Olá,

Pouco a pouco, a diplomacia brasileira volta a ter a relevância internacional a que estava acostumada. A parte mais visível dessa mudança está na foto aí abaixo, que mostra o presidente Lula discursando para um plenário lotado e atento - ainda que esvaziado das maiores lideranças mundiais - na abertura da Assembléia Geral da ONU, semana passada em Nova York.

Nos bastidores, porém, o trabalho é intenso para manter a independência comercial da América Latina - Brasil à frente - sem precisar tomar partido na disputa global de poder entre a China e os Estados Unidos. Lula também criticou a crise de relevância porque passa a ONU atualmente.

À luz do discurso do presidente, os cientistas políticos Monica Herz, da PUC-Rio, e Giancarlo Summa, ex-diretor do Centro de Informações da ONU no Brasil, escreveram para o TC Brasil um artigo que traz uma visão aprofundada desse momento desafiador na Organização das Nações Unidas. Um assunto de interesse tão abragente que o artigo está publicado também na edição global do The Conversation, e irá ao ar ainda nas edições dos Estados Unidos e da Espanha.

Essa semana também damos destaque a outra unanimidade em crise: a própria Ciência que nos guia. Em seu artigo de estreia para o TC Brasil, a microbiologista Natalia Pasternak avalia o que deve ser feito para estancar a crise de credibilidade por que o ensino científico passa no Brasil e no mundo.

Um solução que passa, necessariamente, pelo estímulo ao pensamento crítico, para permitir que as pessoas aprendam a tirar conclusões por conta própria, baseadas em informações embasadas e com credibilidade.

Pensamento e consciência estão também em outros três artigos que destacamos essa semana. Consciência ecológica, para entender como o plástico está sufocando os oceanos e a nossa saúde, e quais são as saídas para evitar esse processo. E a consciência humana em si, no artigo que relata a disputa entre pesquisadores em torno das diferentes teorias que procuram explicar o seu funcionamento.

Definitivamente, muito food for thought para a semana. Boa leitura!

Daniel Stycer

Editor-Chefe

Lula na Assembleia Geral da ONU na semana passada: desafio para o Brasil é manter independência política sem tomar partido na disputa pela nova hegemonia global travada entre China e Estados Unidos. Mary Altaffer/AP

Análise: A crise da ONU e do sistema multilateral; Brasil não deve tomar partido na disputa entre EUA e China

Monica Herz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Giancarlo Summa, École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS)

A guerra na Ucrânia é sintoma e causa de uma crise de paralisia do sistema internacional. Para os autores, cabe ao Brasil e ao Sul Global se empenharem para reformar o sistema multilateral.

Análise: Resposta para crise de confiança da população na ciência passa pelo ensino do pensamento crítico

Natalia Pasternak, Columbia University

Não basta restabelecer confiança da população na ciência para vencer a desinformação. É urgente criar sistemas eficazes para ensinar crianças e jovens a pensar de forma racional e crítica

Como funciona a consciência? Pesquisadores discutem quais teorias sobre o tema são realmente científicas

Tim Bayne, Monash University

Grandes nomes da pesquisa sobre a consciência assinaram uma carta aberta chamando a “teoria da informação integrada” de pseudociência, o que provocou alvoroço.