Olá,

Na nossa primeira newsletter de 2024, queremos destacar um balanço do ano que passou, mas também as perspectivas do que se inicia.

Antes de mais nada, olhamos para trás e constatamos com orgulho que, nos seus quatro primeiros meses de vida, o The Conversation Brasil já publicou mais de 200 artigos. Que foram lidos por 350 mil leitores, tanto no nosso site quanto por meio das parcerias que fizemos com grandes portais brasileiros. E quase metade desse material que une ciência de qualidade com jornalismo responsável foi produzido por pesquisadores nacionais.

Olhamos para o ano que passou para lembrar que a imagem do Brasil na mídia internacional melhorou consideravelmente em 2023, segundo artigo de Daniel Buarque, da USP. Que os três meses de guerra entre Israel e Hamas seguem confundindo o mundo a respeito de quem, afinal, está ganhando o conflito no Oriente Médio, no artigo de Ian Parmeter, da Universidade Nacional da Austrália. E que o primeiro aniversário do fatídico 8 de janeiro ainda guarda muitos mistérios a respeito dos verdadeiros articuladores do acontecimento mais grave da história política recente do Brasil - no texto de Jefferson Barbosa, da Unesp.

Olhamos também para a frente, para as mudanças que contribuem para um mundo melhor. Como a que se evidencia no artigo de Lorena Cruz Esteves, da Universidade Federal do Pará, sobre como as mulheres indígenas brasileiras estão se apropriando das redes sociais e das tecnologias digitais para, com inteligência e sensibilidade, defender seu povo. Ou ainda nas previsões de Dawisson Belém Lopes, da UFMG, para os possíveis desdobramentos da geopolítica internacional para 2024.

Boa leitura! E bom 2024!

Daniel Stycer

Editor-chefe

Mulheres da nação Paresi usando seus celulares durante um evento em Palmas, no Tocantins: Instagram e YouTube registram número cada vez maior de contas de indígenas mobilizadas em denunciar crimes ambientais, preservar suas culturas e defender direitos civis. AP Photos/Eraldo Peres

Redes sociais e tecnologia digital impulsionam ativismo de mulheres indígenas na defesa dos povos originários

Lorena Cruz Esteves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Desde a pandemia, as redes sociais tornaram-se ferramentas poderosas nas lutas pelos direitos dos indígenas no Brasil - especialmente entre as mulheres.

8 de janeiro: um ano depois, uma análise do fato mais grave da história política recente do Brasil

Jefferson Barbosa, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Cientista político avalia os impactos dos atos de violência na Praça dos Três Poderes sobre o futuro político do Brasil e da América Latina.

Imagem do Brasil na imprensa estrangeira melhorou em 2023

Daniel Buarque, Universidade de São Paulo (USP)

Levantamento foi feito com base em 3.021 reportagens em sete veículos estrangeiros.

O mundo em 2024: análises e predições políticas dos cenários possíveis para o ano que começa

Dawisson Belém Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Acirramento de tensões e guerras, eleições norte-americanas, avanço da extrema direita, rearranjos geopolíticos e maior participação brasileira no cenário internacional: o que nos aguarda em 2024

Após três meses de devastação na guerra entre Israel e Hamas, alguém está “ganhando”?

Ian Parmeter, Australian National University

Israel obteve sucesso limitado em seus principais objetivos de guerra, enquanto o Hamas pode reivindicar uma vitória parcial porque ainda está de pé. Mas conflito pode caminhar para um impasse.

Outros destaques