Contents

Importunação

Disse-lhes ainda Jesus: “Qual dentre vós, tendo um amigo, e este for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães,  pois um meu amigo, chegando de viagem, procurou-me, e eu nada tenho que lhe oferecer.’ E o outro lhe responda lá de dentro, dizendo: ‘Não me importunes; a porta já está fechada, e os meus filhos comigo também já estão deitados. Não posso levantar-me para tos dar;’ digo-vos que, se não se levantar para dar-lhos por ser seu amigo, todavia, o fará por causa da importunação e lhe dará tudo o de que tiver necessidade.
“Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir [pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir] um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra?  Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem!"
(Lucas 11:5-13 )

Aqui, encontramos Jesus respondendo ainda a pergunta feita por seus discípulos – "Senhor, ensina-nos a orar". Em Lucas 11:2-5 vemos a resposta de Jesus, que mostra o exemplo do conteúdo da nossa oração. Ele prossegue com Lucas 11:5-13 delineando a importância da nossa atitude em oração, destacando o seguinte:

1) Importunação: precisamos ser ousados e persistentes em nossa oração;

2)  O desejo do coração de Deus é responder e atender a nossa oração – como Pai, ele deseja nos dar o que é bom e certo;

3)   Precisamos orar esperando e acreditando que ela será atendida – Deus nos assegura de que Ele ouve e responde.

Senhor, obrigado pelo exemplo do amigo persistente – ensinai-nos a orar assim, a Vos buscar para as intervenções que precisamos que façais em nossas vidas e em nosso mundo quebrantado e dorido.

A Missão Integral e a Oração

À medida que exploramos todas as dicotomias que se formaram em nossas vidas, uma das mais significativas é a separação entre o espiritual e o material. Vemos prova disso quando consideramos a oração. Na sua definição mais simplista, orar quer dizer "falar com Deus".

I Tessalonicenses 5:16-18 nos diz: Alegrai-vos sempre, orai continuamente, dai graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. No entanto, temos tendência a compartimentar a oração e torná-la um evento religioso especial que implica a utilização de linguagem religiosa, as posturas religiosas e horários específicos. Torna-se, assim, uma atividade religiosa, em vez de uma comunicação com Deus natural, a cada momento e contínua.

Relacionamento com Deus
Um desejo primordial de Deus é ter um relacionamento conosco. Relacionamentos envolvem tudo sobre comunicação – comunicação que envolve mutuamente, que influencia mutuamente, que impressiona mutuamente.
Deus quis fazer parceria conosco em Seu mundo e a oração é uma atividade essencial do Reino, a qual invoca Deus em todas as situações. Orar é vital.

Tiago 5:16 nos diz que a oração de um justo é poderosa e eficiente.

Senhor, que aprendamos a falar Convosco durante todo o dia, a Vos incluir em todas as situações que encontrarmos, tirando tempo especial para levantar a Vós as nossas mãos e vozes sobre as questões de grave preocupação que vemos ocorrer em nosso mundo. Que a nossa oração se torne como o inspirar e expirar. Obrigado, Senhor, por enviar o Vosso Espírito para nos guiar neste empenho.

Ucrânia

Olga Oleinik, (de quem muitos dos senhores podem se lembrar, da nossa Consultoria Global em Tune (setembro de 2012) e que traduzia para nós do Inglês para o Russo), vive na Ucrânia. Ela pediu que fiquemos com ela e a Ucrânia durante este tempo muito instável. Para acompanhar os desenvolvimentos, os senhores podem acessar o blog de notícias ao vivo aqu

Senhor, levantamos a Vós a situação de crise na Ucrânia e pedimos que tragais paz e segurança às pessoas.

Oramos pela Olga, para que ela e sua família saibam da Vossa presença e Vossa orientação neste momento.

Pedimos que levantais pessoas de sabedoria para tratar desta situação e que os atuais líderes ajam com verdadeiro interesse pelo país deles e tomem as decisões que são necessárias para trazer uma administração honesta, a justiça e a estabilidade econômica.

CAR (República Centro-Africana) (RCA ou RAC, em português)

A guerra civil que devasta a RAC (ou RCA) há alguns meses revela histórias de ações desumanas por todas as partes envolvidas. Essas atrocidades estão diante do Senhor – e clamamos a Ele para que a Sua mão intervenha e acabe com essa violência. Estamos consternados com o fato de que usam uma justificação religiosa para a violência e pedimos a Deus que se manifeste nessa situação, levantando a igreja para demonstrar os valores do Seu Reino.

Senhor, oramos para que, em Vossa misericórdia, tragais a paz.

Sudão do Sul

A súbita erupção de violência étnica no Sudão do Sul é chocante e alarmante para todos. Ela levanta a importância de curar feridas étnicas e do papel da igreja na reconciliação – e por isto oramos agora. Senhor, que as facções beligerantes atendam ao apelo para um cessar-fogo. Derramai o Vosso Espírito sobre a terra e restaure a paz e a segurança.

Oramos, em particular, por todos aqueles que perderam entes queridos, que foram deslocados. Senhor, provede para cada família, oramos.

Revelai a verdade desta situação e fazei com que os responsáveis por ela prestem conta de suas ações, oramos.

Síria

Já demorou demais, já foi demasiado e devastador demais, Senhor. Oramos com importunação pela Síria. Senhor, oramos para que tragais esta guerra ao fim. Mostrai um caminho para aqueles que discutem a Síria na ONU.

Oramos por cada família que sofre – que sejais o bálsamo de cura para elas.

Oramos pelo acesso aos cuidados médicos a alimentos e a água potável, a abrigo e a segurança.
Oramos por todas as organizações e seus respectivos funcionários que buscam oferecer ajuda e serviços para todos os que são afetados. Senhor, mostrai-lhes um caminho.

Rede Miqueias 2014

Por favor, orem para este ano à medida que planejamos e desenvolvemos nossas atividades com os membros. Que cada encontro, cada oportunidade que temos para compartilhar uns com os outros, dê frutos que transformarão todas as nossas vidas e, especialmente, a vida das comunidades que servimos.

Orem por sabedoria à medida que procuramos o caminho a seguir – a próxima reunião anual do nosso Conselho Administrativo será de 7 a 9 de abril de 2014. Por favor, orem por todos os membros do Conselho, para que em oração eles busquem participar na responsabilidade de governança e liderança.

Orem por nossa equipe, quando damos as boas vindas a uma nova coordenadora global a partir de 1º de março – Jenny Vaccari.

Orem pelos recursos necessários para apoiar cada conversação nacional, cada consultoria regional.

Orem para que a Rede Miqueias continue a ser uma catalisadora para a transformação.