociais se conectam ao seu bem-estar.

Outros destaques

A fascinante vida sexual dos insetos

Louise Gentle, Nottingham Trent University

Você nunca mais verá aranhas e outros insetos da mesma forma.

 
 
 
 
 
 

Eventos em destaque

Veja tudo
Grandes Diálogos no Memorial

26 março - 26 novembro 2024 • São Paulo

Divulgue seu evento