Olá,

Tem um antigo ditado bem brasileiro que diz que só mesmo aqui, no nosso país, há leis que “pegam” e leis que “não pegam”. O mau hábito pode até parecer pitoresco quando se trata de normas de trânsito ou questões de ordem pública. Mas quando são assuntos capitais para o futuro da nação, esse descaso com as letras da lei perde completamente a graça.

Na semana que passou, dois artigos publicados no TCB evidenciam isso.

No seu texto, o biólogo americano radicado no Brasil Philip Fearnside, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), explica por que a decisão incomum do Tribunal de Justiça do Mato Grosso de extinguir uma área de proteção ambiental localizada nas franjas do bioma amazônico é uma aberração jurídica que desrespeita as leis ambientais brasileiras, favorece interesses locais do agronegócio e aumenta perigosamente o risco de desmatamento desenfreado na região.

Já a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Maria Alice Nunes Costa relata a trajetória entre o passado auspicioso e o presente lamentável do Programa Nacional de Educação (PNE). Em 2014, o programa transformou em lei e deu prazo para cumprimento de 20 importantes metas de políticas públicas focadas na melhoria da educação em estados e municípios. Mas neste ano de 2024 o programa completou uma década de vigência com apenas 20% de seus objetivos cumpridos. A razão - que ela explica no artigo - mais uma vez remete à máxima de que no Brasil há leis que pegam e que não pegam, de acordo com os interesses de quem tem poder para fazer com que elas sejam cumpridas. Ou não.

Boa leitura!

Daniel Stycer

Editor-chefe

Em abril, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) aboliu o parque, apesar das evidências de que as reivindicações de terras eram ilegais. Levantamento feito pela UFMT identificou 60 espécies de anfíbios, 82 de répteis, 39 de peixes e 38 mamíferos, 12 das quais são consideradas ameaçadas de extinção. Marcos Amend

Eliminação do Parque Cristalino II é séria ameaça à biodiversidade do Brasil

Philip Fearnside, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

A pedido de uma empresa, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso decidiu eliminar uma unidade de conservação no estado. A decisão ameaça a biodiversidade e favorece o desmatamento

Dez anos e meio depois, saiba por que o Plano Nacional de Educação cumpriu apenas 20% de suas metas

Maria Alice Nunes Costa, Universidade Federal Fluminense (UFF)

O PNE foi criado com 20 metas destinadas a democratizar o acesso à educação, melhorar a qualidade do ensino e fortalecer a infraestrutura educacional do país. Mas só quatro foram cumpridas.

Protestos massivos contra resultado das eleições tomam as ruas na Venezuela, mas desta vez parecem diferentes

Rebecca Hanson, University of Florida; Verónica Zubillaga, Simón Bolívar University

O presidente Nicolás Maduro reivindicou a vitória, mas os líderes regionais e observadores externos reclamaram de fraude.

De Abrolhos para a Guanabara: baleias-jubarte viraram atração no litoral do Rio. Saiba por que elas aparecem por lá

Liliane Lodi, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Rota migratória das baleias, que passa pelo litoral do Brasil em direção a Abrolhos, tornou-se este ano uma atração de turismo de observação em frente às praias da capital

Produção de animais transgênicos: desafio para estudo de doenças e vacinas no Brasil

Arnon Dias Jurberg, Universidade Estácio de Sá; Marcel Frajblat, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Importação de ratos e camundongos é cara e complexa, o que gera um gargalo significativo para o avanço científico e tecnológico em toda a América Latina

Cientistas desenvolvem spray nasal que elimina proteína ligada à doença de Alzheimer

Rahul Sidhu, University of Sheffield

Há muito tempo a proteína tau é associada ao Alzheimer, mas é difícil se livrar dela, pois ela reside dentro das células cerebrais.

Queijos: A ciência por trás da transformação do leite em mussarela e outras iguarias

John A. Lucey, University of Wisconsin-Madison

A fabricação de queijos é uma prática antiga, e os métodos modernos e a química a transformaram em uma ciência.

Outros destaques