Olá,

A COP-28 está começando nesta quinta-feira, em Dubai. Mais uma chance para que o mundo - cada vez mais ferido por conflitos e eventos climáticos extremos - reafirme e faça valer o compromisso multilateral e urgente de encontrar soluções para o aquecimento global. Aqui no The Conversation Brasil, iniciamos hoje também uma série de publicações de textos inéditos e exclusivos com a temática voltada para o clima em geral, e na Amazônia em particular.

Em destaque, no artigo de Natalie Unterstell, do Instituto Talanoa, uma análise do quadro cada dia mais crítico da batalha contra o aquecimento global, e quais as chances de a atual reunião em Dubai trazer elementos novos para evoluir os compromissos assumidos pelos países.

Da Amazônia, o professor Wilson Sabino, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), traz relatos marcantes de ribeirinhos da Região do Rio Tapajós, que ilustram a gravidade dos impactos trazidos pela seca sem precedentes na região.

E o biólogo Vanderley Bastos, da Universidade Federal de Rondônia, mostra os resultados dos estudos feitos com uma planta amazônica que poderá servir como substituto não poluente do mercúrio nos garimpos da região.

De hoje até o fim da COP-28, dia 7 de dezembro, publicaremos artigos focados nas mudanças climáticas e na proposta de soluções para o problema. Fique de olho no nosso site e nas nossas redes sociais. Boa leitura!

Daniel Stycer

Editor-chefe

Balanço de como o mundo está avançando nos objetivos do Acordo de Paris estará no cerne das discussões da COP, que também devem abordar responsabilização, mecanismos de financiamento e transição energética. AP Photo/Rafiq Maqbool, File

COP-28: nova oportunidade para o mundo reafirmar compromisso real com luta contra mudanças climáticas

Natalie Unterstell, Instituto Talanoa

Balanço de como o mundo está avançando nos objetivos do Acordo de Paris estará no cerne das discussões, que também devem abordar responsabilização, mecanismos de financiamento e transição energética

Ambiente

Comunidades ribeirinhas do Rio Tapajós enfrentam a pior seca de que se lembram os anciãos locais

Wilson Sabino, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Seca incomum e queimadas são responsáveis por fome e doenças nas comunidades ribeirinhas e morte de animais e plantas

Planta da Amazônia pode ser alternativa ao uso do mercúrio no garimpo de ouro

Wanderley Bastos, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Conhecimentos tradicionais de garimpeiros artesanais inspiraram a criação de um projeto que pode reduzir contaminação de rios por metais pesados.

Pedras nos ouvidos dos peixes marcam o tempo como anéis de árvores. E agora nos ensinam sobre mudanças climáticas

Clive Trueman, University of Southampton

Nova técnica para decodificar os produtos químicos nas pedras nas orelhas dos peixes medem a quantidade de energia que eles usaram quando vivos

Aquecimento dos mares pode estar provocando deslocamentos em massa de espécies tropicais em direção aos polos

Karolina Zarzyczny, University of Southampton

Novo estudo mostra que a vida marinha global está em movimento, com consequências significativas para todo o ecossistema.

Outros destaques