Contents

Criados à Imagem de Deus

Deus nos criou à Sua imagem. Isto não é algo que possuímos e que, portanto, podemos perder; mas, sim, a própria essência do que somos. Ser humano é ser criado à imagem de Deus.

Todos os seres humanos são feitos à imagem d’Ele (Gênesis 1:27). Seja homem ou mulher, qualquer que seja a etnia, não importa a situação social ou econômica, ou o ponto de vista político ou religioso.

Por que essa verdade é tão importante em nosso conhecimento sobre missão? É porque ela forma a estrutura da nossa abordagem quanto a tudo e a todos.

1) Ser feito à imagem de Deus significa que todos os seres humanos têm capacidade de serem abordados por Deus. Isto quer dizer que cada pessoa é cônscia de Deus e tem capacidade de se abrir com Deus – de dialogar com Deus.
a. Deus se comunica e anseia por se revelar mais e mais a todos;
b. Deus se comunica além das diferenças linguísticas, culturais e de visão do mundo;
c.  São os nossos pecados e a nossa rebelião que suprimem e pervertem esta consciência inata;
d. O Evangelho tem poder e potencial para dar vida, para que todos possamos ouvir a Deus. A verdade do Evangelho e a revelação do amor de Deus ressoam conosco, porque todos nós somos capazes de ouvir a voz de Deus por sermos todos feitos à sua imagem.

Esta é uma verdade importante, vital, pois, muitas vezes, subestimamos o simples poder do Evangelho. A nossa preocupação é que possamos dar uma impressão simples demais. Nós nos preocupamos porque tememos ofender;porém, a realidade é que iremos nos conectar com a capacidade íntima de cada pessoa de ouvir a voz de Deus falando com ela. Somos muitas vezes silenciados pela falsidade de que as pessoas não são capazes de responder.

2) Ser feito à imagem de Deus quer dizer que todos os seres humanos são responsáveis perante Deus. Todas as pessoas compartilham um bom senso de obrigação ética e moral. No Livro de Amós, vemos Deus chamar muitas nações para prestar conta de suas ações; não apenas os israelitas. Há um sentimento de que todos nós conhecemos os fundamentos da responsabilidade ética para com Deus e uns com os outros. O Salmo 33:13-15 nos mostra que Deus conhece cada ser humano, considera as suas ações e os força a prestar contas.

Podemos nos perguntar o que leva muitos (sejam cristãos ou não cristãos) a fazer boas obras ou a se envolver em ações sociais. É a essência da imagem de Deus em todos nós que nos atrai para louvar e desejar este tipo de resposta.
A razão pela ira de Deus contra os ídolos da ganância e do egoísmo (Ezequiel 16:49-50) é que eles suprimem aquela característica de Deus em nós e à medida que nos tornamos mais egoístas tornamo-nos orgulhosos e arrogantes e nos preocupamos com nós mesmos e não com os outros.

3)  Ser feito à imagem de Deus significa que todos os seres humanos têm dignidade e são iguais; esse é o nosso elo comum e deve formar um compromisso radical com a igualdade, respeito e dignidade para todas as pessoas, não importa seu sexo, sua etnia, sua religião, sua condição social, seu papel ou sua idade. O mandamento de amar o nosso próximo como a nós mesmos capta isto profundamente. Este mandamento também nos informa e orienta quanto ao modo pelo qual devemos nos comunicar uns com os outros – 1 Pedro 3:15-16: ... antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, respondendo, todavia, com mansidão e temor...

É, naturalmente, desnecessário dizer que eles só vão perguntar se observarem a prova desta esperança praticada em vidas e ações.

4)  Ser feito à imagem de Deus significa que o Evangelho é a Boa Nova para todos. Significa também que nós compartilhamos um traço comum com o fato de que todos nós somos pecadores e todos nós nos rebelamos; assim, nós todos precisamos do Evangelho.

O pecado e a rebelião não removem a imagem de Deus mas, sim, a distorcem e a estragam. A morte e ressurreição de Jesus rompe o poder dessa distorção e da supressão da verdade e, por isso, ela nos liberta e nos restaura para vivermos a vida em toda a sua plenitude – o que era a intenção original de Deus.

Jesus modela esta vida para nós e por nós.

Fomos Criados e Recebemos uma Tarefa

Deus nos confiou a tarefa de popular a terra e dominá-la:

Popular a terra implica permissão para utilizar o nosso meio ambiente para sustentar a vida; não quer dizer abordagens exploratórias, mas, sim, uma de benevolência e mordomia;

Dominar: foi-nos dada autoridade para cuidar do nosso mundo e para tomar decisões sobre ele. A imagem de um sacerdócio real vem à mente, indicando o estilo de liderança que devemos ter.
Ao fazermos isto, refletimos as características de Deus – de justiça, misericórdia e humildade. (Miqueias 6:8).

Criados num Relacionamento e para o Relacionamento
Tudo que Deus criou foi declarado como bom, exceto uma coisa: Gênesis 2:18 diz que não era bom para o homem ficar sozinho. Isto não foi simplesmente por causa de uma necessidade psicológica para ele não se sentir sozinho, mas estava ligado à tarefa dada e o termo ajudante foi usado. Popular a terra e dominá-la não era uma tarefa a ser feita por conta própria. Antes, Deus vê a importância de uma ajudante (que trabalha lado a lado com igualdade – uma tarefa compartilhada).

Nós fomos criados para a humanidade e para o relacionamento, para que possamos cumprir, em nosso mundo, a tarefa que Deus nos deu.

Reflexão

Ao refletirem sobre cada ponto acima, considerem como ele afeta a sua maneira de viver e trabalhar com todos aqueles ao seu redor.

Peçam a Deus para lhes revelar aqueles que os senhores possam ter classificado, erroneamente, como menos do que outros.

Tragam cada pessoa para Deus com arrependimento e Lhe peçam que restaure, em sua mente, a verdade de que somos todos feitos à imagem de Deus.

(Extraído da Missão de Deus de Chris Wright – Capítulo 13)

Foco Temático: a Igualdade

Qualidade de ser igual em essência; o mesmo em valor, em condição e em qualidade. O oposto poderia ser:
•  Desigualdade;
•  Discriminação;
•  Preconceito;
•  Predisposição;
•  Disparidade;
•  Parcialidade;
• Injustiça.

Um dos valores da Rede Miqueias é a equidade. Jesus tratou todas as pessoas do mesmo modo, sem levar em conta a sua situação social ou econômica (Marcos 12:14).

Aspiramos o mesmo piedoso "desinteresse" quanto a condição em nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Faremos o possível para resistir àquelas atitudes e práticas que ligam a influência e a autoridade ao poder econômico, ao gênero, à geografia ou à história. Senhor, escutai a nossa oração.

Preconceitos: muitas vezes, a raiz da desigualdade

Preconceitos são opiniões preconcebidas sobre os outros, geralmente negativas e prejudiciais. Preconceitos tendem a generalizar e a julgar os outros de tal forma a minar e distorcer a imagem de Deus. Nós, erroneamente, nos alimentamos de preconceitos por nos julgar melhores do que aqueles com quem nos comparamos e a quem criticamos.

Todos nós temos preconceitos contra os outros. Podem ser opiniões sobre o sexo oposto, outros grupos étnicos, outras religiões e outras práticas. Em João 1:46, vemos Natanael expressando um preconceito contra qualquer pessoa de Nazaré.

Senhor, revelai nossos corações ao refletirmos, em oração, sobre os preconceitos que possamos ter e de onde eles vieram:

Família: consideremos as conversas que tivemos em nossa família. Alguma vez falamos negativamente sobre os outros por causa de brigas de família, crenças, tradições?

Grupos Étnicos: há grupos de pessoas por quem os senhores sabem que têm aversão ou desprezo? Talvez façam piadas desrespeitosas sobre algum grupo?

Religiões: os senhores se veem respondendo negativamente às pessoas de outras religiões ou de outras denominações?

Eventos históricos: os senhores se lembram de ações que outros países, grupos de pessoas ou indivíduos cometeram e que tiveram impacto negativo na sociedade, ou no seu próprio povo, e agora os senhores acham difícil olhar as próximas gerações sem que a história nuble a sua opinião?

Igualdade e Reconciliação

Ansiamos por ver igualdade e reconciliação em nossa sociedade; no entanto, preconceitos criam barreiras graves e geralmente são a causa primordial do conflito. Como as pessoas vão saber o quanto Deus as ama, se, por causa de nossos preconceitos, não formos capazes de demonstrar aquele amor a elas?

Senhor, oramos para que venha e faça a Vossa luz brilhar sobre os nossos preconceitos e para que cure nossas feridas e nos restaure para que possamos amar com um coração enraizado em Vós.

Foco no Membro: As Filipinas

A República das Filipinas é formada de 7.250 ilhas, 11 das quais contêm a maior parte da população. Embora o país tenha muitas praias bonitas, tem também uma significativa área coberta de montanhas, inclusive 20 vulcões ativos. Existe um alto e constante risco de desastres naturais, e frequentes terremotos, tufões e ciclones golpeiam as ilhas repetidamente.

As Filipinas foram uma colônia espanhola por mais de três séculos e receberam o nome de um ex-rei espanhol do século XVI. Os EUA assumiram o governo de 1898 até a independência, em 1946. O primeiro presidente eleito foi Manuel Quezon. A guerra fria causou um impacto negativo nas Filipinas e a lei marcial foi imposta como defesa à ameaça do comunismo. A década de 1980 e os anos 90 viram denúncias de fraudes e tentativas de golpes. A década de 1990 foi afetada por conflito com a MILF (Frente Moro de Libertação Islâmica). Tréguas frágeis e focos de conflito dominaram o início de 2000. Outubro de 2012 trouxe a assinatura de um acordo de paz, e 40 anos de conflito chegaram ao fim, embora alguns grupos extremistas ainda constituem um risco.

Senhor, obrigado pelo acordo de paz e pela relativa estabilidade que ele trouxe. Oramos para que as Vossas mãos continuem a trazer uma paz profunda ao país.

Fazei a Vossa Luz Brilhar

Liderança: As Filipinas são governadas por um processo democrático, que tem sido marcado pela corrupção e trapaças nas urnas de votação.

Presidente: Benigno "Noynoy" Aquino foi eleito em 2010, derrotando o ex-presidente Joseph Estrada. Ele vem de uma família envolvida em política e estudou economia. Em seus primeiros anos de liderança, o Sr. Aquino tomou medidas interessantes:
•  Abordou questões de desmatamento, o qual aumentava os riscos de deslizamentos de terra e inundações;
•  Propôs apoio ao uso de anticoncepcional para os pobres (uma ação que desafiou a postura histórica da Igreja Católica nas Filipinas);
• Adotou como lema de campanha: "Quando ninguém for corrupto, ninguém será pobre" demonstrando uma relação direta entre a pobreza e a corrupção;
• Assinou o acordo de paz em 2012.

Senhor, obrigado por trazer o reconhecimento dos danos da corrupção neste país. Oramos para que a campanha EXPOSED: Shining a light on corruption (EXPOSTO: Fazendo brilhar uma luz sobre a corrupção) apoie o compromisso deste governo para lidar com a corrupção. Obrigado pelos sinais de mudança que temos visto ao longo dos últimos anos e oramos para que a Vossa presença oriente a liderança.

Economia: A economia continuou a crescer ao longo dos últimos anos, valendo-se de um foco misto – agrícola e industrial – e de uma renda significativa da vasta população filipina que trabalha fora do país e manda recursos de volta para ele. O número de desastres naturais impede o crescimento e a recuperação pós-guerra civil ainda está em andamento.

Senhor, nós Vos agradecemos pelo crescimento econômico que observamos e oramos pela melhora dos sistemas de governança e o desenvolvimento de uma boa infraestrutura para ajudar as empresas a se desenvolverem. Oramos, em particular, pelas empresas de construção civil, que precisam construir com integridade para que as pessoas sejam protegidas contra os adversos sistemas climáticos.

Sociedade: A população das Filipinas é uma das que estão em mais rápido crescimento na Ásia, com cerca de 105 milhões de pessoas na última estimativa. Mais de 50% dessa população vive em cidades. O principal grupo de pessoas são filipinos malaio-indonésios, que compreendem cerca de 11 grandes grupos. Existem ainda grupos tribais com menos de 132 pessoas.

As Filipinas têm uma alta taxa de alfabetização (93% de sua população).

Senhor, oramos pela paz em Mindanao, onde a população muçulmana se sente marginalizada e ressentida. Oramos para que o seu povo reflita o amor e o cuidado de Deus pelo povo da região.

: Há liberdade de religião nas Filipinas, onde a Igreja Católica compreende pouco mais de 80% da população. A população muçulmana constitui 5% e os evangélicos em torno de 3%. Houve uma mobilização significativa das missões, com mais de 3000 trabalhadores de diversas culturas enviados para outros lugares. O PCEC (Conselho Filipino de Igrejas Evangélicas) proporcionou um grande impacto para o desenvolvimento de uma plataforma comum para que missões, igrejas e organizações cristãs se reúnam juntas.

Senhor, obrigado pelo crescimento da Igreja nas Filipinas. Buscamo-Vos para aumentar a união e para que, com isso, possa haver apoio a uma resposta mais integrada à missão. Oramos por um importante diálogo e um grande impacto pelo trabalho realizado em toda as Filipinas.

Rede Miqueias nas Filipinas

Existem 16 membros nas Filipinas (13 organizações e 3 indivíduos). As organizações são:
• Ahon Sa Kalye Ministries Inc (Ministérios Ahon Sa Kalye, Inc.);
• Al-Hayat Foundation (Fundação Al-Hayat);
• Alliance of Christian Development Services – ACDA (Aliança das Agências de Desenvolvimento Cristão);
• Center for Community Transformation – CCT (Centro de Transformação Comunitária);
• Ethnos International Development Center (Centro Internacional de Desenvolvimento Ethnos);
• Institute for Studies in Asian Church & Culture – ISACC (Instituto de Estudos sobre a Igreja e a Cultura da Ásia);
• Mission Ministries Philippines – MMP (Ministérios de Missão nas Filipinas);
• Penuel School of Theology (Escola de Teologia Penuel);
• Philippine Network of Urban and Street Ministries Inc (Rede Filipina de Ministérios Urbanos e de Rua, Inc.);
• Philrads (Disaster Response – PCEC) (Philrads (Resposta a Desastres));
• Samaritana Transformation Ministries (Ministérios de Transformação Samaritana);
• Servants to Asia's Urban Poor (Manila) (Servos dos Pobres Urbanos da Ásia (Manila));
• Share An Opportunity – SAO (Compartilhar Uma Oportunidade).

O Presidente da Rede Miqueias é o Dr. Melba Maggay, que é o diretor de ISACC.

O Desafio Miqueias tem uma coordenadora nacional patrocinada pela PCEC: Joy Eva Famador.

Solidarity in Disaster Management Consultation (Consultoria sobre a Solidariedade na Gestão de Desastres): de 16 a 20 de setembro de 2013. PCEC, em cooperação com a Rede Miqueias, Wheaton College HDI, Integral Alliance (Aliança Integral) e WEA vão facilitar uma Consultoria Regional. Essa consultoria vai estudar como podemos promover a redução do risco de desastres e o envolvimento da igreja em desastres por toda a Ásia.

Senhor, nós oramos por todos os nossos membros nas Filipinas, para que eles se sintam estimulados e inspirados enquanto procuram responder às necessidades de todos naquele país. Oramos pelo impacto e pela união deles.

Oramos, em particular, pela nossa Presidente, Dra. Melba Maggay. Que ela tenha sabedoria e discernimento para apoiar a promoção da missão integral no mundo e, em particular, nas Filipinas. Obrigado pelo vosso contínuo compromisso e apoio à Rede Miqueias.

Oramos pela nossa próxima consultoria, para que Vós cubrais esse tempo que passaremos juntos com a Vossa presença e orientação. Oramos para que os participantes sejam capazes de multiplicar a sua aprendizagem em seus respectivos países e áreas de trabalho. Pedimos Vosso aprovisionamento para esse encontro e Vos agradecemos pela cooperação das várias organizações que ajudam a oferecer, juntas, esta consultoria. Em particular, oramos pela PCEC por nos acolher durante este encontro.

Missão Integral
Deem graças a Deus pelo número crescente de cristãos dedicados nas Filipinas, os quais têm funções de liderança dentro do governo e estão a influenciar uma boa governança.

Orem para que a campanha Desafio Miqueias nas Filipinas impulsione muitas igrejas à medida que elas procuram fazer o seu governo prestar contas das promessas feitas quanto aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Sumário dos Pontos de Oração

A Al-Hayat Foundation, membro da Rede Miqueias nas Filipinas, enviou-nos os seguintes pedidos de oração:
a.  Sabedoria e força para que o pessoal e o conselho implementem os planos para a angariação de fundos para cobrir todos os seus projetos durante 2013-2014;
b.  Paz e segurança na cidade de Cotabato, onde se baseia o trabalho deles. As tensões têm sido elevadas ao longo do último mês e bombardeios na cidade mataram oito pessoas;
c.  Sabedoria e discernimento para todos os envolvidos nas negociações para a paz nesta região, onde a tensão permanece alta.

Combate no leste da República Democrática do Congo: Albert Baliesima nos pediu para ficar ao lado de todos aqueles que são afetados pelos combates que eclodiram na Região de Kamango. Milhares de refugiados escaparam para as vizinhas Uganda e Ruanda.
a.  Orem por todos que buscam negociar com as facções em conflito;
b.  Orem por Albert enquanto ele procura ajudar os povos afetados pelo conflito – que ele e sua família sejam protegidos;
c.  Orem por aqueles que fugiram de suas casas – que a ajuda chegue a eles e que eles reconheçam a mão de Deus sobre as suas vidas.
Senhor, solicitamos penhoradamente a Vossa misericórdia e intervenção nesta área.

Camboja: Chandara Ket, coordenador nacional da Rede Miqueias, enviou os seguintes pedidos de oração:
a.  Rei do Camboja: Que Norodom Sihamoni sinta conforto em seu coração, após a recente perda de seu pai. Orem para que ele siga em frente com orientação e proteção ao povo cambojano;
b.  Norodom Monineath, mãe do rei cambojano: que ela tenha muita força e saúde para incentivar o povo cambojano a alcançar maior união;
c.  Orem por todas as partes envolvidas nas recentes eleições (final de julho de 2013) – para que Deus cubra o líder com a Sua mão. Os resultados estão sendo contestados;
d. Orem por maior união dos cristãos e por um serviço de amor cada vez maior às pessoas ao redor deles;
e.  Orem pela Conversação sobre a Missão Integral da Rede Miqueias a respeito da Violência Doméstica, que será realizada nos dias 24 e 25 de outubro de 2013.

Eventos da Rede Miqueias: por favor, orem conosco pelos nossos próximos encontros:
a.  Solidarity in Disaster Management Consultation (Consultoria sobre a Solidariedade na Gestão de Desastres): de 16 a 20 de setembro de 2013;
b.  Integral Mission Conversation (Consultoria sobre a Missão Integral): de 4 a 8 de novembro de 2013: Mumbai, Índia;
c.  Integral Mission Conversation (Conversação sobre a Missão Integral): de 11 a 13 de novembro de 2013: Lahore, Paquistão.

Deem graças a Deus pelos surpreendentes e inspiradores encontros que acabamos de facilitar em Gana, na Costa do Marfim e em Mianmar. Orem para que o encontro que compartilhamos em Honduras cause impacto.