Olá,

Nessa penúltima semana de 2023, o The Conversation Brasil acaba de completar 100 dias de atividades. Nesse período de implantação, atingimos marcas que superaram nossas expectativas de site estreante no universo da ciência brasileira: foram 188 artigos publicados de 254 pesquisadores, sendo 100 deles brasileiros. Ao todo, atingimos mais de 250 mil leitores no Brasil e no mundo.

Nesta que é a nossa última newsletter do ano, além de comemorarmos com você, caro leitor, este início auspicioso dos nossos trabalhos, destacamos quatro artigos publicados nos últimos dias que representam alguns dos pilares da nossa atuação no Brasil: a divulgação da pesquisa nacional, a defesa dos princípios democráticos, a valorização das populações sub-representadas e a luta pela preservação ambiental nesse momento de emergência climática.

  • A pesquisa nacional, no artigo de Iberê Machado, do Instituto Boitatá, sobre a população de anfíbios no Brasil e no mundo.
  • A defesa da democracia, na análise de Marina Slhessarenko Fraife Barreto, da USP, sobre os desafios dos regimes democráticos frente à ascensão da ultra-direita mundo afora.
  • A valorização das populações sub-representadas, no texto de Pedro Hartung e JP Amaral, do Instituto Alana, sobre os direitos de crianças a adolescentes serem prioridade nas decisões de alto nível relacionadas às mudanças climáticas.
  • E a luta pela preservação ambiental, na defesa que o renomado climatologista Carlos Nobre, da USP, e seus colegas Diego Oliveira Brandão, do Inpe, e Julia Arieira, da UFMT, fazem da “sociobioeconomia da floresta em pé” como alternativa econômica viável para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Feliz Natal, um excelente ano-novo para todos nós… E boa leitura!

Daniel Stycer

Editor-chefe

No detalhe do tronco de uma seringueira vertendo borracha na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, o símbolo do imenso potencial econômico sustentável da Amazônia. AP Photo/Eraldo Peres

Sociobioeconomia de Floresta em Pé: mais que preservação, uma solução econômica viável para desenvolvimento da Amazônia

Carlos Nobre, Universidade de São Paulo (USP); Diego Oliveira Brandão, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Julia Arieira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

É possível alcançar a prosperidade econômica na Amazônia sem recorrer ao desmatamento. Além da maior lucratividade, extrativismo pode gerar mais empregos do que a pecuária e a soja na Amazônia.

O mundo dos anfíbios está pedindo socorro. É preciso agir antes que seja tarde demais

Iberê F. Machado, Instituto Boitatá

Estudo global publicado na Nature aponta 40% das espécies de anfíbios do mundo estão ameaçados de extinção, por conta de alterações em seus habitats causados pelas mudanças climáticas.

Análise: Os regimes democráticos estão em crise ou é o conceito de democracia que está mudando?

Marina Slhessarenko Fraife Barreto, Universidade de São Paulo (USP)

Analisar a crise da democracia com vistas à reconstrução democrática pode levar ao fortalecimento da cultura e instituições democráticas, ao contrário do que propõe a onda revisionista.

Direitos de crianças e adolescentes têm que ser prioridade nas decisões sobre crise climática no mundo

Pedro Hartung, Instituto Alana; JP Amaral, Instituto Alana

É impossível discutir a crise climática e o futuro do planeta sem ouvir e integrar as crianças, seus direitos e necessidades, neste debate global. Elas são um terço da população global.

Isolamento social e saúde: a ciência explica a perigosa relação entre eles

Timothy Matthews, University of Greenwich; Line Jee Hartmann Rasmussen, Duke University

Descobertas sugerem que o isolamento social vivenciado na infância pode prenunciar problemas de saúde décadas mais tarde. A conexão social não é apenas gratificante por si só: ela anda de mãos dadas com a saúde mental e física.

Outros destaques