Olá,

Neste fim-de-semana, nossos vizinhos argentinos voltarão às ruas em segundo turno para eleger novo presidente e selar um futuro que pode ser muito mais relevante que os meros próximos quatro anos. Numa eleição altamente polarizada, antagonizam-se a continuidade de uma política de centro-esquerda que defende a manutenção de conquistas sociais históricas mas patina cronicamente na economia, e uma plataforma radicalmente liberal, com propostas que podem jogar o país num novo período de incertezas democráticas.

Para analisar o cenário complexo, The Conversation Brasil convidou os professores Ramon Garcia Fernandes, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Thiago Rodrigues, doutor em Relações Internacionais pela PUC/SP, para compartilharem com você, caro leitor, as nuances históricas e conjunturais deste delicado ecossistema político, econômico e social que vive dias conturbados no sul do Cone Sul.

Nossas páginas essa semana também trazem novos artigos sobre a gravíssima crise hídrica na Amazônia. Entre eles uma comprovação da vulnerabilidade cada vez maior da Amazônia ao fenômeno El Niño. E também duas novidades auspiciosas: a história da fibra do semi-árido brasileiro que está prestes a se tornar alternativa altamente eficiente e barata para limpar vazamentos de petróleo no mar; e a descoberta, pela equipe do geógrafo Vinícius Peripato, do Inpe, de 24 novos sítios arqueológicos pré-colombianos na Amazônia (mais uma prova da necessidade absoluta de se estancar o processo de degradação por que vive a região).

Não deixe de ler também o artigo sobre a música como instrumento de cura. Vale a pena conhecer. Tudo isso e muito mais, no The Conversation Brasil essa semana.

Boa leitura!

Daniel Stycer

Editor-chefe

Sucessão na Argentina

Crise econômica e fenômeno eleitoral imprevisível fazem desta eleição a mais importante dos últimos 40 anos na Argentina

Ramon Garcia Fernandez, Universidade Federal do ABC (UFABC)

O caráter explosivo e as promessas disruptivas de Javier Milei contrastam com a moderação de centro-esquerda de Sergio Massa na disputa pela presidência de um país em profunda crise econômica.

Eleições na Argentina: Javier Milei e a “utopia neorreacionária” da ultradireita latino-americana

Thiago Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fenômeno eleitoral na Argentina reflete mobilização política causada pelo descontentamento dos “esquecidos pela globalização”, fenômeno que se espalha pela América Latina e pelo mundo

Ambiente

Mudança do clima e a vulnerabilidade da Amazônia ao El Niño

Lincoln Muniz Alves, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

É prematuro dizer que atual seca extrema é devido às mudanças climáticas, mas o aumento da frequência e intensidade destes eventos é uma ameaça que não podemos ignorar

Cada vez menos insetos estão atingindo o para-brisa do seu carro. Entenda por quê

Saioa Legarrea Imizcoz, Universidad de La Rioja; María Ángeles Marcos García, Universidad de Alicante

As contagens de insetos que atingem veículos em diferentes partes do mundo mostram uma redução de pelo menos 64% nas últimas décadas. Estamos indo mais rápido ou simplesmente há muito menos deles?

Outros destaques